terça-feira, 1 de maio de 2012

Concerto "O Pedro e o Lobo"



É com o maior prazer que anunciamos que no dia 17 de Maio, o CRAM irá efectuar 2 sessões para as nossas crianças do Centro Escolar de São Francisco.

Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objectivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato [ou pata, em algumas versões], o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente. 

Pedro é um garoto que vive com o seu avô no campo russo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, o pato aproveita a oportunidade para ir nadar à lagoa. Começa a discutir com um pequeno pássaro (“Que tipo de pássaro é você, se você não pode voar?” - “Que tipo de pássaro é você, se você não pode nadar?”). O gato de Pedro aparece de repente e o pássaro (advertido por Pedro) voa para uma árvore alta.
O avô rabugento de Pedro tra-lo de volta para o jardim e fecha a porta no caso de algum lobo vir. Pouco depois “um grande, lobo cinzento” sai do bosque. O gato sobe pela árvore, mas o pato, que saiu da lagoa, é engolido pelo lobo.
Pedro vai buscar uma corda e passa por cima da parede do jardim para à árvore. Pede ao pássaro que voe em torno da cabeça do lobo, enquanto ele baixa uma corda para prender o lobo pela cauda.
Os caçadores saem dos bosques e disparam no lobo, mas Pedro pára-os. Todos levam o lobo ao jardim zoológico em uma procissão triunfante. No fim pode-se ouvir o pato dizer "quack" no estômago do lobo, “porque o lobo tinha-o engolido vivo.

O Conservatório Regional de Artes do Montijo como escola de ensino especializado de música propõe-se formar músicos, criadores, professores mas também ouvintes. Na verdade, o ensino artístico não só promove a aquisição de competências nos domínios da execução artística especializada a nível vocacional como também ajuda a formar pessoas, desenvolvendo aprofundadamente o seu sentido estético e capacidade crítica.
Com base na observação e análise do crescimento populacional deste concelho, e tendo em vista vários factores de desenvolvimento que se avizinham, criámos uma Escola regional de Artes que ofereça formação nos cursos de iniciação (1º ciclo), 2ºciclo e 3ºciclo (básico), nos regimes articulado e supletivo e, também cursos livres, detentora de paralelismo pedagógico e dotada de corpo docente altamente qualificado
O objectivo da abertura desta Escola visa suprir a insuficiente oferta de quantidade e de qualidade de ensino nesta área face à necessidade do número populacional deste concelho, oferecendo ainda a possibilidade de frequência do regime articulado (auto financiado).
Gostaria de agradecer ao CRAM pela disponibilidade no evento, e contamos com este parceiro para no próximo ano apresentarmos um projecto de excelência para as nossas crianças.
Sinceros Cumprimentos

Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Veríssimo Lopes Rubio




Sem comentários:

Enviar um comentário