segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Comunicado APEESF

Face ao comunicado do município, a APEESF tem por obrigação clarificar o exposto no respectivo comunicado da CMA; contrariando a nossa vontade e planeamento (Julho) de iniciar as Actividades de acordo com o 1º dia de aulas, de modo a permitir um inicio de ano escolar de referencia:

 

Actividades Extra-Curriculares 

Por actividades extra-curriculares costumam designar-se todas as actividades que não estejam inseridas no âmbito curricular e que não têm por isso uma relação directa com as diversas turmas dos diferentes anos escolares. 


Componente de Apoio à Familia (CAF)
 
A Componente de Apoio à Família – CAF – é uma resposta social às crianças e às famílias, prevista no Despacho 14460/08 da Sra. Ministra da Educação, Dra. Maria de Lurdes Rodrigues, que regulamenta as Actividade de Enriquecimento Curricular – AEC – para o 1º Ciclo do Ensino Básico, que reforça a generalização do conceito de escola a tempo inteiro. Assim, refere despacho: 

Ponto 26: “Quando as necessidades das famílias o justifiquem, pode ser oferecida uma Componente de Apoio à Família no 1º Ciclo do Ensino Básico, a assegurar por entidades, como associações de pais, autarquias ou instituições particulares de solidariedade social que promovam este tipo de resposta social, mediante acordo com os agrupamentos de escolas”; 

Ponto 27: “A Componente de Apoio à Família no 1.º ciclo do ensino básico destina-se a assegurar o acompanhamento dos alunos antes e/ou depois das actividades curriculares e de enriquecimento, e ou durante os períodos de interrupção das actividades lectivas”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário