segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

1º Dia das Crianças na nova Escola





É esta a aventura da educação: a insatisfação constante do trabalho que nunca tem fim e que nunca se assume como solução duradoura. Um trabalho em constante renovação...


É na escola que se formam as esperanças de qualquer país. É na escola que se preparam os cidadãos responsáveis de amanhã. É na escola que se lançam as sementes do novo Portugal que desejamos.


Todos nos recordamos das nossas escolas “primárias”, e da ternura que lá recebemos, e todos temos plena consciência da importância que esse tempo teve na nossa vida. Nos bancos dessas escolas aprendemos as coisas mais disparatadas do mundo: os rios, as montanhas, os caminhos de ferro e outras minudências que reputamos de acessórias para a nossa felicidade. Mas, foi nesses bancos que aprendemos a lição do convívio com os nossos semelhantes; foi lá que nos incutiram o respeito pelo próximo e as regras dos jogos sociais em que todos participamos hoje; foi nesses bancos de ferro verde e madeira pintalgada de milhares de borrões de tinta permanente que aprendemos a decifrar os maiores segredos da vida, dominando a escrita e a leitura, exercitando a memória, descobrindo a vida em cada verso memorizado, em cada canção gritada a plenos pulmões. Foi nessas escolas que aprendemos a abrir as asas e a formar novos vôos. Foi nessas salas de aula que deixámos as sacolas da infância e pegámos nas pastas da vida.


Uma escola nova é tudo isso, e hoje é muito mais.


Hoje esperamos crianças preparadas para os novos desafios do mundo e da integração numa sociedade altamente competitiva; hoje exigimos que os nossos alunos dominem o mundo com o seu olhar e saibam avaliar as dificuldades que terão pela frente, sendo capazes de encontrar, rapidamente, a solução mais adequada. Hoje esperamos que os nossos alunos sejam capazes de enfrentar as diversas etapas da sua formação académica com serenidade e competência. Hoje esperamos que os nossos alunos consigam sair da escola preparados para iniciar uma vida activa e produtiva.


A implicação de todos no processo do ensino ajuda a promover o sucesso dos alunos. Os pais, a família, a comunidade, os professores, as auxiliares: todos fazem parte de um complicado sistema de apoio ao aluno, cujo pressuposto primordial é a responsabilização de cada um destes actores principais, pois na educação não há lugar para actores secundários.








«A princípio é simples, anda-se sozinho,
passa-se nas ruas bem devagarinho
está-se bem no silêncio e no burburinho
bebe-se as certezas num copo de vinho
e vem-nos à memória uma frase batida:
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida!

E enfim duma escolha faz-se um desafio
enfrenta-se a vida de fio a pavio
navega-se sem mar sem vela ou navio
bebe-se a coragem até dum copo vazio
e vem-nos à memória uma frase batida:
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida!








Sem comentários:

Enviar um comentário