quinta-feira, 4 de abril de 2013

Questão á APEESF


De: Angela Azevedo
Data: 2 de Abril de 2013 à39 15:38
Assunto: Re: Aquisição de equipamentos de Limpeza para a Escola
Para: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>

Boa tarde,

Ainda bem que podem ajudar no bom funcionamento da escola, apesar desta situação me causar algum mau estar, pelo facto Câmara, mais uma vez, não estar à altura das suas responsabilidades...

Gostava de aproveitar a oportunidade para lembrar uma questão que me preocupa bastante, que é o facto de ainda não haver estores/cortinas nas salas de aulas. A minha filha foi uma das que sofreu no início do ano lectivo, a ter aulas de chapéu na cabeça e em condições complicadas devido ao calor excessivo e a estar uma manhã inteira ao sol.

O tempo está a aquecer e, mais dia menos dia, vamos voltar à mesma situação do início do ano lectivo: a professora a ter de colocar toda a turma numa parte da sala, os alunos a irem constatemente à casa de banho para se refrescarem, para não falar no mal que faz a uma criança estar exposta ao sol através do vidro.

Agradecia que a Associação, mais uma vez, tentasse saber junto da Câmara qual a solução que vão arranjar para este problema e se está para breve.

Eu mantenho a minha posição, que de resto foi a de muitos encarregados de educação no início do ano lectivo, de estar disposta a ajudar numa solução provisória. Assim a Câmara nos conceda esse direito...

Outro assunto, tem a ver com a alimentação, mais propriamente com a quantidade servida à hora de almoço. `Nen sempre este problema se coloca, mas sempre que a refeição é rissóis, a escola serve 1 rissol a cada criança... Para mim, e penso que para a maioria das pessoas, 1 rissol é petisco, não é refeição...

Mais uma vez obrigada pela vossa proactividade.

Cumprimentos,
Angela Azevedo

_______________________________________________________

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 4 de Abril de 2013 à51 11:24
Assunto: Fwd: Aquisição de equipamentos de Limpeza para a Escola

Cara Ângela;
Não podemos estar mais de acordo com a sua opinião. De facto é recorrente como o município tem sido "irresponsavelmente distraído" em alguns pontos de irrefutável responsabilidade sua.

Existem a opinião de alguns pais que nestes temas não deveríamos não intervir de modo a não branquear este comportamento e desta forma mitigarmos esta falta de responsabilidade, mas o colmatar destas situações em prol do bem estar das nossas crianças, leva-nos a agir assim.

Dou como exemplo a questão da incidência excessiva de luz nas salas do 1º piso do 1º ciclo e do Pré.
Este tema era da máxima urgência, pois o desconforto provocado nas crianças é extremo, e foi prontamente identificado logo no inicio do ano:

O problema da demasiada incidência de luz nas salas de aula, já tem solução ( falou-se em cortinas). Caso não tenham ainda definido uma solução, podemos intervir? )

De facto, qual não foi o meu espanto quando no dia da inauguração da Biblioteca Escolar ( que por si também apresenta questões de preocupação - http://apeesfrancisco.blogspot.pt/2013/04/horario-da-biblioteca-escolar.html ) identifico que para a inauguração e para fazer "pendant" com a "efeméride e com o beberete", que arrastou todos os notáveis do concelho, se colocou protecções para o sol, no referido espaço (biblioteca), enquanto os espaços das salas de aula continuam imaculados deste tipo de equipamentos. 
Não deixei de transmitir o meu desagrado ao vereador Paulo Machado, ao qual apenas garantiu que o processo será tratado em tempo oportuno...

Aliás, este timing preocupa-nos, pois se em temas que as mais-valias para a escola e as crianças não dependem da quaisquer ónus financeiro do município se arrastam como o exemplo:


Nos temas que essa pendência se faz sentir, o prazo de resposta preocupamos severamente.

Quanto ao tema da alimentação, no que diz respeito á quantidade, de facto essa preocupação no nosso entender não se faz sentir. Nesse campo, a responsabilidade do município tem sido exemplar e temos garantido essa "vigilância" com a presença de algumas voluntárias.
Poderemos é eventualmente "discutir" a logística ou os procedimentos de serviço dos almoços se serão os mais adequados e rápidos para servir almoços a cerca de 300 crianças. Mas mesmo nesse tema, temos tido uma colaboração muita aberta e colaborativa por parte do município.
Em resumo, não se preocupe nessa questão (até á data) relativamente ás crianças.

Cumprimentos
Orlando Rubio

Sem comentários:

Enviar um comentário