quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Autorização para colocação de rede


No dia 20 de Dezembro de 2012 22:42, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Exmº Sr. Vereador Paulo Machado;

De modo a podermos dinamizar um conjunto de atividades no espaço mezzanine, torna-se necessário arranjar uma solução que garanta a segurança das crianças devido à altura do varandim.
Assim, conscientes das dificuldades de uma intervenção que exija obras ou gastos de verbas elevadas, somos a solicitar a devida autorização para a colocação de uma rede de proteção que acrescente cerca de 1,20m ao tamanho do varandim existente no referido espaço.

Esta solução, não sendo uma obra fixa, permitirá, quando oportuno e necessário, uma intervenção mais adequada/estética.

Aguardamos a devida autorização para proceder à intervenção.




Os melhores cumprimentos,
O Presidente da A.P.E.E.S.F.
João Carlos Caldas

--
Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco
http://apeesfrancisco.blogspot.com/

Email:
 apeesf@gmail.com
Facebook:
 Apee São Francisco Apeesf



Ponto de Situação do Refeitório

Caros Associados, Pais e Encarregados de Educação,

Na expectativa de que tenham tido um Natal repleto de alegrias, vimos por este meio fazer um pequeno resumo da reunião que tivemos com a equipa de voluntários que amavelmente ajuda no refeitório e que contou, também, com a presença da Senhora D. Bárbara, a cozinheira dos nossos meninos e a auxiliar Tânia que também colabora neste processo.

1. Começámos por esclarecer as questões suscitadas por alguns Pais, relativamente à quantidade de comida colocada nos pratos, e que, confirmado pelos presentes, é suficiente e nunca faltou alimentação para as crianças, ficou a garantia de que, se alguma criança pede para repetir o que quer que seja, esse pedido é sempre atendido.

2. Falou-se nos aspetos relacionados com a confeção dos alimentos e a Sra. D. Bárbara garantiu, confirmado pela equipa de voluntários, que a confeção dos alimentos é de extrema confiança e, sempre que possível, é adaptada a forma de confeção por forma a evitar os fritos utilizando em alternativa o forno.

3. Relativamente às referências do recurso a enlatados, com mais frequência, num determinado período, deveu-se ao facto de as arcas terem estado desligadas por motivos técnicos e que a cozinheira não poderia encomendar frescos porque não garantia a qualidade dos mesmos quando confecionados. Esta situação foi ultrapassada e está tudo normalizado, ou seja, a ementa que está fixada e divulgada é a que está a ser seguida.

4. Em termos práticos voltou-se a abordar as questões logísticas na distribuição da alimentação às crianças. Todos os intervenientes referiram que as dificuldades seriam ultrapassadas se:
   a) Houvesse um desfasamento do horário de almoço do Pré-escolar relativamente ao 1.º Ciclo;
   b) Houvesse a disponibilidade e garantia da presença de uma pessoa responsável por turma. Para que isto seja possível, e devido à escassez de recursos humanos presentes, a solução temporária passa pelo reforço da equipa de voluntários que possa estar presente nas refeições.

5. No que diz respeito aos aspetos nutricionais da ementa, aguardamos, a reunião de 8 de janeiro com o Senhor Vereador Paulo Machado para uma troca de ideias sobre este e outros assuntos expostos pela APEESF.

Em conclusão:
- reforça-se a garantia de que a alimentação é suficiente e que é bem confecionada.
- aguarda-se a reunião com o município para esclarecer as questões da ementa.
- é urgente a necessidade de recursos voluntários que possam ajudar na distribuição das refeições por forma a garantir um adulto por mesa.

Outro dos temas abordados, diz respeito ao comportamento das crianças no refeitório. É unânime a constatação de que esse comportamento em nada tem ajudado o trabalho dos envolvidos, nem contribuído para que os nossos educandos vivam a altura da refeição com a paz e sossego que deveria ter. 
Esta situação é de extrema importância, e cabe a nós, Pais e Encarregados de Educaçãosensibilizar as crianças para que, quando estiverem no refeitório - e não só - devem respeitar os adultos presentes e cumprir as regras.

