sexta-feira, 15 de junho de 2012

Candidatura projecto "Crescer a Sorrir" - Fundação Gulbenkian



Venho por este meio partilhar a nossa candidatura á Fundação Gulbenkian para um projecto na área da saúde:


Data: 14 de Junho de 2012 20:30
Assunto: Candidatura MyFile



A sua candidatura foi criada com sucesso!
O número atribuído ao seu processo é 125835


Antes demais, gostaríamos de agradecer á Anabela Lopes ( Nutrihelp ), pois elaborou toda a estruturação deste importantíssimo  projecto.

Este projecto terá como dinamizador a Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco, e de modo a criar massa critica para um projecto desta dimensão, contemplamos o universo da  E. B. 1 n.º 2 de Alcochete e a E. B. 2,3 El-Rei D. Manuel I , perfazendo assim um total de 750 alunos.

De forma a contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças, considera-se que as questões relacionadas com a qualidade de vida das mesmas deverão ser debatida e estudada para que, em Portugal, os profissionais envolvidos proporcionem uma assistência adequada, satisfazendo as necessidades de saúde, nomeadamente, as referentes à nutrição e à saúde oral.

A realização do projeto em apreço consiste, para além de, promover um conjunto de comportamentos que reforcem a prática de hábitos alimentares e de higiene oral saudáveis num grupo de crianças (n=430), dos 5 aos 10 anos, em relacionar o estado nutricional das crianças com o respectivo estado de saúde oral.
A metodologia a utilizar consistirá na avaliação do estado nutricional e oral das crianças, seguindo-se uma componente de sensibilização para hábitos alimentares saudáveis, bem como para uma escovagem eficaz.
Prevê-se no final do projeto ter uma melhoria dos comportamentos/hábitos das crianças e familiares sobre alimentação e sobre práticas de higiene oral. Aumentar o consumo de hortofrutícolas, diminuir o consumo de alimentos açucarados, ricos em gordura e sal, diminuir o consumo de refrigerantes, incentivar o consumo de sopa e saladas às refeições, implementar a prática de escovagem após o almoço e reduzir o índice de placa bacteriana, através de uma escovagem eficaz.

Assim, os resultados deste estudo, além de possibilitarem uma maior compreensão sobre a influência do estado nutricional na saúde oral das crianças, poderão servir de base para a orientação da construção de políticas em saúde e nutrição e para a elaboração de estratégias que visem a melhoria da qualidade de vida das crianças.

Os objectivos gerais são os seguintes:
  1. Analisar a influência do estado nutricional na saúde oral das crianças.
  2. Avaliar os conhecimentos sobre saúde oral e alimentação e o seu impacto na qualidade de vida das crianças.
  3. Alterar comportamentos e hábitos nas crianças e nos respectivos familiares relativamente ao tipo de alimentação e às práticas de higiene oral.
  4. Prestar cuidados individualizados através de consultas de nutrição às crianças com excesso de peso / obesidade.
  5. Reduzir o consumo/disponibilidade de alimentos pouco saudáveis (alimentos açucarados, fornecedores de gordura e sal) durante os lanches.
  6. Promover o aumento do consumo de hortofrutícolas, pelo menos 400g/dia.
  7. Melhorar os hábitos e eficácia da escovagem de modo a reduzir a placa bacteriana.
  8. Implementar a escovagem dos dentes após a refeição do almoço.
  9. Reforçar as competências dos profissionais das instituições escolares para agirem em favor da saúde individual e colectiva, a nível da melhoria da saúde oral e do estado nutricional.
Redação do relatório e divulgação dos resultados
Pretende-se que os resultados sejam divulgados em conferências/seminários, rádio local e jornais do concelho, bem como através de revistas de arbitragem científica e da edição do relatório de Actividade Final.

O início do presente projeto está previsto em setembro de 2012 e a sua conclusão em setembro de 2014.

Vamos fazer figas para que a candidatura seja aceite :)

Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio


Sem comentários:

Enviar um comentário