quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Presença da APEESF nos "Prós e Contras"

Esta semana, a APEESF foi convidada a participar no programa da RTP1 "Prós e Contras".
O associado Ernesto Pinto, chamou a atenção para a importância da união da comunidade escolar em articulação com as empresas e restantes instituições para fazer face á crescente degradação das condições nas escolas.

Clicar Programa



A progressiva dissolução de laços comunitários e a consequente atomização dos grupos humanos (dando origem a sociedades cada vez mais individualizadas) tem suscitado um interesse renovado pela ideia de comunidade. Hoje fala-se em recuperar o espírito de Comunidade ou, sem nostalgias, em investir a comunidade com significados mais adaptados ao nosso tempo e às novas exigências.

Diga-se o que se disser, é um facto que precisamos de “fazer” comunidade para educar as nossas crianças e os nossos jovens (e já agora os adultos). Quanto mais ampla e mais articulada em torno das mesmas metas, tanto melhor será a “Comunidade Educativa”

Apostas e projectos da Comunidade Educativa: o que se afigura pertinente e necessário. A Comunidade educativa, para ser “Comunidade” e para ser Educativa”, precisa de estar agregada em torno de várias metas. Ou seja, precisa de estar reunida para desenvolver propósitos educativos. Mas que propósitos? Perguntar-se-á com curiosidade nesta época em que se somam os problemas da sociedade! Educar para a sociedade da informação, da comunicação e do conhecimento? Para as novas exigências do sistema produtivo? Para o consumo responsável? Para a autonomia e para a participação nas estruturas da sociedade democrática? Para o respeito da alteridade e da diferença? Para o respeito de si mesmo? E se tudo isto significasse que se deve educar para a cidadania e a responsabilidade social? Será este o projecto mais urgente da Comunidade Educativa? Tudo leva a pensar que sim.

A hora é de capacitar para o exercício da cidadania activa, crítica e responsável, pois não há democracia sem ela. A democracia não pode funcionar sem cidadãos, isto é, um tipo de humanidade que não nasce por geração espontânea. Isto é tanto mais importante quanto se verifica, com alguma preocupação, a defesa exacerbada dos direitos individuais e o desinteresse pela vida colectiva, ignorando que há deveres e responsabilidades a cumprir na esfera da vida pública. Que o “interesse público” não se reduza à curiosidade pelas vidas privadas das figuras públicas e que a arte da vida pública não seja a mera exibição pública de assuntos privados. Vivemos entusiasmados e por vezes alheados da autêntica vida pública (que é debate, discussão e negociação de propostas e projectos de melhoramento da sociedade). A democracia não é apenas defesa dos direitos e prerrogativas individuais. É também auto-organização colectiva, envolvimento de todos na gestão e na administração do que é comum. Só este poder colectivo pode salvaguardar os tão preciosos direitos individuais.
O que se pede à Comunidade Educativa é que reuna sinergias e vontades para levar a cabo esse desiderato (“educar a cidadania activa”) sem contradições e “descontinuidades normativas”, quer dizer, em sintonia e parceria.


Pede-se sobretudo que transforme a escola em “esfera pública democrática” onde se realize uma experiência de cidadania activa, não obstante as limitações que esse espaço comporta. Sim, porque hoje em dia o que importa é “banhar” as crianças e jovens num ambiente de cidadania activa, e não propriamente pregar uma moral cívica e inculcar um código de conduta.

Se há razões acrescidas para a revitalização das Comunidades Educativas, elas encontram-se na implicação de todos os seus agentes na construção desse tipo de escola – a começar na sala de aula e a acabar no recreio, passando por todos os orgãos de gestão democrática dessa instituição (Assembleia, Conselho Executivo, Conselho Pedagógico e Conselho Administrativo)

Aversão à participação (é mais cómodo serem os outros a decidir, e isto tanto do lado dos professores como do lado dos alunos e dos pais, para já não falar de outros sectores da comunidade educativa);
O cepticismo e o sentimento de impotência (isto consiste em não acreditar nas potencialidades da participação para melhorar as coisas);
A obsessão pela eficácia (discutir, dialogar, negociar e consensualizar é perder tempo);
Preconceitos, resistências e desconfianças entre os membros da comunidade educativa (entre alunos e professores, entre professores e pais...e por aí fora);

Os obstáculos referenciados, longe de nos tolherem os movimentos, são um acicate a vencê-los e a contorná-los. São reptos ou desafios que, uma vez ultrapassados, nos abrem para outras perspectivas.

Que precisamos fazer?
Primeiro: recolocar a cidadania activa na agenda da Escola,
Segundo: Aproveitar a participação democrática para melhorar a qualidade do serviço educativo prestado pela escola. Não esquecer que a participação democrática dispõe de potencialidades nesse sentido. (É mais fácil melhorar o ensino- aprendizagem se houver diálogo e colaboração entre pais e professores, no respeito e na consideração dos estatutos e dos papéis de uns e outros).

Terceiro: Apostar na aprendizagem da participação e da cultura democrática como meio de dar sustentabilidade ao desenvolvimento das comunidades locais, inseridas no raio de influência da Escola e que nela estão implicadas. (Está a formar-se um consenso quanto à importância da participação democrática na promoção do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida).

Será isto utópico? Não, se acreditarmos que o importante é caminhar em frente e não recuar.


Agradecendo a atenção dispensada 

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

2 comentários:

  1. ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: Patricia Viveiros
    Data: 16 de Novembro de 2012 12:15
    Assunto: RE: Presença da APEESF nos "Prós e Contras"
    Para: Associação de Pais


    Caros membros da APEESF,


    Gostaría de vos congratular pelo trabalho desenvolvido em prol das nossas crianças em particular e pelo vosso dinamismo na promoção dos bons princípios de vivência em comunidade!

    Muito obrigada,
    Patrícia Viveiros

    ResponderEliminar
  2. Boa noite
    A vossa presença neste programa quer dizer que o bom trabalho que Têm vindo a desenvolver é notório fora do âmbito de S. Francisc. Mais uma vez Parabéns. Gostei de vos ver

    Muito obrigada
    Joana HG Leitão

    ResponderEliminar