Para o bem de todos e que estas situações sejam passageiras, agradecemos a colaboração dos Pais e Encarregados de Educação porque, só em conjunto com todos os intervenientes, faremos uma escola melhor para os nossos filhos!

Um Bem-haja a todos.
João Caldas


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Resultado da escolha do Logotipo


Venho desta forma informar  o resultado da consulta  ao desafio que consistiu em desenvolver um logo para a APEESF, onde estivessem os valores inerentes á nossa associação e os símbolos da Freguesia, materializados na arte do mestre de desenho heráldico, o Sr.º António Tavares, que para nossa sorte, reside em São Francisco e é associado da APEESF.



O modelo escolhido foi o desenho abaixo, que de futuro passará a representar a nossa Associação.




Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Vice-Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio


Votos de Boas Festas


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Programa educativo "Heróis da Fruta"


Boa noite

As turmas do 1.º ciclo J2 da Professora Catarina Caixado, J4 da Professora Cláudia Alberto, J6 da Professora Ana Maria Batista e J8 da Professora Ana Margarida Velhinho, aceitaram o desafio e encontram-se a participar no projeto "Heróis da Fruta 2012/2013".

Antes de mais, enquanto Pais e Encarregados de Educação, louvamos a coragem e o desejo das professoras de incentivarem as crianças a comerem mais vezes fruta.

O projeto consiste em desenvolver, nas crianças e nos próprios pais e encarregados de educação a consciência para a importância do consumo de fruta como fonte de energia e vitaminas necessárias ao crescimento saudável das nossas crianças.

Para levar a bom-porto este projeto contamos, como não poderia deixar de ser, com o apoio dos pais e EE de todo o universo escolar de S. Francisco.
Assim, por este meio, vamos dando conta do que as turmas envolvidas no projeto vão fazendo a este nível.

O projeto, no final, atribui um conjunto de prémios de mérito à escola e às crianças que estiveram envolvidas na dinâmica.


Vamos contribuir para que o centro escolar de S. Francisco seja a escola eleita para receber o prémio dos heróis da fruta desta edição.

Os melhores cumprimentos,
O Presidente da A.P.E.E.S.F.
João Carlos Caldas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Temas Pendentes


No dia 27 de Novembro de 2012 13:28, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Exmo. Srº. Chefe de Divisão Sérgio Correia,  

Gostaria de efectuar um pequeno ponto de situação relativamente a alguns temas pendentes:
  • Qual é o ponto de situação sobre a questão da linha de telefone para o contacto directo com o CESF. Os timings que nos deram na nossa ultima reunião já foram largamente prescritos. Este ponto é de enorme preocupação para grande parte de pais e encarregados de educação.
  • Relativamente aos equipamentos de suporte do refeitório (tabuleiros, talheres, cadeiras). Como se encontra o processo de aquisição dos mesmos?
  • O problema da demasiada incidência de luz nas salas de aula, já tem solução ( falou-se em cortinas). Caso não tenham ainda definido uma solução, podemos intervir?
  • Em que ponto se encontra o protocolo por vós sugerido para a questão das actividades?
  •  Sempre podemos contar com o município para questão de reforço de iluminação no campo desportivo, relativamente á actividade do futebol do CESF?
O suposto espaço das "hortas", não tendo utilidade para a actividade visada, presentemente é um espaço problemático. No inverno ( como atestam as fotografias enviadas por um pai) é um problema "liquido" para as crianças, pela retenção de aguas pluviais. No verão, pelo pó. Temos alternativa a esta situação?


  • Quanto é estrutura de sombra que está localizada na escola antiga, sempre é possível deslocá-lo para o CESF para ganharmos um novo espaço de sombra?
PS: Continuamos sem perceber a razão do cancelamento do evento do passado dia 17?


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
 -- 
Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco
http://apeesfrancisco.blogspot.com/

Email:
 apeesf@gmail.com
Facebook: Apee São Francisco Apeesf


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 7 de Dezembro de 2012 00:13
Assunto: Fwd: Questões Pendentes
Para: Sérgio Manuel Correia
Cc: Agrupamento , coordenadoreb1sfrancisco@gmail.com

Exmo. Srº. Chefe de Divisão Sérgio Correia, 
Continuamos sem respostas aos pontos indicados.
Igualmente gostaríamos de saber qual é o ponto de situação sobre a "plataforma" de pagamento do CAF e refeições?
Obrigado

Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Vice Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio


No dia 11 de Dezembro de 2012 22:38, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Exmo. Srº. Chefe de Divisão Sérgio Correia,  

Apesar de estarmos ainda expectantes na resposta aos temas que constam do mail infra, solicito, a pedido de um número significativo de Pais e Encarregados de Educação, informação urgente relativamente às refeições, nomeadamente:

1. Recurso, com frequência quase diária, a bens enlatados como atum p.ex.;
2. Recurso, com frequência a fritos;
3. Deficiente equilíbrio nutricional nas ementas apresentadas às crianças, concretamente a fraca diversidade de pratos;
4. A quantidade de bens alimentares colocada no prato das crianças é diminuta e algumas crianças chegam a casa relatando situações de terem pedido mais comida e este pedido ter sido ignorado;

Solicito, ainda, a identificação da nutricionista que elabora as ementas para as escolas de Alcochete e se a mesma faz a respetiva vigilância da execução das refeições.

Dada a pertinência deste tema em concreto e conscientes das preocupações partilhadas pelo próprio município, solicito a melhor compreensão para a urgência da resposta.

Os melhores cumprimentos,

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
João Carlos Caldas

Festa de Natal AEC's


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Finalmente Contactos


Centro Escolar de São Francisco

                                                         Informação – Contactos     

telefone do CESF
212324210
telefone do CAF
212324216

tlm da Coordenação
915675163

Tlm do CAF
910786537
email de coordenação

domingo, 9 de dezembro de 2012

Visita á Sala



No dia 27 de novembro veio à nossa sala a doutora Sara Chalante, bióloga marinha do Aquário Vasco da Gama.
A Doutora Sara foi convidada pelo pai do Tomás Margalho e foi muito simpática e amiga.
Nós fizemos muitas perguntas sobre tartarugas e animais marinhos e a doutora respondeu a tudo. Sobre as lontras a doutora disse que nunca tinham tratado delas, mas que já tinham estado no Aquário.
Explicou também que muitas vezes para tratarem das tartarugas tinham que as enganar. Elas às vezes cospem os comprimidos e então os doutores põem numa colher com camarão um comprimido no meio e assim elas comem tudo.
Gostamos muito que a doutora estivesse na nossa sala.
                                                            Os meninos da sala 2 do CESF
  
No âmbito do projecto desenvolvido ente as crianças da sala 2 do CESF e seus encarregados de educação acerca dos hábitos das tartarugas, contactamos o Aquário Vasco da Gama no sentido de algum técnico se poder deslocar à nossa sala no sentido de aprofundarmos os nossos conhecimentos acerca das mesmas. O projecto foi vivido com muita intensidade e interesse tanto por parte das crianças como dos seus pais e a vinda do técnico seria o culminar de todo o trabalho realizado.
O objectivo foi alcançado mas, foi conseguido pelas diligências efectuadas pelo senhor Helder Margalho, encarregado de educação de uma criança da sala para o qual expresso os meus agradecimentos publicamente, pois sem ele não teríamos conseguido.
No fundo este foi todo ele um projecto de parceria, que teve como objectivos proporcionar o conhecimento e incutir nas nossas crianças a motivação na descoberta sobre o mundo que as rodeia.
                                                                    A Educadora
                                                                     Helena Costa


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Se és CONTRA bullying, partilha esta mensagem

Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasga-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto
quanto possível.
...

A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las.

“É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”, afirmou a professora. Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Idosos com 80 anos ainda conseguem lembrar-se com mágoa quanto foram gozados na escola primária e/ou secundária.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.

Se és CONTRA bullying, partilha esta mensagem e manda para todos os teus amigos e todas as crianças.

O bullying estraga mais do que nós podemos imaginar!!!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Questões Pendentes

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 7 de Dezembro de 2012 00:13
Assunto: Fwd: Questões Pendentes
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
Cc: Agrupamento <vpaealcochete@gmail.com>, Rui Massa <coordenadoreb1sfrancisco@gmail.com>


Exmo. Srº. Chefe de Divisão Sérgio Correia, 
Continuamos sem respostas aos pontos indicados.
Igualmente gostaríamos de saber qual é o ponto de situação sobre a "plataforma" de pagamento do CAF e refeições?
Obrigado

Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Vice Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 27 de Novembro de 2012 13:28
Assunto: Questões Pendentes
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
Exmo. Srº. Chefe de Divisão Sérgio Correia,  

Gostaria de efectuar um pequeno ponto de situação relativamente a alguns temas pendentes:
  • Qual é o ponto de situação sobre a questão da linha de telefone para o contacto directo com o CESF. Os timings que nos deram na nossa ultima reunião já foram largamente prescritos. Este ponto é de enorme preocupação para grande parte de pais e encarregados de educação.
  • Relativamente aos equipamentos de suporte do refeitório (tabuleiros, talheres, cadeiras). Como se encontra o processo de aquisição dos mesmos?
  • O problema da demasiada incidência de luz nas salas de aula, já tem solução ( falou-se em cortinas). Caso não tenham ainda definido uma solução, podemos intervir?
  • Em que ponto se encontra o protocolo por vós sugerido para a questão das actividades?
  •  Sempre podemos contar com o município para questão de reforço de iluminação no campo desportivo, relativamente á actividade do futebol do CESF caso o Montepio autorize a intervenção?
  • O suposto espaço das "hortas", não tendo utilidade para a actividade visada, presentemente é um espaço problemático. No inverno ( como atestam as fotografias enviadas por um pai) é um problema "liquido" para as crianças, pela retenção de aguas pluviais. No verão, pelo pó. Temos alternativa a esta situação?
  • Quanto é estrutura de sombra que está localizada na escola antiga, sempre é possível deslocá-lo para o CESF para ganharmos um novo espaço de sombra?
PS: Continuamos sem perceber a razão do cancelamento do evento do passado dia 17?


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

--
Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco
http://apeesfrancisco.blogspot.com/

Email:
 apeesf@gmail.com
Facebook:
 Apee São Francisco Apeesf

Festa de Natal 2012 da Escola de Judo Nuno Delgado


Festa de Natal 2012 da Escola de Judo Nuno Delgado, irá realizar-se Sábado dia 08 de Dezembro 2012 pelas 10.00 horas, no Pavilhão nº1 do Estádio Universitário de Lisboa.
Foram convidados a participar os nossos alunos inscritos, bem como toda a comunidade e parceiros do Universo da Escola de Judo Nuno Delgado.
No final deste evento terá lugar o nosso Tsukinami Shiai (competição interna dos alunos da Escola de Judo Nuno Delgado), nos escalões de, iniciados, juvenis, cadetes, juniores e seniores)

Morada:  Avenida Professor Egas Moniz, 1600 Lisboa  (Pavilhão nº1 entrada em frente ao Hospital Santa Maria)

FESTA DO PIJAMA ESPECIAL DE NATAL


FESTA DO PIJAMA ESPECIAL DE NATAL
DIA 14 DE DEZEMBRO ÀS 20H00

TRAZ O TEU PIJAMA, A ESCOVA DE DENTES E A ALMOFADA E ESPERA PELA CHEGADA DO PAI NATAL COM MUITA ANIMAÇÃO ALEGRIA E DIVERTIMENTO!

Inscrições limitadas, reserve já
 
O jantar e os presentes são por nossa conta!

