quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ponto de Situação do Refeitório

Caros Associados, Pais e Encarregados de Educação,

Na expectativa de que tenham tido um Natal repleto de alegrias, vimos por este meio fazer um pequeno resumo da reunião que tivemos com a equipa de voluntários que amavelmente ajuda no refeitório e que contou, também, com a presença da Senhora D. Bárbara, a cozinheira dos nossos meninos e a auxiliar Tânia que também colabora neste processo.

1. Começámos por esclarecer as questões suscitadas por alguns Pais, relativamente à quantidade de comida colocada nos pratos, e que, confirmado pelos presentes, é suficiente e nunca faltou alimentação para as crianças, ficou a garantia de que, se alguma criança pede para repetir o que quer que seja, esse pedido é sempre atendido.

2. Falou-se nos aspetos relacionados com a confeção dos alimentos e a Sra. D. Bárbara garantiu, confirmado pela equipa de voluntários, que a confeção dos alimentos é de extrema confiança e, sempre que possível, é adaptada a forma de confeção por forma a evitar os fritos utilizando em alternativa o forno.

3. Relativamente às referências do recurso a enlatados, com mais frequência, num determinado período, deveu-se ao facto de as arcas terem estado desligadas por motivos técnicos e que a cozinheira não poderia encomendar frescos porque não garantia a qualidade dos mesmos quando confecionados. Esta situação foi ultrapassada e está tudo normalizado, ou seja, a ementa que está fixada e divulgada é a que está a ser seguida.

4. Em termos práticos voltou-se a abordar as questões logísticas na distribuição da alimentação às crianças. Todos os intervenientes referiram que as dificuldades seriam ultrapassadas se:
   a) Houvesse um desfasamento do horário de almoço do Pré-escolar relativamente ao 1.º Ciclo;
   b) Houvesse a disponibilidade e garantia da presença de uma pessoa responsável por turma. Para que isto seja possível, e devido à escassez de recursos humanos presentes, a solução temporária passa pelo reforço da equipa de voluntários que possa estar presente nas refeições.

5. No que diz respeito aos aspetos nutricionais da ementa, aguardamos, a reunião de 8 de janeiro com o Senhor Vereador Paulo Machado para uma troca de ideias sobre este e outros assuntos expostos pela APEESF.

Em conclusão:
- reforça-se a garantia de que a alimentação é suficiente e que é bem confecionada.
- aguarda-se a reunião com o município para esclarecer as questões da ementa.
- é urgente a necessidade de recursos voluntários que possam ajudar na distribuição das refeições por forma a garantir um adulto por mesa.

Outro dos temas abordados, diz respeito ao comportamento das crianças no refeitório. É unânime a constatação de que esse comportamento em nada tem ajudado o trabalho dos envolvidos, nem contribuído para que os nossos educandos vivam a altura da refeição com a paz e sossego que deveria ter. 
Esta situação é de extrema importância, e cabe a nós, Pais e Encarregados de Educaçãosensibilizar as crianças para que, quando estiverem no refeitório - e não só - devem respeitar os adultos presentes e cumprir as regras.

Para o bem de todos e que estas situações sejam passageiras, agradecemos a colaboração dos Pais e Encarregados de Educação porque, só em conjunto com todos os intervenientes, faremos uma escola melhor para os nossos filhos!

Um Bem-haja a todos.
João Caldas


Sem comentários:

Enviar um comentário