quinta-feira, 23 de maio de 2013

Solicitação de esclarecimento aos Pais sobre questões sob análise.

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 23 de Maio de 2013 às 15:32
Assunto: Fwd: Solicitação de esclarecimento aos Pais sobre questões sob análise.
Para: gap@cm-alcochete.pt, "vereador.pm" <vereador.pm@cm-alcochete.pt>, Conselho Executivo <c.executivo@esalcochete.eu>, geral@cm-alcochete.pt
Cc: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>, Agrupamento <vpaealcochete@gmail.com>, Rui Massa <coordenadoreb1sfrancisco@gmail.com>, igec@igec.mec.pt, gabinete.seeae@mec.gov.pt, igfinancas@igf.min-financas.pt, anmp@anmp.pt, rosa.freitas@arslvt.min-saude.pt, DRELVT - Director <info.director@drelvt.min-edu.pt>, FERSAP <fersap@fersap.pt>



Exmos(as) Senhores(as),

Somos a expor, mais uma vez, o tema da proteção de sol e calor na EB1/JI de de S. Francisco.
Este assunto, está colocado desde janeiro de 2012, altura em que a referida escola foi inaugurada.

Contudo, apesar das necessidades já elencadas inúmeras vezes, com a apresentação de alternativas em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação de S. Francisco, que passavam pela colocação de cortinas, películas, tecidos, etc... e até proteção natural com árvores, o município de Alcochete sempre prorrogou esta intervenção, apesar de já terem retirado medidas das janelas e prometido a respetiva colocação.

Neste momento, estamos com situações graves de crianças que, expostas ao sol e ao calor durante o período do dia em que a incidência é mais violenta, sangram do nariz, sentem-se mal e os próprios professores relatam problemas respiratórios devido à falta de ventilação da infra-estrutura.

Por outro lado, curiosamente, no mesmo Centro Escolar, foi inaugurada uma biblioteca, para a qual foi providenciada a respetiva proteção solar nas janelas cuja incidência de sol é diminuta ou nula. 

Está a APEESF, neste momento, a receber orçamentos de empresas que colocam películas nas janelas que reduzem a intensidade do sol em quase 90%. Acontece que este orçamento, de cerca de 3.000,00€, é demasiado elevado para ser suportado pela APEESF.

Acrescento que sempre foi transmitido pelo Município, quer através do Senhor Vereador da Educação quer através do Senhor Chefe de Divisão de Educação, a disponibilidade de verbas para a colocação das necessárias proteções que, não sendo decerto deste nível, satisfaziam as necessidades.
Portanto, não estamos a solicitar nada que não esteja já previsto.

Por outro lado, considera-se que a ausência, quer de respostas aos pedidos de informação, quer de intervenções na escola, comparando com a intervenção na biblioteca escolar e comunitária, demonstra alguma desresponsabilização para com as crianças da escola que são realmente os que justificam a existência destas estruturas.

Assim sendo, na perspetiva da boa gestão dos espaços e da co-responsabilização do Agrupamento por um lado e das responsabilidades e promessas do Município por outro, é imperioso uma tomada de posição das entidades públicas gestoras deste espaço em prol do supremo interesse das crianças e do seu bem-estar tendo em vista o inerente sucesso escolar.

ESTE APELO transforma-se, agora numa exigência do assumir de responsabilidades.
Digam claramente se podem ou não responder às necessidades elencadas e. se não. deixem quem consegue, fazê-lo.

Aguardamos até final da presente semana uma tomada de posição sobre a colocação de uma qualquer proteção nas janelas.

Cumprimentos
João Caldas

--
Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco
http://apeesfrancisco.blogspot.com/

Email:
 apeesf@gmail.com
Facebook:
 Apee São Francisco Apeesf

1 comentário:

  1. É lamentável esta situação... o bem estar das crianças pelos vistos não é o mais importante!!!

    ResponderEliminar