sábado, 6 de agosto de 2011

Comunicado

Alcochete, 27 de Julho de 2011

Exmos. Senhores,

A FAPEECA vem por este meio comunicar o seguinte:

1. Ontem, dia 26 de Julho de 2011, pelas 21h30, nas instalações da EB 2,3, El Rei D. Manuel I, em Alcochete, realizou-se uma Assembleia Extraordinária da FAPEECA, que tinha como ordem de trabalhos os seguintes pontos:
PONTO UM - FAPEECA como entidade promotora das AEC para o ano lectivo de 2011/2012
PONTO DOIS - Entidade promotora e projecto único para todas as escolas do concelho de Alcochete
PONTO TRÊS - Modelo das AEC a adoptar no ano lectivo de 2011/2012
Estiveram representadas as APEE do Samouco, do Valbom, do Monte Novo, da Restauração e da EB 2,3 El Rei D. Manuel I. Esteve igualmente presente a APEE de São Francisco, que apesar de ainda não integrar os Órgãos Sociais da FAPEECA, foi convidada a participar no debate.

Todas as APEE presentes apresentaram a sua opinião e respectiva argumentação, relativamente a todos os pontos da ordem de trabalhos supra referida.

A APEE da Restauração apresentou igualmente o resultado de um inquérito feito a quarenta (40) pais e encarregados de educação (EE) de meninos que frequentam simultaneamente as AEC e a CAF. O referido inquérito foi realizado já em período de férias lectivas e tinha como objectivo auscultar a opinião dos pais e EE relativamente ao modelo das AEC no ano lectivo 2010/2011 e anos anteriores, no ano lectivo que agora termina e qual o modelo a adoptar no próximo ano lectivo.

De referir que o resultado do inquérito mostra que a maioria dos inquiridos prefere uma separação das actividades das AEC por áreas e por faixa etária.

2. Do debate efectuado entre todas as APEE presentes foi deliberado por unanimidade e com o parecer positivo da APEE de São Francisco o seguinte:
i) A FAPEECA será a entidade promotora das AEC em todo o concelho de Alcochete
ii) O modelo das AEC a implementar seguirá  as linhas orientadoras preconizadas pelo projecto apresentado pela empresa "Espalha ideias"
iii) A entidade escolhida para dinamizar o projecto foi a AIPD, associação sem fins lucrativos e sediada no concelho de Alcochete
iv) O Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete (AVEA) será, por imperativos normativos, o parceiro na área pedagógica (avaliação pedagógica, avaliação curricular dos docentes, interligação do projecto de escola/professores titulares de turma/professores das AEC
v) A Câmara Municipal de Alcochete será o parceiro na área da logística.

3. No mais breve espaço de tempo possível a FAPEECA apresentará o projecto ao AVEA.


Neste contexto, e face ao atrás exposto, comunicamos a nossa indisponibilidade para renovar o acordo de parceria com a Fundação João Gonçalves Júnior, como entidade dinamizadora das AEC para o ano lectivo de 2011/2012."

Pela Direcção da FAPEECA
Sylvie Dias Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário