quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Votos de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo


Que neste Natal
Aquela magia toda guardada durante todo o ano
Venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.

Que não apenas seja uma comemoração,
Mas um início para uma nova geração.

O Natal simboliza nova vida,
Pois nele comemoramos o nascimento do Homem
Que modificou a nossa maneira de ver o mundo.
Trazendo-nos amor e esperança.

Que neste natal sejam confraternizados todos os desejos
De um mundo melhor.

Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade.
E que nada seja mais forte do que a união
Daqueles que brindam o afecto entre eles.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!



domingo, 19 de dezembro de 2010

Festa de Natal da EB1/JI de São Francisco

Como não podia deixar de ser, as renas ficaram em casa numa terra de tradições Tauromáquicas.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI de S. Francisco (APEESF) organizou a festa de Natal deste ano, culminando com uma entrega de prendas entre as crianças da nossa escola.


Conforme os votos do Coordenador da EB1/JI de São Francisco, o professor Rui Massa, que este evento seja o ponto de partida para muitas outras actividades de parceria junto da Comunidade Educativa de São Francisco.

Gostaríamos de agradecer igualmente a presença do vereador Paulo Machado, da Directora do Agrupamento de Escolas a professora Augusta Alves e de representantes da Junta de Freguesia de São Francisco.

De modo a tornar possível esta actividade natalícia, gostaríamos de agradecer á Sonae, Junta de Freguesia de São Francisco e a alguns membros da APEESF.

Gostaríamos igualmente de agradecer aos elementos da Gil Teatro que criaram a animação de Natal e também ao "Pai Natal de São Francisco", o senhor Lino Caetano, que tão amavelmente participou no evento com a sua charrete "Polar". 


Anexamos algumas fotografias das festividades:

Gostaríamos de agradecer ao pessoal docente e não docente pelo empenho demonstrado.
















Queremos fazer parte dos pais que estão atentos e se preocupam em acompanhar os seus Filhos, no seu percurso escolar.
Para alertar e sensibilizar para situações anómalas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e bem-estar dos Alunos na Escola.
A nossa acção deve-se ao facto de acreditar que a parceria entre os cidadãos, os órgãos de responsabilidade na área de educação, e as forças activas do concelho; devem ser constituídos por esforços mútuos, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida de todos no sentido da democracia participativa.

Agradecemos a todos o empenho  e ajuda  na festa dos nossos  filhos e educandos.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Animação da leitura no âmbito da temática Natalícia







Respondendo a uma solicitação da A.P.E.E.S.F, a Biblioteca de Alcochete irá efectuar uma actividade de animação da leitura no âmbito da temática natalícia, no próximo dia 16 de Dezembro, entre as 14h15 e as 15h15 no Jardim-de-Infância de S. Francisco.

A A.P.E.E.S.F espera tornar a actividade recorrente de modo a enriquecer o leque de estímulos ás nossas crianças durante o ano lectivo.



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Reunião com a DEDSS


Após solicitação de reunião por parte da associação junto do Vereador Paulo Machado tendo em vista a sua apresentação junto do mesmo e discussão de assuntos relativos à Escola EB1/JI de São Francisco.
Dos quais destacamos os seguintes:

·  Retoma do Projecto Terapia da Fala, que existiu em anos anteriores, em colaboração com a Escola Superior de Educação de Setúbal;
·  Programa de Actividades do Serviço Educativo, nomeadamente, "O Livro e a Leitura" - possibilidade de deslocação desta actividade à Escola de S. Francisco;
·  Eventuais apoios a actividades desenvolvidas pela Associação de Pais da Escola EB1/JI de S. Francisco;
·  Outros assuntos considerados pertinentes relativos ao normal funcionamento do espaço escolar.

Na impossibilidade por parte do vereador, a reunião foi delegada para a Divisão de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, na pessoa do Chefe de Divisão, Dr. Sérgio Correia, que por sua vez delegou na coordenadora do sector de Educação da Câmara Municipal de Alcochete, a Drª Anabela Serrão.

