segunda-feira, 4 de junho de 2012

Gymboree, Play and Learn, vem ao Jardim de Infância do Centro Escolar de São Francisco




Gymboree, Play and Learn, vem ao Jardim de Infância do Centro Escolar de São Francisco dia 8 de Junho (quarta-feira).

A atividade é dinamizada pela APEESF e oferecida pelo Gymboree cujas instalações são mesmo em frente ao Centro Escolar.

O Gymboree Play and Music promove a confiança e a criatividade nas crianças dos  0 aos 6 anos, enquanto brincam.
Para além das aulas que as crianças podem frequentar nos nossos centros, com os pais, podem também usufruir dos beneficios das nossas aulas de desenvolvimento infantil em contexto escolar, junto de outras pessoas de referência, como os seus pares, educadoras e auxiliares.

Na sua aula mais popular, a aula de Play and  Learn, é estimulado o desenvolvimento global da criança através de brincadeiras sofisticadas e com um propósito, onde se inclui entre outras atividades, a psicomotricidade.

De acordo com o tema proposto, que varia quinzenalmente, a criança explora diferentes materiais, como pontes, túneis, rampas, bolas ou lenços, com o objetivo de estimular o seu desenvolvimento motor, cognitivo e socio-emocional.

Nesta aula todas as atividades são adaptadas às idades das crianças sendo promovida a curiosidade, a auto confiança, a intencionalidade entre outras competências, através da combinação de atividades de brincadeira, com uma abordagem à aprendizagem multi-sensorial, de uma forma divertida.

Na sessão de quarta-feira o Gymboree, Play and Learn, irá realizar uma aula genérica e divertida de estimulação das crianças.



Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estudo. Professores são os que mais peso têm no sucesso escolar | iOnline

Estudo. Professores são os que mais peso têm no sucesso escolar | iOnline

Viagem de finalistas da sala 1 do pré-escolar


Algumas crianças finalistas do pré-escolar do Centro Escolar de São Francisco foram passar um fim-de-semana divertido com orientação da educadora da sala 1, Teresa Rodrigues e pela auxiliar Dora
A ideia é da Educadora Teresa, que assim promove como vem sendo já uma tradição, uma atividade vivida intensamente pelas crianças, pelas orientadoras e pelos Pais que ficaram, alguns pela primeira vez, longe dos seus filhos, incentivando assim a autonomia das crianças e a mentalização dos pais de que algo está para mudar…


De referir, e a avaliar pelas caritas “larocas”, que foi só brincadeira e muita cumplicidade o fim-de-semana todo.

Um fim-de-semana cheio de atividade e adrenalina para as nossas crianças que foi composto por:
- Caça noturna aos animais;
- Caça ao tesouro;
- Passeios de pónei;
- Visita aos animais da quinta (corsas, gansos, porcos, carneiros, ovelhas, etc…)
- Piscina;
- Atividades mais radicais (slide, escalada, trampolim, etc…)
- Discoteca;
- Muita ginástica, correria e muito, muito divertimento….

Na despedida as crianças, a Teresa e a Dora e os Pais tiveram direito a uma atividade em conjunto com coreografia e tudo. Mais um momento de puro divertimento!


Um obrigado à Quinta da Broeira-My Camp e ao Samuel pelo profissionalismo e pela paciência.
Um grande bem-haja à Teresa e à Dora pela iniciativa e o desejo de que nunca desistam de fazer aquilo que gostam!



Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

CONVITE


ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE S.FRANCISCO (APEESF)

CONVITE

A APEESF vem por este meio convidar os pais, respectivos educandos e pessoal docente e não docente, a participar num PIQUENIQUE CONVIVIO, a realizar-se noSitio das Hortas (Alcochete), no próximo dia 16 de Junho de 2012, pelas 12horas. Para tal basta trazer a sua merenda, (não é necessário trazer bebidas), e boa disposição, para um dia que se pretende ser bem passado.

