A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Jardim de Infância e Escola do 1º Ciclo de São Francisco, Alcochete – A.P.E.E.S.F.; pretende ser uma Associação atenta aos problemas, activa e actuante no que for necessário, actuando junto dos Órgãos de Gestão da Escola e instituições com responsabilidades no tema, tendo sempre como objectivo principal, tornar a vida quotidiana dos nossos Educandos, no espaço escolar, mais fácil e agradável.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Finalmente Contactos
Centro Escolar de São Francisco
Informação – Contactos
telefone do
CESF
212324210 |
telefone do
CAF
212324216
|
tlm da
Coordenação
915675163
|
Tlm do CAF
910786537
|
email de
coordenação
|
|
domingo, 9 de dezembro de 2012
Visita á Sala
No dia 27
de novembro veio à nossa sala a doutora Sara Chalante, bióloga marinha do Aquário
Vasco da Gama.
A Doutora
Sara foi convidada pelo pai do Tomás Margalho e foi muito simpática e amiga.
Nós
fizemos muitas perguntas sobre tartarugas e animais marinhos e a doutora
respondeu a tudo. Sobre as lontras a doutora disse que nunca tinham tratado
delas, mas que já tinham estado no Aquário.
Explicou
também que muitas vezes para tratarem das tartarugas tinham que as enganar.
Elas às vezes cospem os comprimidos e então os doutores põem numa colher com camarão
um comprimido no meio e assim elas comem tudo.
Gostamos
muito que a doutora estivesse na nossa sala.
Os meninos da sala 2 do CESF
No âmbito
do projecto desenvolvido ente as crianças da sala 2 do CESF e seus encarregados
de educação acerca dos hábitos das tartarugas, contactamos o Aquário Vasco da
Gama no sentido de algum técnico se poder deslocar à nossa sala no sentido de
aprofundarmos os nossos conhecimentos acerca das mesmas. O projecto foi vivido
com muita intensidade e interesse tanto por parte das crianças como dos seus
pais e a vinda do técnico seria o culminar de todo o trabalho realizado.
O
objectivo foi alcançado mas, foi conseguido pelas diligências efectuadas pelo
senhor Helder Margalho, encarregado de educação de uma criança da sala para o
qual expresso os meus agradecimentos publicamente, pois sem ele não teríamos
conseguido.
No fundo
este foi todo ele um projecto de parceria, que teve como objectivos
proporcionar o conhecimento e incutir nas nossas crianças a motivação na
descoberta sobre o mundo que as rodeia.
A Educadora
Helena Costa
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Se és CONTRA bullying, partilha esta mensagem
Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasga-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasga-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto
quanto possível.
...
A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las.
“É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”, afirmou a professora. Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Idosos com 80 anos ainda conseguem lembrar-se com mágoa quanto foram gozados na escola primária e/ou secundária.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.
Se és CONTRA bullying, partilha esta mensagem e manda para todos os teus amigos e todas as crianças.
O bullying estraga mais do que nós podemos imaginar!!!
...
A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las.
“É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”, afirmou a professora. Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Idosos com 80 anos ainda conseguem lembrar-se com mágoa quanto foram gozados na escola primária e/ou secundária.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.
Se és CONTRA bullying, partilha esta mensagem e manda para todos os teus amigos e todas as crianças.
O bullying estraga mais do que nós podemos imaginar!!!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Questões Pendentes
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 7 de Dezembro de 2012 00:13
Assunto: Fwd: Questões Pendentes
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
Cc: Agrupamento <vpaealcochete@gmail.com>, Rui Massa <coordenadoreb1sfrancisco@gmail.com>
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 7 de Dezembro de 2012 00:13
Assunto: Fwd: Questões Pendentes
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
Cc: Agrupamento <vpaealcochete@gmail.com>, Rui Massa <coordenadoreb1sfrancisco@gmail.com>
Exmo. Srº. Chefe de Divisão Sérgio Correia,
Continuamos sem respostas aos pontos indicados.
Igualmente gostaríamos de saber qual é o ponto de situação sobre a "plataforma" de pagamento do CAF e refeições?
Obrigado
Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração
O Vice Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 27 de Novembro de 2012 13:28
Assunto: Questões Pendentes
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
--
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 27 de Novembro de 2012 13:28
Assunto: Questões Pendentes
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
Exmo. Srº. Chefe de Divisão Sérgio Correia,
Gostaria de efectuar um pequeno ponto de situação relativamente a alguns temas pendentes:
- Qual é o ponto de situação sobre a questão da linha de telefone para o contacto directo com o CESF. Os timings que nos deram na nossa ultima reunião já foram largamente prescritos. Este ponto é de enorme preocupação para grande parte de pais e encarregados de educação.
- Relativamente aos equipamentos de suporte do refeitório (tabuleiros, talheres, cadeiras). Como se encontra o processo de aquisição dos mesmos?
- O problema da demasiada incidência de luz nas salas de aula, já tem solução ( falou-se em cortinas). Caso não tenham ainda definido uma solução, podemos intervir?
- Em que ponto se encontra o protocolo por vós sugerido para a questão das actividades?
- Sempre podemos contar com o município para questão de reforço de iluminação no campo desportivo, relativamente á actividade do futebol do CESF caso o Montepio autorize a intervenção?
- O suposto espaço das "hortas", não tendo utilidade para a actividade visada, presentemente é um espaço problemático. No inverno ( como atestam as fotografias enviadas por um pai) é um problema "liquido" para as crianças, pela retenção de aguas pluviais. No verão, pelo pó. Temos alternativa a esta situação?
- Quanto é estrutura de sombra que está localizada na escola antiga, sempre é possível deslocá-lo para o CESF para ganharmos um novo espaço de sombra?
PS: Continuamos sem perceber a razão do cancelamento do evento do passado dia 17?
Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração
O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco
Festa de Natal 2012 da Escola de Judo Nuno Delgado
Festa de Natal 2012 da Escola de Judo Nuno Delgado, irá realizar-se Sábado dia 08 de Dezembro 2012 pelas 10.00 horas, no Pavilhão nº1 do Estádio Universitário de Lisboa.
Foram convidados a participar os nossos alunos inscritos, bem como toda a comunidade e parceiros do Universo da Escola de Judo Nuno Delgado.
No final deste evento terá lugar o nosso Tsukinami Shiai (competição interna dos alunos da Escola de Judo Nuno Delgado), nos escalões de, iniciados, juvenis, cadetes, juniores e seniores)
Morada: Avenida Professor Egas Moniz, 1600 Lisboa (Pavilhão nº1 entrada em frente ao Hospital Santa Maria)
FESTA DO PIJAMA ESPECIAL DE NATAL
FESTA DO PIJAMA ESPECIAL DE NATAL
DIA 14 DE DEZEMBRO ÀS 20H00
TRAZ O TEU PIJAMA, A ESCOVA DE DENTES E A ALMOFADA E ESPERA PELA CHEGADA DO PAI NATAL COM MUITA ANIMAÇÃO ALEGRIA E DIVERTIMENTO!
Inscrições limitadas, reserve já
O jantar e os presentes são por nossa conta!Mais informações e reservas em abckids.atividades@gmail.com
tlm:.914808132
Subscrever:
Mensagens (Atom)
