segunda-feira, 1 de abril de 2013

Horário da Biblioteca Escolar !!!!!!!!

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Joao Caldas <caljoao@gmail.com>
Data: 31 de Março de 2013 à13 23:20
Assunto: Horário da Biblioteca Escolar
Para: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>



Exmo Senhor Chefe de Divisão da Educação da CMA, dr. Sérgio Correia
Exma Senhora VP da CAP, Prof.ª Augusta

Constatámos, através do artigo do jornal In ALcochete, que o horário de abertura à comunidade da Biblioteca Escolar que irá ser inaugurada dia 2 de abril às 18h30, é às 15h30.

Devido ao apelo, desde quinta-feira, de inúmeros Pais e Encarregados de Educação, não queremos deixar de manifestar a grande preocupação com este horário uma vez que levanta questões de segurança e de higiene no espaço escolar.
De referir que:
1. no período em que se propõem abrir as portas da Biblioteca Escolar à comunidade em geral, estão a decorrer as AEC's (até às 17h15), e as crianças circulam pelo espaço quer acompanhadas quer sozinhas para além de os professores poderem necessitar de usar este espaço;
2. por outro lado está colocada em causa a higiene dos wc dado que podem vir a ser usadas, simultaneamente, por pessoas adultas externas à escola e crianças do estabelecimento, isto porque, efetivamente, o wc mais próximo é o das crianças.

Sensibilizamos para o facto de, no âmbito da higiene e limpeza do espaço escolar, a própria APEESF incrementa, muitas vezes, equipamentos e materiais em falta na escola. 

Pelo exposto, apelamos à atenção deste tema que vai fragilizar a segurança das crianças e a higiene do espaço escolar.
Acreditamos que esta decisão:
1. deve ter sido alvo de estudos e simulações para salvaguardar a segurança das crianças e a higiene do espaço contíguo à Biblioteca Escolar (incluindo os wc's);
2. devem ter sido questionados a CAP do AEA, o coordenador, os professores e auxiliares que diariamente tratam da segurança e limpeza do espaço escolar;
3. etc...

Apesar da segurança que possa vir a ser garantida e da inquestionável competência e dedicação dos intervenientes, existe sempre a possibilidade de falhas e este horário vai, certamente, viabilizar a possível ocorrência de incidentes.

Os melhores cumprimentos,
João Carlos Caldas


Sem comentários:

Enviar um comentário