No dia 8 de Fevereiro de 2012 17:45, DRELVT - Director escreveu:
Exmº Senhor Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco,
Com referência ao assunto em epígrafe, analisada a situação pelo serviço desta Direção Regional com competência nesta matéria - Divisão de Organização Pedagógica e Escola a Tempo Inteiro (DOPETI) - venho informar V. Exa. que, após reunião com a Sra. Diretora do Agrupamento de Escolas D. Manuel I, e após posterior contacto com o Senhor Chefe da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Alcochete, Dr. Sérgio Correia, foi possível apurar o seguinte:
A) O JI S. Francisco funcionou em pavilhões pré-fabricados até ao dia 13 de janeiro, com uma lotação fixada em 22 crianças por sala (estando previsto o seu funcionamento a partir de 16 de janeiro em novas instalações);
B) Nas antigas instalações, entre a porta do jardim-de-infância e o portão de entrada há alguma distância a ser percorrida pela auxiliar, cada vez que algum pai ou encarregado de educação pretendia aceder ao interior do estabelecimento.Isto implicava a disponibilidade de uma auxiliar para proceder à abertura do portão sempre que um pai ou encarregado de educação pretendia recolher o seu educando, situação que tinha o seu pico máximo entre as 16 h e as 17:30 h;
C) No presente ano letivo, o jardim-de-infância é frequentado por uma criança autista, que requer atenção individualizada (não tem controlo de esfíncteres sendo necessário proceder à sua higienização e mudança de fralda);
D) As atividades de animação e de apoio à família eram, até ao início do ano letivo, asseguradas por duas animadoras (uma com licenciatura e outra com o 12.º ano profissionalizante) e uma auxiliar.Todavia, a animadora licenciada encontrava-se de baixa médica por gravidez de risco até meados do mês de janeiro, após o que gozará de licença de maternidade por um período de cinco meses (até ao final do ano letivo);
Todos os fatores acima elencados condicionaram negativamente a possibilidade de abertura de duas salas de atividades de animação e de apoio à família.
De acordo com o Dr. Sérgio Correia:
- Não se prevê alteração a este quadro de funcionamento para este ano letivo apesar da mudança de instalações, uma vez que se mantêm as condicionantes mais fortes - apenas dois adultos para assegurar as atividades, e a permanência da criança autista, que requer atenção permanente de um adulto.
- A admissão de mais uma criança iria abrir um precedente não desejável, pois outras mais famílias poderiam pretender o mesmo para os seus educandos, o que não se afigura possível dadas as condicionantes já descritas.
- No próximo ano letivo a criança autista sairá do pré-escolar, a animadora regressará da licença de maternidade, e o quadro de pessoal não docente será aumentado em mais uma assistente operacional, dado o aumento do número de salas.
- Dadas as condicionantes elencadas, há a perspetiva de no próximo ano letivo as atividades de animação e de apoio à família terem uma maior capacidade de resposta.
Com os melhores cumprimentos,
João Passarinho
Diretor Regional Adjunto
Praça de Alvalade, 12 - 1749-070 Lisboa – PORTUGALTel +(351) 218 433 989 - Fax +(351) 218499913
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 9 de Fevereiro de 2012 09:35
Assunto: Re: FW: JI S. Francisco (Alcochete) - Atividades de Animação e de Apoio à Familia
Para: DRELVT - Director
Exmº Senhor Director Regional Adjunto,
Venho por este meio agradecer a informação prestada, a qual iremos partilhar com os nossos associados.
Esperemos que os factores sejam superados de modo a conseguir colmatar algumas necessidades identificadas.
Sinceros Cumprimentos
O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco
Sem comentários:
Enviar um comentário