Um estudo realizado no âmbito do Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) mostra que o envolvimento dos pais na educação é fundamental para o sucesso das crianças durante os seus anos escolares.
A primeira palavra simples de um pai para o bebé abre o mundo da linguagem para a criança e define a criança no caminho da exploração e descoberta. Quando a escolaridade formal começa, muitos pais acreditam que seu papel como educadores acabou. Mas a educação é uma responsabilidade partilhada por pais, escolas, professores e diversas instituições na economia e na sociedade. Novas descobertas no âmbito do Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) mostram que o envolvimento dos pais na educação é fundamental para o sucesso das crianças durante os seus anos escolares e além.
O relatório da OCDE, intitulado Vamos ler-lhes uma história! O Fator Pais na Educação,analisa se e como a participação dos pais está relacionada com a proficiência dos seus filhos no prazer da leitura - e se também oferece conforto para os pais que estão preocupados porque não têm tempo ou os conhecimentos académicos necessários para ajudar os seus filhos a ter sucesso na escola. Muitos tipos de envolvimento dos pais que estão associados a um melhor desempenho do aluno no PISA requerem relativamente pouco tempo e nenhum conhecimento especializado. O que conta é genuíno interesse e participação ativa.O relatório é composto por cinco capítulos:
O relatório da OCDE, intitulado Vamos ler-lhes uma história! O Fator Pais na Educação,analisa se e como a participação dos pais está relacionada com a proficiência dos seus filhos no prazer da leitura - e se também oferece conforto para os pais que estão preocupados porque não têm tempo ou os conhecimentos académicos necessários para ajudar os seus filhos a ter sucesso na escola. Muitos tipos de envolvimento dos pais que estão associados a um melhor desempenho do aluno no PISA requerem relativamente pouco tempo e nenhum conhecimento especializado. O que conta é genuíno interesse e participação ativa.O relatório é composto por cinco capítulos:
Envolva-se!
Este capítulo discute como os benefícios de envolvimento dos pais, e as formas de participação dos filhos, podem ser mais benéficos do que outros.
Leia a seus filhos uma história
O envolvimento dos pais na educação de uma criança deve começar no nascimento - e nunca parar. Este capítulo mostra como contar histórias ou lendo livros para crianças quando elas são muito jovens está fortemente relacionada à forma como leem e quanto elas gostam de ler mais tarde.
Converse com seus filhos sobre o mundo ao seu redor
As crianças mais velhas beneficiam de envolvimento dos pais também. Este capítulo discute como falar de questões sociais e políticas, ou sobre livros, filmes e programas de televisão com os filhos adolescentes está relacionada num melhor desempenho de leitura na escola.
Envolva-se na Escola, porque Você Quer, não porque Tem Que Ser
Quando os pais ocupam tempo para reunir com os professores de seus filhos, ou quando são voluntários em atividades na escola (como participar nas associações de pais), eles mostram os seus filhos que valorizam a escola e a educação. Este capítulo examina algumas das maneiras que os pais ocupados podem ser envolvidos em atividades escolares e enfatiza que os pais e professores não devem esperar para conhecer o outro.
Mostre a seus filhos que você também valoriza a leitura Crianças, até as mais velhas, embora possam não querer admiti-lo, olham para os seus pais como modelos. Este capítulo explora como as crianças cujos pais têm atitudes mais positivas em relação à leitura são melhores em leitura e gostam de ler mais.
O mais importante: O relatório mostra aos pais que nunca é cedo demais - e nunca é tarde demais - para se envolver na educação dos seus filhos.
O relatório e o guia para pais e professores está disponível neste link: http://www.oecd.org/pisa/
IDEA - Investigação de Dificuldades para a Evolução na Aprendizagem
Sem comentários:
Enviar um comentário