Mais informações e reservas em abckids.atividades@gmail.com
tlm:.914808132

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Eleições na APEESF

Exma. Presidente da CAP do AEA;
Exmo. Srº Vereador;
Caros companheiros do movimento Associativo das escolas de Alcochete;
Caro coordenador, professoras, educadoras e auxiliares do CESF;
Caros Pais pais e associados;

No passado dia 27, foi eleita em Assembleia Geral, os Orgãos Sociais para o próximo biénio, sendo a sua composição a seguinte: 


Mesa Assembleia Geral
Presidente - Ernesto Pinto 
Vice-Presidente – Fernando Gama
Secretário -  Rui Martinho

Direcção
Presidente – João Caldas 
Vice Presidente – Orlando Rubio
Secretário – Andreia Teles
Tesoureiro – Ana Figueiredo
Vogal – Jorge Santos Diniz
Vogal – Joao Legatheaux
Vogal – Joana Leitão
Vogal – Carla Santos
Vogal – Paulo Faustino
Vogal – Sandra Rubio
Vogal – Sara Rocha


Conselho Fiscal
Presidente – Susana Rolo
Vogal – Mónica Garcia
Vogal – Carla Garcia



"A progressiva dissolução de laços comunitários e a consequente atomização dos grupos humanos (dando origem a sociedades cada vez mais individualizadas) tem suscitado um interesse renovado pela ideia de comunidade. Hoje fala-se em recuperar o espírito de Comunidade ou, sem nostalgias, em investir a comunidade com significados mais adaptados ao nosso tempo e às novas exigências.

Diga-se o que se disser, é um facto que precisamos de “fazer” comunidade para educar as nossas crianças e os nossos jovens (e já agora os adultos). Quanto mais ampla e mais articulada em torno das mesmas metas, tanto melhor será a “Comunidade Educativa”

Apostas e projectos da Comunidade Educativa: o que se afigura pertinente e necessário. A Comunidade educativa, para ser “Comunidade” e para ser Educativa”, precisa de estar agregada em torno de várias metas. Ou seja, precisa de estar reunida para desenvolver propósitos educativos. 

A hora é de capacitar para o exercício da cidadania activa, crítica e responsável, pois não há democracia sem ela. A democracia não pode funcionar sem cidadãos, isto é, um tipo de humanidade que não nasce por geração espontânea. Isto é tanto mais importante quanto se verifica, com alguma preocupação, a defesa exacerbada dos direitos individuais e o desinteresse pela vida colectiva, ignorando que há deveres e responsabilidades a cumprir na esfera da vida pública. Que o “interesse público” não se reduza à curiosidade pelas vidas privadas das figuras públicas e que a arte da vida pública não seja a mera exibição pública de assuntos privados. Vivemos entusiasmados e por vezes alheados da autêntica vida pública (que é debate, discussão e negociação de propostas e projectos de melhoramento da sociedade). A democracia não é apenas defesa dos direitos e prerrogativas individuais. É também auto-organização colectiva, envolvimento de todos na gestão e na administração do que é comum. Só este poder colectivo pode salvaguardar os tão preciosos direitos individuais.
O que se pede à Comunidade Educativa é que reuna sinergias e vontades para levar a cabo esse desiderato (“educar a cidadania activa”) sem contradições e “descontinuidades normativas”, quer dizer, em sintonia e parceria. " 



"O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FIZERMOS NO PRESENTE."


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Vice-Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio


_______________________________________________________________

No dia 30 de Novembro de 2012 18:45, VP AEAlcochete escreveu:

Exmºs Pais e Encarregados de Educação de S. Francisco
Felicito muito particularmente em meu nome individual e institucional os recem empossados membros eleitos ou reeleitos para integrar os Corpos Sociais da APEESF.
Desejo um Mandato cheio de desafios interessantes e estimulantes para que juntamente com os parceiros possamos tornar o " Projeto Educativo" do nosso Concelho mais vivo e interativo e que melhor responda aos interesses das nossas crianças e jovens. 
Agradeço, ainda, a prontidão na informação, o que aliás é uma das bandeiras desta Associação, desde sempre.
Mais uma vez Votos de Bom Trabalho
Eu, enquanto Vice Presidente da CAP do AEA, estarei sempre disponivel para convosco colaborar, como julgo ter feito com a direção cessante.
Com os meus melhores cumprimentos pessoais e institucionais

A VP da CAP
Augusta Alves
____________________________________________________________

A APEE da Escola do Valbom tem o prazer de enviar os parabéns à nova direção da Associação de Pais da Escola de São Francisco.
É com satisfação que damos continuidade à parceria Associativa, cujo objectivo é o crescimento e bem estar educativo dos alunos do conselho.

Votos de um mandato cheio de sucesso.

Saudações Associativas

Apee Valbom
João Lopes
(Presidente)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Comunicado

INFORMAÇÃO SOBRE O FUTEBOL AMANHÃ DIA 28 DE NOVEMBRO

Em virtude da saída ao teatro de todo o universo escolar informa-se que amanhã, 28 de novembro, não haverá treino de Futebol.


COMUNICADO DA ESCOLA DE JUDO NUNO DELGADO

Informam-se todos os Pais e Encarregados de Educação cujos filhos e/ou Educandos frequentam o Judo  no CESF que:

- Em resultado da visita ao teatro de amanhã não haverá aula de judo;

- Os fatos de Judo serão todos trocados, completos e entregues na próxima segunda-feira;

- A Escola de Judo Nuno Delgado convida todos os judocas a participarem na sua festa de natal dia 8 de dezembro das 10h00 às 12h00 no Estádio Universitário em Lisboa, conforme programa que se divulga em anexo.

Questões Pendentes


De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 27 de Novembro de 2012 13:28
Assunto: Questões Pendentes
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>


Exmo. Srº. Chefe de Divisão Sérgio Correia,  

Gostaria de efectuar um pequeno ponto de situação relativamente a alguns temas pendentes:
  • Qual é o ponto de situação sobre a questão da linha de telefone para o contacto directo com o CESF. Os timings que nos deram na nossa ultima reunião já foram largamente prescritos. Este ponto é de enorme preocupação para grande parte de pais e encarregados de educação.
  • Relativamente aos equipamentos de suporte do refeitório (tabuleiros, talheres, cadeiras). Como se encontra o processo de aquisição dos mesmos?
  • O problema da demasiada incidência de luz nas salas de aula, já tem solução ( falou-se em cortinas). Caso não tenham ainda definido uma solução, podemos intervir?
  • Em que ponto se encontra o protocolo por vós sugerido para a questão das actividades?
  •  Sempre podemos contar com o município para questão de reforço de iluminação no campo desportivo, relativamente á actividade do futebol do CESF?
  • O suposto espaço das "hortas", não tendo utilidade para a actividade visada, presentemente é um espaço problemático. No inverno ( como atestam as fotografias enviadas por um pai) é um problema "liquido" para as crianças, pela retenção de aguas pluviais. No verão, pelo pó. Temos alternativa a esta situação?
  • Quanto é estrutura de sombra que está localizada na escola antiga, sempre é possível deslocá-lo para o CESF para ganharmos um novo espaço de sombra?
PS: Continuamos sem perceber a razão do cancelamento do evento do passado dia 17?


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

AG da APEESF


Exmos. senhoras\es,

Venho por este meio convidar-vos para a AG a realizar esta noite no CESF (espaço do refeitório).

A vossa presença é importante:

"A progressiva dissolução de laços comunitários e a consequente atomização dos grupos humanos (dando origem a sociedades cada vez mais individualizadas) tem suscitado um interesse renovado pela ideia de comunidade. Hoje fala-se em recuperar o espírito de Comunidade ou, sem nostalgias, em investir a comunidade com significados mais adaptados ao nosso tempo e às novas exigências.
Diga-se o que se disser, é um facto que precisamos de “fazer” comunidade para educar as nossas crianças e os nossos jovens (e já agora os adultos). Quanto mais ampla e mais articulada em torno das mesmas metas, tanto melhor será a “Comunidade Educativa”

Apostas e projectos da Comunidade Educativa: o que se afigura pertinente e necessário. A Comunidade educativa, para ser “Comunidade” e para ser Educativa”, precisa de estar agregada em torno de várias metas. Ou seja, precisa de estar reunida para desenvolver propósitos educativos. Mas que propósitos? Perguntar-se-á com curiosidade nesta época em que se somam os problemas da sociedade! Educar para a sociedade da informação, da comunicação e do conhecimento? 
Para a autonomia e para a participação nas estruturas da sociedade democrática? 

 "O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FIZERMOS NO PRESENTE."





O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio