sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Reunião entre a APEESF e o Municipio


S. Francisco, 18 de Outubro de 2012

18 Outubro CESF – Inicio 18h / Termo 19h30

Participantes:
APEESF: Orlando Rubio
                 João Caldas
                 Ernesto Pinto
Municipio:    Vereador Paulo Machado
                        Sérgio Correia

Temas da reunião
1.     O projecto desportivo ( Projecto Desportivo ), qual é a situação definitiva sobre a cedência dos espaços ou não?
O vereador indicou que o espaço polidesportivo estará disponível para as nossas actividades ás 3ª e 5ª feiras entre as 17h30 e as 19h. Estará disponível uma sala entre as 15h e as 19h para as actividades do CRAM. Posteriormente serão assinados protocolos tripartidos entre os parceiros das actividades, a APEESF e o município de modo a efectuar o enquadramento correcto das actividades.
Iremos definir os horários em articulação com a responsável das AEC’s e o coordenador do CESF.

2.     Implementação do campo desportivo doado pela Mondo.
O município irá indicar a data de remoção das 3 árvores para instalação posterior do recinto desportivo doado pela Mondo.

3.     Linha Telefónica?
Estando já numero atribuído, a efectivação da ligação estará para se concretizar nos próximos dias. Seremos informados da sua concretização.

4.     Ponto de situação nas obras exteriores e correcta sinalização.
Solicitamos que as obras no exterior seja terminadas, pois ainda se encontram zonas inacabadas que oferecem alguns perigos ás famílias que diariamente se deslocam á escola. Igualmente abordamos o tema da sinalização diminuta e eventualmente a tomada de algumas medidas que possam mitigar o problema da velocidade excessiva na área da escola (semáforos de controlo de velocidade, bandas sonoras, etc).
O vereador indicou que o município ao abrigo de um estudo de trafego no Concelho irá proceder a medidas que tenham em vista o problema na sua globalidade.
Alertamos para a celeridade no universo específico da escola.

5.     A situação da qualidade do ar nas salas e a excessiva luminosidade sem a adequada protecção.
Neste momento, por dificuldades de articular uma solução que envolva todas as entidades com responsabilidade no tema, ainda não foi possível resolver a questão do equipamento que faz a gestão da climatização e respectivo controlo da qualidade do ar.
Ficamos com a informação que nos próximos dias estarão reunidas as condições para que essas entidades possam articular o início do funcionamento desta solução.
O município irá informar do mesmo.
Igualmente, para a incidência directa do sol nas janelas, identificou-se com solução a colocação de cortinas/estores. O município está ou irá estar em processo de aquisição. Indicamos que em caso de dificuldades na questão, que envolva a APEESF de modo a efectivarmos uma solução para esta questão.

6.     Partilhamos a nossa preocupação com a situação das condições do refeitório:
o    Défice no numero de talheres e loiça face ao actual numero de crianças, que leva a partir de um determinado ponto que as auxiliares de cozinha descuram a atenção no serviço directo ás crianças para lavar a loiça de modo a que o segundo turno de crianças tenha utensílios.
o    O elevado numero de crianças de menor idade ( 5 e 6 anos) obriga a um maior acompanhamento por parte dos profissionais. Tanto em número como em qualidade.
o    A morosidade excessiva do empratamento e respectivo serviço de distribuição pelas crianças acarretam os seguintes problemas:
§  O atraso da comida ás crianças leva a que aquelas de menor “desembaraço” a comer não tenham tempo de comer tudo, que durante o tempo de espera se dispersem levando o ruido e comportamento menos apropriado se propaguem por todo o refeitório, dando origem á consequente propagação a todos os grupos em espera.
  Nesta questão, o município partilhou a mesma preocupação. Irá tentar resolver a questão de deficit de pratos, talheres, tabuleiros e cadeiras. Alertamos para nos envolver em caso de dificuldades.
Igualmente, a metodologia operacional na logística dos almoços, deverá ser revista de modo a diminuir os tempos de espera por parte das crianças, o que tem originado alguns dissabores de comportamento e vicissitudes como falta de tempo para o consumo da totalidade da refeição, comida fria, etc….
O vereador acedeu a que um conjunto de voluntários de encarregados de educação possa auxiliar as refeições, articulando-se com a gestão do refeitório.
A APEESF irá validar a constituição desse grupo e articular com o município.



Agradecemos a atenção e a colaboração dispensada por parte do vereador Paulo Machado.

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

Sem comentários:

Enviar um comentário