quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Estratégias para a escola



Se, para as crianças, o regresso às aulas e os meses que o seguem são períodos marcantes, para os pais não o será menos.
Uma participação activa na vida escolar do seu filho (que se deve manter ao longo de todo o ano lectivo) é fundamental para estar a par do trabalho desenvolvido por ele e da forma como se socializa.
«Quando o for levar e buscar à escola, converse com os colegas dela e faça-lhes perguntas sobre o dia, dando assim à criança o modelo para conhecer o outro».
A integração na escola
A melhor maneira de perceber se o seu filho se está a adaptar bem à escola é observá-lo. Se se sente triste ou deprimido, se está a aprender de forma adequada (a proximidade com o professor é importante), se existem problemas de comportamento na escola, se demonstra interesse e aparenta motivação.
«No caso de a criança revelar mal-estar ou se tiver problemas na aprendizagem ou comportamento deve procurar o pediatra ou marcar uma consulta de Psicologia de Desenvolvimento», recomenda Mónica Pinto.
Os TPC
Em casa, é indispensável cumprir uma rotina de estudos. «O número de horas por dia vai depender do trabalho que for feito na escola e do tempo disponível. Mas se a criança acabar as aulas cedo, uma hora é suficiente», refere a pediatra.
Ao fim-de-semana, os pais estão mais disponíveis e poderão ajustar o que não foi possível realizar durante a semana, isto sem esquecer, como refere a pediatra, que «é importante que a criança tenha tempo para tudo!», alerta.
Em relação ao estudo acompanhado, a especialista defende que os pais devem ajudar nos primeiros anos, mas, sublinha, «isso não significa fazer os trabalhos por eles, mas apoiar e esclarecer as suas dúvidas».
Actividades extracurriculares
De acordo com Nelson Lima, neuropsicólogo, entre os cinco e os dez anos, é importante que a criança se envolva em actividades nas quais se sinta mais feliz e enquadrada, pondo de parte outras que não se justifiquem, até porque o tempo livre escasseia.
Nesta fase, afirma o especialista, «é útil mantê-la próxima do mundo criativo das artes, especialmente das disciplinas que a atraem mais, como pintura, escultura, escrita criativa...» 

Como devem os pais organizar o "regresso às aulas" com os filhos, de modo a diminuir o stresse e a ansiedade desses dias?
O regresso às aulas, pela experiência que registo e observo, é um período de dinâmica atividade. É possível que as crianças na escola partilhem mais novidades da última semana, voltem a contar pessoalmente aquelas "estórias" que já contaram por sms ou facebook do que fizeram ou aconteceu nas férias, vejam o que os amigos têm de novo, peçam mais material escolar, mostrem alguma "renitência" nalgum dia em voltar àquela rotina e se levantarem "à hora" para se despacharem para a escola, ... Além disso, podem haver ajustes a diferentes horários de aulas, talvez pequenas alterações na deslocação para a escola. Ora, acredito que o stresse e a ansiedade, como qualquer outro estado emocional - tranquilidade, alegria, dependem da forma como se está a usar o corpo naquele momento e dos pensamentos que se tem. Assim, para diminuir ou mesmo anular estados emocionais indesejados nalgum momento, será mais útil para si quando alterar um pouco a sua postura nesse momento e mudar o pensamento que possa estar a ter. 

Como assim?
Por exemplo: imagine que quer planear a próxima semana, a hora a que sai de casa, o que tem que fazer antes disso, para chegar ao seu trabalho e ainda não sabe o horário que a criança vai ter. De que lhe vale pensar nisso agora? Ou ligar 2 vezes por dia para a escola para saber se já saíram os horários? Relaxe. Foque-se no que depende de si. Previna no trabalho que ainda não sabe os novos horários e que logo que saiba vai adequar a sua acção para chegar a horas, pedindo 10-15 minutos nos primeiros dias para se habituar ao diferente trajecto/trânsito/... Faça uma checklist com a família, com a criança também, sobre o que é útil e bom que esteja pronto ou tenham preparado para o início das aulas. Esta ajudará a ter maior percepção de controlo sobre o que fazer para a rentreé escolar. Afixe a lista no frigorífico. A cada tarefa da lista que seja realizada, faça um "visto" e agradeça por já estar feita! Pode até celebrar com a família (por exemplo um lanche especial em casa todos juntos) e siga para a seguinte! Mantenha apenas 2 a 3 tarefas em mente a cada momento. Peça ajuda, encontre quem a possa ajudar e distribua tarefas da lista pela família e por quem possa ajudar.
Que cuidados deve ter-se com os que entram para o 1º ano?
Posso imaginar que "o primeiro dia" de escola possa ser bastante diferente de outros dias. Não me recordo de todo o meu "primeiro dia" de escola mas creio lembrar-me de alguns momentos.. Assim poderá também o leitor lembrar-se como foi consigo. O que aconteceu de muito bom naquele primeiro dia e nos primeiros tempos do 1º ano e eventualmente o que sentiu ser mais desafiante naquela altura. Ora, sabendo que a sua criança, mesmo com as semelhanças que possa ter consigo, é diferente de si e pode percepcionar a situação de forma diferente, coloque-se no lugar dela, com a idade dela, com os amigos que ela tem, quais a vão acompanhar para o 1º ano, como ela pensa, com a informação que ela tem (ou não) sobre o que é o 1º ano, a nova escola, ... Na posição da sua criança, responda: o que gostaria eu de saber? Como gostaria de me sentir? O que me faria sentir preparada, à vontade para isto do 1º ano? Muito bem. Volte agora à sua posição. Então, como pode ajudar a integração da criança no 1º ano? Poderá talvez fazer sentido dar mais 10, 20, 30 minutos extra de total atenção ao fim do dia para escutar a criança sobre o que aprendeu de novo, o que foi muito bom, quem conheceu naquele dia, fazendo-lhe companhia no TPC que ela tenha para fazer... Acredito que será tão mais fácil quanto antes for falando com a criança sobre as coisas muito boas que ela vai encontrar, conhecer, fazer, sobre como foram os bons momentos dos pais no 1º ano, e descansando-a e assegurando que vai "estar lá" para ela se ela se sentir menos bem nalgum dia neste novo 1º ano.


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