terça-feira, 26 de abril de 2011

Carta enviada ao Vereador da Educação Paulo Alves Machado

Assunto
Organização do próximo Ano Lectivo – Identificação de problemas e eventual responsabilização


Exmº Senhor Vereador da Educação, Paulo Alves Machado;

A APEESF encontra-se preocupada com o facto de no próximo ano lectivo termos uma nova estrutura escolar sem ter efectivamente um retrato do que pode ser o tipo e qualidade de actividades inerentes às expectativas que essa realidade pode trazer ao seio do concelho e da freguesia.

A nossa Associação espera da comunidade educativa o máximo sucesso possivel – formar cidadãos portadores de competências essenciais e estruturantes abrangendo as mais variadas  vertentes do desenvolvimento humano.

Cumpre, por isso, à unidade orgânica, em negociação com os intervenientes neste processo, encorajar os educadores para uma intervenção de sucesso e perspectivar a optimização do acto educativo num caminho de mudança.

Face à população alvo, a escola deverá ser inclusiva, oferecendo uma multiplicidade de oportunidades, no sentido de se diversificar a oferta educativa e aproximá-la das expectativas da comunidade.

A articulação de saberes das diversas áreas lúdicas para a consecução de projectos, a aquisição de métodos de trabalho e de estudo, o desenvolvimento da consciência cívica e o domínio da língua materna são competências a desenvolver que contribuirão para a formação de cidadãos responsáveis, críticos, intervenientes e empenhados.

Para a consecução dos objectivos referenciados, exige-se a mobilização de toda a Comunidade Escolar, nela incluindo os Órgãos de Gestão, os Docentes, os Funcionários, os pais e Encarregados de Educação e a Comunidade.
  
Desse ponto de vista, a expectativa da Associação seria criar um prolongamento qualitativo dentro do recinto escolar que efectuasse a ponte com o normal período escolar, o que presentemente é representado pelas AEC e pelo CAF.

Ao longo do presente ano, identificamos alguns problemas e processos menos conseguidos com impacto na qualidade do bem-estar das crianças.
Como seria de esperar, na procura de elevar os padrões de qualidade desse bem-estar das mesmas, gostaríamos de lançar um desafio ao município no sentido de criar um espaço onde em conjunto com a A.P.E.E.S.F. , as crianças obtenham actividades que lhes proporcionem um incremento em outras áreas de conhecimento, que não incluídas no Curriculum Escolar:

  • Criar situações que proporcionem aos alunos experiências que favoreçam a
sua maturidade cívica e sócio-afectiva, criando neles atitudes e hábitos positivos de relação, cooperação e respeito pelo outro;

  • Proporcionar situações que conduzam os alunos a reflectir e questionar a sua actuação em determinado momento;
  •  Dinamizar actividades que permitam o desenvolvimento cultural dos alunos, 

    • Promover a colaboração com diferentes parceiros educativos, nomeadamente Associação de Pais, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições de Formação, Cultura e Apoio Social;

    • Apoiar e desenvolver projectos que promovam o conhecimento da realidade sócio-cultural nacional e internacional, dinamizando relações de parceria educativa.

    Humildemente, consideramos que no advento de uma estrutura nova, uma maior comunidade de pais e crianças, se possa juntar essas sinergias sob a égide da Câmara Municipal e servir o superior interesse das crianças e as aspirações dos pais quanto ao facto de as crianças estarem o mais possível felizes no seu espaço escolar e a evoluir num processo educativo que se pretende de qualidade.

    O número de pais poderá salvaguardar o sucesso financeiro da ideia (para CAF),, e a sua vontade em colaborar, poderá permitir a mudança no paradigma de projectos deste tipo, no que diz respeito a actividades como:
      


    Julgamos que seria útil igualmente no âmbito da A.P.E.E.S.F., promover um prémio por período escolar para todos os anos lectivos, no sentido de estimular o mérito escolar e o brio entre os alunos.

    Pensamos que esta visão que temos para o futuro escolar em São Francisco, poderia resultar num projecto distinto pela qualidade e riqueza que, a ser verdadeiramente ponderado, se poderia estender a todo Concelho.

    Nesse sentido,, gostaríamos de poder reunir junto do estimado vereador e poder debater em pormenor os pontos aqui referidos e outros de inegável interesse na área da educação em São Francisco.

    No que às AEC diz respeito, gostaríamos de perceber se há ou não compromisso para a sua continuidade no próximo Ano Lectivo.
      
                                        Agradecendo a atenção dispensada, esperamos a Vossa especial colaboração

    O Presidente da A.P.E.E.S.F.
    Orlando Rubio 

    Sem comentários:

    Enviar um comentário