Na reunião ocorrida no passado dia 2 de Dezembro, os temas acima foram enquadrados pela DEDSS da seguinte forma:  

  • O projecto Terapia da Fala coordenado pela Escola Superior de Educação de Setúbal teve a duração de 3 anos, tendo sido concluído no ano lectivo 2009/2010 e tinha como objectivo mostrar a necessidade de manutenção de uma intervenção preventiva nesta área e neste ciclo de ensino. Actualmente, não existe protocolo estabelecido com a ESES para qualquer colocação de técnicos em estágio profissional nem a autarquia tem capacidade de assegurar um técnico responsável pela respectiva supervisão. Mais se informa que a responsabilidade da colocação de um técnico de terapia da fala para o ensino pré-escolar é da competência do Ministério da Educação e não da autarquia.
  • No que diz respeito à autorização da DRELVT para a contratação de um assistente operacional na área da educação para o presente ano lectivo a mesma é dirigida apenas para apoiar os meninos com necessidades educativas especiais que frequentam o ensino pré-escolar. Esta funcionária exercerá apenas funções de auxiliar nas salas de ensino pré-escolar conforme parecer do Ministério da Educação.
  • Quanto às infiltrações verificadas na EB1 de São Francisco em Setembro aguardo resposta da DLC sobre o ponto de situação no planeamento interno das intervenções a serem efectuadas.

Anabela Serrão
DEDSS – Sector de Educação

Aprovação de Novos Estatutos

Já esta publicado o documento dos novos estatutos que serão sujeitos a aprovação na proxima reunião da ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DO JARDIM DE INFÂNCIA E ESCOLA DO 1º CICLO DE SÃO FRANCISCO


Agradecendo a atenção dispensada
esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.

Orlando Verissimo Lopes Rubio

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Reunião com Agrupamento de Escolas

Vimos por este meio informar sobre os pontos debatidos na reunião conjunta entre a Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco e a professora Augusta Alves, Directora do Agrupamento de Escolas El Rei D. Manuel I, no passado dia 16 de Novembro:

  1. Apresentação da Associação e dos seus objectivos.
  2. Identificação dos problemas inerentes da falta de auxiliares (na sequência deste ponto fomos informados que nas próximas 2 semanas dariam entrada novos funcionários).
  3. Informamos sobre a fenda pela qual estaria a correr água na instalação eléctrica da escola, após o período de chuvas ocorrido (fomos informados que já tinha sido elaborado um oficio à Câmara identificando a situação, por informação levada a cabo pelo coordenador da escola, Prof. Rui).
  4. Iremos efectuar um inquérito aos pais e encarregados de educação sobre a sessão fotográfica do Natal, pois se tivermos maioria no inquérito, a questão será novamente sujeita a apreciação pelo Conselho Pedagógico.
  5. Abordamos de um modo geral os problemas e enormes dificuldades da educação no concelho.

sábado, 13 de novembro de 2010

Natal em São Francisco



Caros Pais e Encarregados de Educação,


A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI de S. Francisco (APEESF) pretende levar a cabo, no próximo Natal, uma entrega de presentes às crianças da nossa escola.

Para tal, pensamos na possibilidade de reutilizar alguns dos brinquedos que as crianças já não utilizam e que estejam em bom estado.

Assim, solicitamos aos pais a entrega de um brinquedo, utilizado mas em bom estado, devidamente embrulhado, com a indicação do género a que se destina (menino ou menina) e a idade indicada.

Note-se que estaremos a contribuir para a reutilização e, em simultâneo, satisfazer as crianças nessa época tão importante para elas. Também devemos salientar o conceito de partilha que estará subjacente a esta acção.

Igualmente, esta iniciativa envolve naturalmente a colaboração de todos os cidadãos do concelho com oferta de livros e jogos, para que assim, seja possível aumentar o seu sucesso de uma intervenção cívica que visa igualmente acordar o associativismo local com vista a melhorar as condições de vida de todos nós com especial incisão nos mais pequenos, e igualmente melhorar as condições de ensino e formação das nossas crianças, dotando a escola com mais alguns equipamentos.

