terça-feira, 14 de junho de 2011

Plano para o proximo Ano Lectivo no Novo Centro Escolar



Exmª. Srª. Directora Augusta Alves;
Exmº. Srº. Vereador Paulo Machado;

A Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco (APEESF), como associação atenta aos problemas, activa e actuante no que for necessário, junto dos Órgãos de Gestão da Escola e instituições com responsabilidades no tema, tendo sempre como objectivo principal, tornar a vida quotidiana dos nossos Educandos, no espaço escolar, mais fácil e agradável.

Procurou desencadear uma serie de parcerias e actividades tendo em conta o novo Centro Escolar de São Francisco, pois o actual não comporta estrutura capaz para enquadrar tais iniciativas.
 


- Gostaríamos de validar qual é a possibilidade junto do Agrupamento de estabelecer um projecto que ao longo do ano premeie os melhores alunos de cada ano do ensino básico através de um cheque brinde no valor de 50€ em livros e material escolar no decurso de cada período escolar ( 3 períodos / 3 cheques por sala ), encontramos um benemérito que se associou de forma louvável á iniciativa, a empresa Transformadora Metálica da Seixa, SA.; da qual estamos eternamente agradecidos.

 

Tratando-se obviamente de um projecto que passa pela aceitação do Agrupamento, aguardo a vossa posição, de modo a podermos articular a implementação do mesmo.

- Estabelecemos uma parceria junto da ONG - Mundo a Sorrir, no sentido de alertar para os benefícios de uma melhor saúde oral e controlo das doenças relacionadas com a higiene oral.

Esta parceria, irá passar por uma acção massiva de rastreio e plano continuado de acompanhamento, com o objectivo de manter uma boa higiene oral, sendo este um dos comportamentos mais importantes a ter, não só pelos seus dentes e gengivas, mas também para preservar a sua saúde em geral, uma vez que o cuidado diário preventivo e o correcto uso da escova e do fio dental poderá ajudar a manter uma vida saudável.

Este tipo de acções revelam-se de extrema importância, na medida em que, os últimos estudos efectuados a nível nacional revelam que pelo menos 80% da população portuguesa sofre de doença periodontal, que resulta maioritariamente de uma má higiene oral.

A mesma intervenção contará com Seminários junto da comunidade, de modo a enquadrar o tema.
- Esta já em curso um projecto semelhante com excelentes resultados ( http://www.cm-cascais.pt/Cascais/Viver/Saude_Toxicodependencia/S-SaudeOral/saudavel.htm ). 



- Igualmente em conjunto com uma empresa local na área da saúde e em parceria com a Widex ( http://www.widex.pt/index.php/quem_somos?gclid=CMyb-uOKtakCFQoa4QodkBdFKw ); efectuar um rastreio auditivo que se irá estender igualmente para rastreio visual ( método roadshow). 
  Esta mesma parceria com esta empresa local gostaria de perspectivar um projecto ao nível da terapia da fala, visto ser um problema com alguma expressão no comunidade ( julgamos nós devido a problemas de consanguinidade). Rastreio e programas adequados aos problemas identificados.

No inicio do ano solicitamos á DEDSS que fosse reactivado o protocolo com o Politécnico de Setubal, mas como nunca mais obtivemos resposta resolvemos lançar mãos á obra e procurar solução para este tema.

Neste conjunto de razões exposto, gostaria de validar a vossa apreciação e validar de que forma podemos colocar em prática estes objectivos para o próximo ano lectivo no novo Centro Escolar de São Francisco.

A nossa acção deve-se ao facto de acreditar que a parceria entre os cidadãos, os órgãos de responsabilidade na área de educação, e as forças activas das empresas do concelho; devem ser constituídos por esforços mútuos, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida de todos no sentido da democracia participativa.
Importa também reconhecer o desafio maior de implantar uma cidadania de participação, ou seja uma cidadania dos deveres. De nada vale insistir apenas no «eu quero», se não se é capaz de afirmar «eu participo, logo existo» ou «eu tenho a obrigação de participar no esforço de criação comunitária». 

 

         "O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."

                                                                                                            Com os melhores cumprimentos
                          Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

                                                                                              Presidente da A.P.E.E.S.F.
                                                                                              Orlando Verissimo Lopes Rubio

Sem comentários:

Enviar um comentário