Gostaríamos de conhecer a vossa disponibilidade para participar neste evento.



Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Visita ao Estádio de Alvalade

Visita das crianças de São Francisco a convite da Fundação Sporting, ao jogo Sporting clube de Portugal vs Sporting Clube de Braga que terminou com a vitória de 3-2 para o clube do Leão.












VIDEO

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Video do Hino do Centro Escolar de São Francisco

CLICAR - Entrada da Banda

CLICAR - Video Versão Pequena

CLICAR - Video Versão Completa


Sombreados pela Ponte

Sombreados pela ponte,
As malhadas e as fazendas.
Trazem à memória as tradições,
Dos camponeses de São Francisco.

Bem-vindos pelos avós à chegada,
Aqueles que novas trazem.
Damos e recebemos no convento,
As tradições que não perdemos.

A olhar p’ró futuro, nós queremos viver,
E ver a escola crescer.
Somos ensinados, saber pensar,
P’rás gerações aprenderem.


Letra: Sara Laureano
Rui Massa
           
Música: Sara Laureano
               Jorge Ramalho

Clicar - Fotos


Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

terça-feira, 1 de maio de 2012

Concerto "O Pedro e o Lobo"



É com o maior prazer que anunciamos que no dia 17 de Maio, o CRAM irá efectuar 2 sessões para as nossas crianças do Centro Escolar de São Francisco.

Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objectivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato [ou pata, em algumas versões], o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente. 

Pedro é um garoto que vive com o seu avô no campo russo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, o pato aproveita a oportunidade para ir nadar à lagoa. Começa a discutir com um pequeno pássaro (“Que tipo de pássaro é você, se você não pode voar?” - “Que tipo de pássaro é você, se você não pode nadar?”). O gato de Pedro aparece de repente e o pássaro (advertido por Pedro) voa para uma árvore alta.
O avô rabugento de Pedro tra-lo de volta para o jardim e fecha a porta no caso de algum lobo vir. Pouco depois “um grande, lobo cinzento” sai do bosque. O gato sobe pela árvore, mas o pato, que saiu da lagoa, é engolido pelo lobo.
Pedro vai buscar uma corda e passa por cima da parede do jardim para à árvore. Pede ao pássaro que voe em torno da cabeça do lobo, enquanto ele baixa uma corda para prender o lobo pela cauda.
Os caçadores saem dos bosques e disparam no lobo, mas Pedro pára-os. Todos levam o lobo ao jardim zoológico em uma procissão triunfante. No fim pode-se ouvir o pato dizer "quack" no estômago do lobo, “porque o lobo tinha-o engolido vivo.

O Conservatório Regional de Artes do Montijo como escola de ensino especializado de música propõe-se formar músicos, criadores, professores mas também ouvintes. Na verdade, o ensino artístico não só promove a aquisição de competências nos domínios da execução artística especializada a nível vocacional como também ajuda a formar pessoas, desenvolvendo aprofundadamente o seu sentido estético e capacidade crítica.
Com base na observação e análise do crescimento populacional deste concelho, e tendo em vista vários factores de desenvolvimento que se avizinham, criámos uma Escola regional de Artes que ofereça formação nos cursos de iniciação (1º ciclo), 2ºciclo e 3ºciclo (básico), nos regimes articulado e supletivo e, também cursos livres, detentora de paralelismo pedagógico e dotada de corpo docente altamente qualificado
O objectivo da abertura desta Escola visa suprir a insuficiente oferta de quantidade e de qualidade de ensino nesta área face à necessidade do número populacional deste concelho, oferecendo ainda a possibilidade de frequência do regime articulado (auto financiado).
Gostaria de agradecer ao CRAM pela disponibilidade no evento, e contamos com este parceiro para no próximo ano apresentarmos um projecto de excelência para as nossas crianças.
Sinceros Cumprimentos

Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Veríssimo Lopes Rubio