terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Reunião com a DEDSS


Após solicitação de reunião por parte da associação junto do Vereador Paulo Machado tendo em vista a sua apresentação junto do mesmo e discussão de assuntos relativos à Escola EB1/JI de São Francisco.
Dos quais destacamos os seguintes:

·  Retoma do Projecto Terapia da Fala, que existiu em anos anteriores, em colaboração com a Escola Superior de Educação de Setúbal;
·  Programa de Actividades do Serviço Educativo, nomeadamente, "O Livro e a Leitura" - possibilidade de deslocação desta actividade à Escola de S. Francisco;
·  Eventuais apoios a actividades desenvolvidas pela Associação de Pais da Escola EB1/JI de S. Francisco;
·  Outros assuntos considerados pertinentes relativos ao normal funcionamento do espaço escolar.

Na impossibilidade por parte do vereador, a reunião foi delegada para a Divisão de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, na pessoa do Chefe de Divisão, Dr. Sérgio Correia, que por sua vez delegou na coordenadora do sector de Educação da Câmara Municipal de Alcochete, a Drª Anabela Serrão.

Na reunião ocorrida no passado dia 2 de Dezembro, os temas acima foram enquadrados pela DEDSS da seguinte forma:  

  • O projecto Terapia da Fala coordenado pela Escola Superior de Educação de Setúbal teve a duração de 3 anos, tendo sido concluído no ano lectivo 2009/2010 e tinha como objectivo mostrar a necessidade de manutenção de uma intervenção preventiva nesta área e neste ciclo de ensino. Actualmente, não existe protocolo estabelecido com a ESES para qualquer colocação de técnicos em estágio profissional nem a autarquia tem capacidade de assegurar um técnico responsável pela respectiva supervisão. Mais se informa que a responsabilidade da colocação de um técnico de terapia da fala para o ensino pré-escolar é da competência do Ministério da Educação e não da autarquia.
  • No que diz respeito à autorização da DRELVT para a contratação de um assistente operacional na área da educação para o presente ano lectivo a mesma é dirigida apenas para apoiar os meninos com necessidades educativas especiais que frequentam o ensino pré-escolar. Esta funcionária exercerá apenas funções de auxiliar nas salas de ensino pré-escolar conforme parecer do Ministério da Educação.
  • Quanto às infiltrações verificadas na EB1 de São Francisco em Setembro aguardo resposta da DLC sobre o ponto de situação no planeamento interno das intervenções a serem efectuadas.

Anabela Serrão
DEDSS – Sector de Educação

Sem comentários:

Enviar um comentário