terça-feira, 29 de março de 2011

Reunião de trabalho com APEE - Actividades de Enriquecimento Curricular

No dia 18 de Março de 2011 14:48, escolas <escolas@cm-alcochete.pt> escreveu:

Exmos. senhores
  
A autarquia de Alcochete, a Fundação João Gonçalves Júnior e a FAPEECA convidam as Associações de Pais e Encarregados de Educação das escolas de Alcochete para uma reunião a realizar-se no dia 23 de Março, pelas 18:30, na sala de reuniões do estaleiro municipal com um ponto único de Ordem de Trabalhos:

·         Actividades de Enriquecimento Curricular

Agradecemos confirmação da vossa presença para o e-mail escolas@cm-alcochete.pt
  
Com os melhores cumprimentos,
Isabel Trindade

MUNICÍPIO  DE  ALCOCHETE  -  Câmara  Municipal  -  DEDSS - Polo Ambiental das Hortas
Largo de S. João  2894-001 Alcochete - Tel: 21 234 86 00 - Fax: 21 234 86 90 - N.I.P.C.: 506 788 490
Visite-nos em www.cm-alcochete.pt


No dia 25 de Março de 2011 17:47, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Venho por este meio divulgar de uma forma macro os pontos da reunião relativa ás AEC's.

·     Como nota de introdução, o vereador Paulo Machado efectuou um pequeno resumo sobre o histórico da génese das AEC's.
o  Devido á não aceitação do municipio do proposto pela tutela,  quanto ás condições do âmbito da actividade e a respectiva manifestação do Agrupamento de falta de condições para promover as AEC's,  foi encontrada uma solução (Julho 2010) que passou pela parceria entre a FAPEECA, Fundação João Gonçalves Junior e a CMA.
o  A CMA assumiu as despesas dos espaços onde decorrem as actividades.
o  A Fundação, responsabilidade contratuais com os técnicos
o  E a FAPEECA, como "cara" desta "plataforma" de parceria de modo a agilizar os processos.
·     Abordou-se alguma falta de entendimento e intransigência por parte do Agrupamento, sobretudo apontados pela FAAPECA  e pelo município, sem identificarem claramente o fundamento da questão !!!!
·     Como pais com filhos na actividade, comentou-se questões do dia a dia e pequenos apontamentos a melhorar.
·     Abordou-se o âmbito presente das AEC's onde o objectivo é nitidamente lúdico na abordagem e qualidade das actividades inerentes.
·     Identificou-se problemas entre a relação e gestão de responsabilidades dos profissionais das AEC´s e os professores tutelares. Aparentemente é criada uma fronteira e pressão psicológica entre estas duas "equipas".
·     Falou-se igualmente na dificuldade de comunicação e gestão da mesma entre os profissionais das AEC's e restantes parceiros (pais, entidades responsáveis das AEC's e professores tutelares), devido ao ponto acima referido.
·     Dissecamos um pouco uma eventual vontade de incluir outros temas e actividades na AEC.

No que toca ao apontamento deixado pela APEESF, identifiquei o seguinte:

·     Lamentei o facto de aparentemente não existir vontade em manter informados os parceiros com interesse e responsabilidades no tema da educação do concelho, pois a gestão desta informação não é distribuída de forma transparente e fluida. O tornar opaco a informação de interesse relativa ás actividades dos miúdos é de lamentar, pois apesar de nos termos firmado como Associação de Pais posteriormente a este processo, informamos oficialmente as respectivas entidades, e não seria de esperar outra actuação que não fosse de sermos colocados a par do histórico deste e de outros processos, pois estão em causa a qualidade da formação dos miúdos. 

·     Indiquei a minha perplexidade ao facto da FAPEECA não ter a  preocupação de nos ter contactado após a nossa constituição e sobretudo pelo silêncio aos 2 emails por nós enviados com questões importantes que tinham influência de uma forma negativa nas actividades das crianças de São Francisco. O qual teve como resposta um silêncio comprometido...O objectivo de uma instituição deste tipo é promover, defender, intervir nos soberanos interesses das crianças agregadas ás associações de pais, não criar acções de dúbia responsabilidade. A transparência, rectidão e capacidade têm de estar intrínsecos a uma instituição deste tipo.

·     Devido á importância dos temas serem em grande parte focos de influência no dia a dia das crianças, preconizei que se altere esta forma pouca clara de fluir a informação. É preciso que se coloque neste tipo de mesa de discussão com as entidades responsáveis o superior interesse das crianças e mitigar questões de ego e pessoais.

·     Ficou identificado que devemos olhar desde já para o que queremos como âmbito deste tipo de actividades para o novo ano lectivo, tendo em conta que iremos ter um novo espaço educacional com capacidade de podermos estimular ao máximo as crianças e mesmo mudar os moldes em como actualmente esta estruturado.

Agradecendo a atenção dispensada

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio


________________________________________


MEMORANDO FAPEECA 18 de Abril

Sem comentários:

Enviar um comentário