No passado dia 21 de Julho pelas 10:30h na escola sede do Agrupamento El Rei D. Manuel I; ocorreu uma reunião com as instituições que se mostraram disponíveis para Promover as AEC no Agrupamento, no próximo ano lectivo.
Manifestou junto do Agrupamento, do Vereador, da Fundação João Gonçalves Júnior e da Fapeeca; que não identifica qualidade no projecto (AEC's / CAF) do ano que findou e sobretudo não reconhece capacidade na FAPEECA na sua gestão, e nesse sentido procuramos uma alternativa credível e de qualidade ao mesmo.
Tendo a Fapeeca, AP S. Francisco / AP Valbom demonstrado vontade de ser as entidades promotoras no próximo ano lectivo, tendo a Autarquia alertado para a necessidade de se encontrar um consenso alargado com o intuito de apresentar o modelo pretendido a ser adoptado no próximo ano, informando o Sr. Vereador os presentes que a autarquia não autoriza que uma entidade privada seja o promotor das AECS no espaço escolar publico, deve existir uma única entidade promotora. Identificou que esta decisão política inviabiliza (na sua optíca obviamente) a implementação de projectos por esta via ( independentemente da qualidade dos mesmos ), o que nos parece completamente descabido.
O Sr, Vereador informou os presentes que no próximo ano a autarquia pretende promover a CAF em todos as escolas do conselho.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco, A.P.E.E.S.F. ; apesar de não ser associada da FAPEECA, concordou em efectuar uma reunião conjunta no dia 26 de Julho com a FAEECA e as restantes Associações de Pais do Concelho, no sentido de procurar uma solução conjunta, desde que os valores que nos propomos sejam assegurados, para definirmos o modelo que os Pais de Alcochete pretendem no concelho.
Com os melhores cumprimentos
Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio