quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Resposta da DRELVT


No dia 8 de Fevereiro de 2012 17:45, DRELVT - Director  escreveu:


Exmº Senhor Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco,


Com referência ao assunto em epígrafe, analisada a situação pelo serviço desta Direção Regional com competência nesta matéria - Divisão de Organização Pedagógica e Escola a Tempo Inteiro (DOPETI) -  venho informar V. Exa. que, após reunião com a Sra. Diretora do Agrupamento de Escolas D. Manuel I, e após posterior contacto com o Senhor Chefe da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Alcochete, Dr. Sérgio Correia, foi possível apurar o seguinte:

A) O JI S. Francisco funcionou em pavilhões pré-fabricados até ao dia 13 de janeiro, com uma lotação fixada em 22 crianças por sala (estando previsto o seu funcionamento a partir de 16 de janeiro em novas instalações);

B) Nas antigas instalações, entre a porta do jardim-de-infância e o portão de entrada há alguma distância a ser percorrida pela auxiliar, cada vez que algum pai ou encarregado de educação pretendia aceder ao interior do estabelecimento.
Isto implicava a disponibilidade de uma auxiliar para proceder à abertura do portão sempre que um pai ou encarregado de educação pretendia recolher o seu educando, situação que tinha  o seu pico máximo entre as 16 h e as 17:30 h;

C) No presente ano letivo, o jardim-de-infância é frequentado por uma criança autista, que requer atenção individualizada (não tem controlo de esfíncteres sendo necessário proceder à sua higienização e mudança de fralda);

D) As atividades de animação e de apoio à família eram, até ao início do ano letivo, asseguradas por duas animadoras (uma com licenciatura e outra com o 12.º ano profissionalizante) e uma auxiliar.
Todavia, a animadora licenciada encontrava-se de baixa médica por gravidez de risco até meados do mês de janeiro, após o que gozará de licença de maternidade por um período de cinco meses (até ao final do ano letivo);

Todos os fatores acima elencados condicionaram negativamente a possibilidade de abertura de duas salas de atividades de animação e de apoio à família.

De acordo com o Dr. Sérgio Correia:

- Não se prevê alteração a este quadro de funcionamento para este ano letivo apesar da mudança de instalações, uma vez que se mantêm as condicionantes mais fortes - apenas dois adultos para assegurar as atividades, e a permanência da criança autista, que requer atenção permanente de um adulto.

- A admissão de mais uma criança iria abrir um precedente não desejável, pois outras mais famílias poderiam pretender o mesmo para os seus educandos, o que não se afigura possível dadas as condicionantes já descritas.

- No próximo ano letivo a criança autista sairá do pré-escolar, a animadora regressará da licença de maternidade, e o quadro de pessoal não docente será aumentado em mais uma assistente operacional, dado o aumento do número de salas.

- Dadas as condicionantes elencadas, há a perspetiva de no próximo ano letivo as atividades de animação e de apoio à família terem uma maior capacidade de resposta.


Com os melhores cumprimentos,

João Passarinho

Diretor Regional Adjunto



Praça de Alvalade, 12 - 1749-070 Lisboa – PORTUGAL
Tel +(351) 218 433 989 - Fax +(351) 218499913


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 9 de Fevereiro de 2012 09:35
Assunto: Re: FW: JI S. Francisco (Alcochete) - Atividades de Animação e de Apoio à Familia
Para: DRELVT - Director


Exmº Senhor Director Regional Adjunto, 

Venho por este meio agradecer a informação prestada, a qual iremos partilhar com os nossos associados.
Esperemos que os factores sejam superados de modo a conseguir colmatar algumas necessidades identificadas.

Sinceros Cumprimentos
O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

--
Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco
http://apeesfrancisco.blogspot.com/

Email:
 apeesf@gmail.com
Facebook:
 Apee São Francisco Apeesf

 


Sem comentários:

Enviar um comentário