No dia 18 de Março de 2011 14:48, escolas <escolas@cm-alcochete.pt> escreveu:
Exmos. senhores
A autarquia de Alcochete, a Fundação João Gonçalves Júnior e a FAPEECA convidam as Associações de Pais e Encarregados de Educação das escolas de Alcochete para uma reunião a realizar-se no dia 23 de Março, pelas 18:30, na sala de reuniões do estaleiro municipal com um ponto único de Ordem de Trabalhos:
· Actividades de Enriquecimento Curricular
Agradecemos confirmação da vossa presença para o e-mail escolas@cm-alcochete.pt
Com os melhores cumprimentos,
Isabel Trindade
MUNICÍPIO DE ALCOCHETE - Câmara Municipal - DEDSS - Polo Ambiental das Hortas
Largo de S. João 2894-001 Alcochete - Tel: 21 234 86 00 - Fax: 21 234 86 90 - N.I.P.C.: 506 788 490
Visite-nos em www.cm-alcochete.pt
No dia 25 de Março de 2011 17:47, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:
Venho por este meio divulgar de uma forma macro os pontos da reunião relativa ás AEC's.
· Como nota de introdução, o vereador Paulo Machado efectuou um pequeno resumo sobre o histórico da génese das AEC's.
o Devido á não aceitação do municipio do proposto pela tutela, quanto ás condições do âmbito da actividade e a respectiva manifestação do Agrupamento de falta de condições para promover as AEC's, foi encontrada uma solução (Julho 2010) que passou pela parceria entre a FAPEECA, Fundação João Gonçalves Junior e a CMA.
o A CMA assumiu as despesas dos espaços onde decorrem as actividades.
o A Fundação, responsabilidade contratuais com os técnicos
o E a FAPEECA, como "cara" desta "plataforma" de parceria de modo a agilizar os processos.
· Abordou-se alguma falta de entendimento e intransigência por parte do Agrupamento, sobretudo apontados pela FAAPECA e pelo município, sem identificarem claramente o fundamento da questão !!!!
· Como pais com filhos na actividade, comentou-se questões do dia a dia e pequenos apontamentos a melhorar.
· Abordou-se o âmbito presente das AEC's onde o objectivo é nitidamente lúdico na abordagem e qualidade das actividades inerentes.
· Identificou-se problemas entre a relação e gestão de responsabilidades dos profissionais das AEC´s e os professores tutelares. Aparentemente é criada uma fronteira e pressão psicológica entre estas duas "equipas".
· Falou-se igualmente na dificuldade de comunicação e gestão da mesma entre os profissionais das AEC's e restantes parceiros (pais, entidades responsáveis das AEC's e professores tutelares), devido ao ponto acima referido.
· Dissecamos um pouco uma eventual vontade de incluir outros temas e actividades na AEC.
No que toca ao apontamento deixado pela APEESF, identifiquei o seguinte:
· Lamentei o facto de aparentemente não existir vontade em manter informados os parceiros com interesse e responsabilidades no tema da educação do concelho, pois a gestão desta informação não é distribuída de forma transparente e fluida. O tornar opaco a informação de interesse relativa ás actividades dos miúdos é de lamentar, pois apesar de nos termos firmado como Associação de Pais posteriormente a este processo, informamos oficialmente as respectivas entidades, e não seria de esperar outra actuação que não fosse de sermos colocados a par do histórico deste e de outros processos, pois estão em causa a qualidade da formação dos miúdos.
· Indiquei a minha perplexidade ao facto da FAPEECA não ter a preocupação de nos ter contactado após a nossa constituição e sobretudo pelo silêncio aos 2 emails por nós enviados com questões importantes que tinham influência de uma forma negativa nas actividades das crianças de São Francisco. O qual teve como resposta um silêncio comprometido...O objectivo de uma instituição deste tipo é promover, defender, intervir nos soberanos interesses das crianças agregadas ás associações de pais, não criar acções de dúbia responsabilidade. A transparência, rectidão e capacidade têm de estar intrínsecos a uma instituição deste tipo.
· Devido á importância dos temas serem em grande parte focos de influência no dia a dia das crianças, preconizei que se altere esta forma pouca clara de fluir a informação. É preciso que se coloque neste tipo de mesa de discussão com as entidades responsáveis o superior interesse das crianças e mitigar questões de ego e pessoais.
· Ficou identificado que devemos olhar desde já para o que queremos como âmbito deste tipo de actividades para o novo ano lectivo, tendo em conta que iremos ter um novo espaço educacional com capacidade de podermos estimular ao máximo as crianças e mesmo mudar os moldes em como actualmente esta estruturado.
Agradecendo a atenção dispensada
O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
________________________________________
MEMORANDO FAPEECA 18 de Abril
________________________________________
MEMORANDO FAPEECA 18 de Abril
Sem comentários:
Enviar um comentário