Se, para as crianças, o regresso às aulas e os meses que o seguem são períodos marcantes, para os pais não o será menos.
Uma participação activa na vida escolar do seu filho (que se deve manter ao longo de todo o ano lectivo) é fundamental para estar a par do trabalho desenvolvido por ele e da forma como se socializa.
«Quando o for levar e buscar à escola, converse com os colegas dela e faça-lhes perguntas sobre o dia, dando assim à criança o modelo para conhecer o outro».
A integração na escola
A melhor maneira de perceber se o seu filho se está a adaptar bem à escola é observá-lo. Se se sente triste ou deprimido, se está a aprender de forma adequada (a proximidade com o professor é importante), se existem problemas de comportamento na escola, se demonstra interesse e aparenta motivação.
«No caso de a criança revelar mal-estar ou se tiver problemas na aprendizagem ou comportamento deve procurar o pediatra ou marcar uma consulta de Psicologia de Desenvolvimento», recomenda Mónica Pinto.
Os TPC
Em casa, é indispensável cumprir uma rotina de estudos. «O número de horas por dia vai depender do trabalho que for feito na escola e do tempo disponível. Mas se a criança acabar as aulas cedo, uma hora é suficiente», refere a pediatra.
Ao fim-de-semana, os pais estão mais disponíveis e poderão ajustar o que não foi possível realizar durante a semana, isto sem esquecer, como refere a pediatra, que «é importante que a criança tenha tempo para tudo!», alerta.
Em relação ao estudo acompanhado, a especialista defende que os pais devem ajudar nos primeiros anos, mas, sublinha, «isso não significa fazer os trabalhos por eles, mas apoiar e esclarecer as suas dúvidas».
Actividades extracurriculares
De acordo com Nelson Lima, neuropsicólogo, entre os cinco e os dez anos, é importante que a criança se envolva em actividades nas quais se sinta mais feliz e enquadrada, pondo de parte outras que não se justifiquem, até porque o tempo livre escasseia.
Nesta fase, afirma o especialista, «é útil mantê-la próxima do mundo criativo das artes, especialmente das disciplinas que a atraem mais, como pintura, escultura, escrita criativa...»
Como devem os pais organizar o "regresso às aulas" com os filhos, de modo a diminuir o stresse e a ansiedade desses dias?
O regresso às aulas, pela experiência que registo e observo, é um período de dinâmica atividade. É possível que as crianças na escola partilhem mais novidades da última semana, voltem a contar pessoalmente aquelas "estórias" que já contaram por sms ou facebook do que fizeram ou aconteceu nas férias, vejam o que os amigos têm de novo, peçam mais material escolar, mostrem alguma "renitência" nalgum dia em voltar àquela rotina e se levantarem "à hora" para se despacharem para a escola, ... Além disso, podem haver ajustes a diferentes horários de aulas, talvez pequenas alterações na deslocação para a escola. Ora, acredito que o stresse e a ansiedade, como qualquer outro estado emocional - tranquilidade, alegria, dependem da forma como se está a usar o corpo naquele momento e dos pensamentos que se tem. Assim, para diminuir ou mesmo anular estados emocionais indesejados nalgum momento, será mais útil para si quando alterar um pouco a sua postura nesse momento e mudar o pensamento que possa estar a ter.
O regresso às aulas, pela experiência que registo e observo, é um período de dinâmica atividade. É possível que as crianças na escola partilhem mais novidades da última semana, voltem a contar pessoalmente aquelas "estórias" que já contaram por sms ou facebook do que fizeram ou aconteceu nas férias, vejam o que os amigos têm de novo, peçam mais material escolar, mostrem alguma "renitência" nalgum dia em voltar àquela rotina e se levantarem "à hora" para se despacharem para a escola, ... Além disso, podem haver ajustes a diferentes horários de aulas, talvez pequenas alterações na deslocação para a escola. Ora, acredito que o stresse e a ansiedade, como qualquer outro estado emocional - tranquilidade, alegria, dependem da forma como se está a usar o corpo naquele momento e dos pensamentos que se tem. Assim, para diminuir ou mesmo anular estados emocionais indesejados nalgum momento, será mais útil para si quando alterar um pouco a sua postura nesse momento e mudar o pensamento que possa estar a ter.
Como assim?
Por exemplo: imagine que quer planear a próxima semana, a hora a que sai de casa, o que tem que fazer antes disso, para chegar ao seu trabalho e ainda não sabe o horário que a criança vai ter. De que lhe vale pensar nisso agora? Ou ligar 2 vezes por dia para a escola para saber se já saíram os horários? Relaxe. Foque-se no que depende de si. Previna no trabalho que ainda não sabe os novos horários e que logo que saiba vai adequar a sua acção para chegar a horas, pedindo 10-15 minutos nos primeiros dias para se habituar ao diferente trajecto/trânsito/... Faça uma checklist com a família, com a criança também, sobre o que é útil e bom que esteja pronto ou tenham preparado para o início das aulas. Esta ajudará a ter maior percepção de controlo sobre o que fazer para a rentreé escolar. Afixe a lista no frigorífico. A cada tarefa da lista que seja realizada, faça um "visto" e agradeça por já estar feita! Pode até celebrar com a família (por exemplo um lanche especial em casa todos juntos) e siga para a seguinte! Mantenha apenas 2 a 3 tarefas em mente a cada momento. Peça ajuda, encontre quem a possa ajudar e distribua tarefas da lista pela família e por quem possa ajudar.
Por exemplo: imagine que quer planear a próxima semana, a hora a que sai de casa, o que tem que fazer antes disso, para chegar ao seu trabalho e ainda não sabe o horário que a criança vai ter. De que lhe vale pensar nisso agora? Ou ligar 2 vezes por dia para a escola para saber se já saíram os horários? Relaxe. Foque-se no que depende de si. Previna no trabalho que ainda não sabe os novos horários e que logo que saiba vai adequar a sua acção para chegar a horas, pedindo 10-15 minutos nos primeiros dias para se habituar ao diferente trajecto/trânsito/... Faça uma checklist com a família, com a criança também, sobre o que é útil e bom que esteja pronto ou tenham preparado para o início das aulas. Esta ajudará a ter maior percepção de controlo sobre o que fazer para a rentreé escolar. Afixe a lista no frigorífico. A cada tarefa da lista que seja realizada, faça um "visto" e agradeça por já estar feita! Pode até celebrar com a família (por exemplo um lanche especial em casa todos juntos) e siga para a seguinte! Mantenha apenas 2 a 3 tarefas em mente a cada momento. Peça ajuda, encontre quem a possa ajudar e distribua tarefas da lista pela família e por quem possa ajudar.
Que cuidados deve ter-se com os que entram para o 1º ano?
Posso imaginar que "o primeiro dia" de escola possa ser bastante diferente de outros dias. Não me recordo de todo o meu "primeiro dia" de escola mas creio lembrar-me de alguns momentos.. Assim poderá também o leitor lembrar-se como foi consigo. O que aconteceu de muito bom naquele primeiro dia e nos primeiros tempos do 1º ano e eventualmente o que sentiu ser mais desafiante naquela altura. Ora, sabendo que a sua criança, mesmo com as semelhanças que possa ter consigo, é diferente de si e pode percepcionar a situação de forma diferente, coloque-se no lugar dela, com a idade dela, com os amigos que ela tem, quais a vão acompanhar para o 1º ano, como ela pensa, com a informação que ela tem (ou não) sobre o que é o 1º ano, a nova escola, ... Na posição da sua criança, responda: o que gostaria eu de saber? Como gostaria de me sentir? O que me faria sentir preparada, à vontade para isto do 1º ano? Muito bem. Volte agora à sua posição. Então, como pode ajudar a integração da criança no 1º ano? Poderá talvez fazer sentido dar mais 10, 20, 30 minutos extra de total atenção ao fim do dia para escutar a criança sobre o que aprendeu de novo, o que foi muito bom, quem conheceu naquele dia, fazendo-lhe companhia no TPC que ela tenha para fazer... Acredito que será tão mais fácil quanto antes for falando com a criança sobre as coisas muito boas que ela vai encontrar, conhecer, fazer, sobre como foram os bons momentos dos pais no 1º ano, e descansando-a e assegurando que vai "estar lá" para ela se ela se sentir menos bem nalgum dia neste novo 1º ano.
Posso imaginar que "o primeiro dia" de escola possa ser bastante diferente de outros dias. Não me recordo de todo o meu "primeiro dia" de escola mas creio lembrar-me de alguns momentos.. Assim poderá também o leitor lembrar-se como foi consigo. O que aconteceu de muito bom naquele primeiro dia e nos primeiros tempos do 1º ano e eventualmente o que sentiu ser mais desafiante naquela altura. Ora, sabendo que a sua criança, mesmo com as semelhanças que possa ter consigo, é diferente de si e pode percepcionar a situação de forma diferente, coloque-se no lugar dela, com a idade dela, com os amigos que ela tem, quais a vão acompanhar para o 1º ano, como ela pensa, com a informação que ela tem (ou não) sobre o que é o 1º ano, a nova escola, ... Na posição da sua criança, responda: o que gostaria eu de saber? Como gostaria de me sentir? O que me faria sentir preparada, à vontade para isto do 1º ano? Muito bem. Volte agora à sua posição. Então, como pode ajudar a integração da criança no 1º ano? Poderá talvez fazer sentido dar mais 10, 20, 30 minutos extra de total atenção ao fim do dia para escutar a criança sobre o que aprendeu de novo, o que foi muito bom, quem conheceu naquele dia, fazendo-lhe companhia no TPC que ela tenha para fazer... Acredito que será tão mais fácil quanto antes for falando com a criança sobre as coisas muito boas que ela vai encontrar, conhecer, fazer, sobre como foram os bons momentos dos pais no 1º ano, e descansando-a e assegurando que vai "estar lá" para ela se ela se sentir menos bem nalgum dia neste novo 1º ano.
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