From: Gab Primeiro Ministro
Date: 30 de Setembro de 2011 16:38:52 WEST
To: Gabinete do Ministro da Educação e Ciência
Cc: "'fapeeca@gmail.com'" <fapeeca@gmail.com>
Subject: RE: PGov: ASSUNTO: COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA (CAF) 2011/2012
Exmo. Senhor
Chefe do Gabinete do
Ministro da Educação e Ciência
Cumpre-me remeter a V. Exa. o e-mail enviado ao Senhor Primeiro Ministro por Fapeeca Federação Associação de Pais e EE Concelho Alcochete.
Situando-se a matéria no âmbito desse Ministério, solicita-se que seja promovida a sua análise, dando conhecimento aos interessados do andamento que ao assunto vier a ser dado.
Com os melhores cumprimentos
Pel’O Chefe do Gabinete
Mafalda Pereira
(Assessora Administrativa)
Gabinete do Primeiro Ministro Rua da Imprensa à Estrela, 4 – 1200-888 Lisboa – Portugal Tel.: (+351) 21 392 35 00 Fax: (+351) 21 395 16 16 ________________________________________________________________ De: fapeeca@gmail.com [mailto: Enviada: domingo, 4 de Setembro de 2011 19:28 Para: Gab Primeiro Ministro Assunto: PGov: ASSUNTO: COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA (CAF) 2011/2012 Mensagem enviada através do Portal do Governo, por: Fapeeca Federação Associação de Pais e EE Concelho Alcochete ASSUNTO: COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA (CAF) 2011/2012 Serve o presente comunicado para vos informar que contrariamente à nossa vontade fomos impedidos de forma drástica, intolerável e inaceitável de utilizar os espaços das escolas do 1º ciclo de escolaridade para desenvolvermos a CAF, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores. Desde há cerca de 15 dias que temos sido hostilizados e pressionados neste sentido. A Câmara Municipal de Alcochete (CMA) afirma que “as associações de pais padecem de estrutura, motivação e competência para implementarem adequadamente um serviço desta natureza”. Esta atitude concretizou-se, ontem, dia 01 de Setembro de 2011, quando, por imposição e intransigência da CMA, o Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete (AVEA) foi obrigado a assinar um acordo com a CMA para a promoção da CAF para este ano letivo de 2011/2012. Salientamos que, tanto a FAPEECA como a APEE da Restauração, equacionaram a hipótese de arranjar espaços alternativos adequados para o desenvolvimento da CAF, mas devido à janela de tempo tardia determinada pelo município e pelo início do ano escolar tal não foi possível. Em prol do benefício das crianças, de forma a que estas não sofram nenhum impacto negativo e porque defendemos uma articulação entre as AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) e a CAF no mesmo espaço escolar, abdicamos, assim, deste nosso direito. Não podemos deixar de questionar esta atitude da CMA. Quais serão as verdadeiras motivações da CMA, entidade idónea, ao decidir em 15 dias promover as atividades da CAF, que já estavam a ser desenvolvidas, asseguradas e planeadas pelas associações de pais? Se a autarquia está disponível a investir dinheiro, porque não fazê-lo noutra área social, quando esta já está a ser assegurada? Porquê só agora este interesse súbito na promoção da CAF, quando este serviço já existia há quatro anos numa escola e há um ano nas outras escolas do concelho, e quando a conjuntura económico-financeira da CMA e do país não é a mais favorável? Esperamos que no próximo dia 5 de Setembro de 2011 a CMA consiga dar uma resposta igual ou de melhor qualidade à das associações de pais. Queremos também salientar que iremos envidar todos os nossos esforços para que a CMA garanta a continuidade de todas as monitoras e a qualidade e tipo de atividades já planeadas pelas associações de pais para este ano letivo. O Conselho Executivo da FAPEECA |
Sem comentários:
Enviar um comentário