A entrega deverá ser efectuada com a máxima brevidade aos(às) professores(as)/educadoras de cada sala, uma vez que a festa de Natal da nossa escola está agendada para o dia 17 de Dezembro.

Igualmente faremos a recolha pela comunidade de São Francisco, de livros, jogos ou mesmo equipamentos informáticos (em funcionamento), de modo a melhorar um pouco as condições lúdicas das crianças na Escola.

O nosso obrigado desde já pela colaboração de todos.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pela redução do número máximo de alunos por turma e professor.

A igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso para todos os alunos e alunas não é uma realidade. Muitos factores contribuem para o facto de Portugal possuir um dos mais selectivos sistemas de ensino na Europa, e o elevado número de alunos por turma e por professor/a, em tantas escolas do país, é um deles.


Não se pode falar de diferenciação e de individualização do ensino-aprendizagem com 28 alunos por turma. Não se pode falar do direito ao sucesso para todos com professores com 7 e 8 turmas. Não se pode falar com verdade sobre planos de recuperação, ou quaisquer estratégias individualizadas, com turmas sobre-lotadas e professores/as com 160 ou 170 alunos. A presente petição é para mudar esta realidade. Ela é subscrita por encarregados de educação, mães e pais, por professores e professoras, por auxiliares de educação, por alunos e alunas, por cidadãos e cidadãs para quem a qualidade do ensino na escola pública e o direito ao sucesso para todos/as é uma prioridade.

Assim sendo, os cidadãos e as cidadãs abaixo identificados/as defendem a alteração dos limites em vigor para a constituição de turmas, bem como critérios de relação docente/número de turmas e níveis, propondo que:

1 - No Jardim-de-infância e no 1.º ciclo do ensino básico, a relação seja de 19 crianças para 1 docente, alterando-se para 15 quando condições especiais - como a existência de crianças com necessidades educativas especiais ou outros critérios pedagógicos julgados pertinentes, no quadro da autonomia das instituições - assim o exijam. Deve ainda ser colocado/a um/a assistente operacional em cada sala de JI.

2- Do 5.º ano ao 12.º ano, o número máximo de alunos e alunas por turma seja de 22, descendo para 18 sempre que se verifiquem as condições acima enunciadas.

3 - Do 5.º ao 12.º ano, cada professor e professora não poderá leccionar, anualmente, mais de cinco turmas, num limite de 110 alunos.

Os proponentes e as proponentes: Miguel Reis (Professor, Movimento Escola Pública), Helena Dias (ex-Presidente da Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais, Movimento Escola Pública), Pedro Feijó (Associação de Estudantes da Escola Secundária Luís de Camões), Paulo Guinote (Professor, Autor do blogue “A Educação do Meu Umbigo”), Maria José Viseu (Presidente da CNIPE - Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação), António Avelãs (Professor, Presidente do SPGL - Sindicato dos Professores da Grande Lisboa), Ricardo Silva (Professor, Presidente da APEDE – Associação Portuguesa em Defesa do Ensino), Maria do Rosário Matos (Professora, Directora do Agrupamento de Escolas Francisco Arruda), Manuel Sarmento (Investigador, Professor da Universidade do Minho), Mário Nogueira (Professor, Secretário Geral da FENPROF – Federação Nacional de Professores), Manuel Reis (Estudante da Escola Secundária de Bocage), Manuela Mendonça (Professora, Coordenadora do SPN – Sindicato de Professores do Norte), António Amaral (Presidente da FERSAP - Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais), Ramiro Marques (Professor, Autor do blogue “ProfAvaliação"), Luíza Cortesão (Professora Emérita da Universidade do Porto, Presidente da Direcção do Instituto Paulo Freire de Portugal), Joaquim Sarmento (Professor, MEM - Movimento Escola Moderna), Octávio Gonçalves (Professor, PROmova – Movimento de Valorização dos Professores), Maria José Vitorino (Professora, Bibliotecária), João Madeira (Professor, Historiador), José Carlos Leitão (ex-Presidente da Federação das Associações de Pais de Vila Nova de Gaia), Ilídio Trindade (Professor, MUP – Movimento Mobilização e Unidade dos Professores), Paulo Sucena (Professor, ex-Presidente da FENPROF), Albino Almeida (Presidente da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais), Universina Branca Coutinho (Jurista, ex Presidente da Federação de Pais do Concelho da Amadora), André Portas (Associação de Estudantes da Escola Secundária Luís de Camões), Vítor Sarmento (ex-Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais).


Apelamos ao contributo de todos para podermos ampliar esta recolha de assinaturas. Precisamos de 4000 assinaturas para que a Assembleia da República discuta o problema e possa agir em conformidade. Precisamos do empenho de todos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Missiva

Exmºs Pais
Exmºs Encarregados de Educação

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Jardim de Infância e Escola do 1º Ciclo de São Francisco, Alcochete – A.P.E.E.S.F.- existe oficialmente desde 27 de Fevereiro de 1997 (data em que foram publicados os seus Estatutos em Diário da República III série).

Pretendemos ser uma Associação atenta aos problemas, activa e actuante no que for necessário, actuando  junto dos Órgãos de Gestão da Escola e instituições com responsabilidades no tema, tendo sempre como objectivo principal, tornar a vida quotidiana dos nossos Educandos, no espaço escolar, mais fácil e agradável.

Queremos fazer parte dos pais que estão atentos e se preocupam em acompanhar os seus Filhos, no seu percurso escolar.

Plano de Actividades para o ano Lectivo 2010/2011

1- Reunir, sempre que se justifique com :
  • Coordenação da Escola;
  • Direcção Executiva do Agrupamento de Escolas de Alcochete;
  • Junta de Freguesia;
  • Câmara Municipal (DEDSS);
  • Concelho Geral;
Para alertar e sensibilizar para situações anómalas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e bem-estar dos Alunos na Escola.

2- Dar resposta aos e-mails enviados para o endereço da A.P.E.E.S.F. (apeesf@gmail.com) com sugestões e reclamações.

3- Ajudar na elaboração de eventos, tais como:

  • Festa de São Martinho
  • Festa do Natal 
  • Carnaval (animação)
  • Visita á Base Aérea do Montijo
  • Dia da Criança
  • Viagem de Finalista do pré-escolar
  • Festa e passeio de final de ano

4- Incremento de aulas de música e inglês, para enriquecimento das actividades do prolongamento.

Deste modo, vimos mais uma vez apelar para que participem na vida escolar dos vossos filhos e educandos, inscrevendo-se na Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Jardim de Infância e Escola do 1º Ciclo de São Francisco (A.P.E.E.S.F.).

Todos os Pais e Encarregados de Educação deverão inscrever-se devolvendo a Ficha de Inscrição devidamente preenchida com o respectivo valor de quota anual (10€).

A nossa acção deve-se ao facto de acreditar que a parceria entre os cidadãos e os órgãos de responsabilidade na área de educação, deve ser constituído por esforços mútuos, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida de todos no sentido da democracia participativa.


  • Mesa da Assembleia Geral:
Presidente – Albano Coutinho
Vice-Presidente – Paulo  Faustino
Primeira Secretária – Andrea Ferreira
Segunda Secretária – Sandra Madruga
Vogal – Sandra Rúbio
  • Conselho Executivo:
Presidente – Orlando Rúbio
Vice-Presidente – António Santos
Secretária – Ângela Soares
Tesoureiro – Pedro Pereira
Vogal – Sónia Legatheaux
  • Conselho Fiscal:
Presidente – Susana Rolo
Primeiro Vogal - Mónica Garcia
Segundo Vogal – Sílvia Marujo


Agradecendo a atenção dispensada
esperamos a Vossa especial colaboração

                                                                                                                       O Presidente da A.P.E.E.S.F.

                                                                                                                                              Orlando Rubio