quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Encomendas de Vestuário Escolar

Em virtude da enorme aderência ás fardas, não foi possível dar resposta a todas as solicitações.
Igualmente temos um numero enorme de interessados que por constrangimentos de disponibilidade não lhes foi possível marcar presença no showroom.

Aqui ficam os contactos para as respectivas encomendas:

Filipa Pinheiro
Telm. 96 1720 447 /
Telf. 21955 45 87  / 21 093 85 01
Mail: lojalisboa@eurofardas2.com

R.  dos Soeiros, Nº311ª, 1500 - Lisboa

http://www.eurofardas2.com/


Links:



Apresentação á Comunidade de São Francisco da Escola de Judo Nuno Delgado



A APEESF vem por este meio convidar todos os pais e encarregados de educação para assistirem á aula publica de Judo por apresentada pelo próprio Nuno Delgado.
Dia 27/09 pelas 18h30.

Cartaz
Apresentação á Comunidade de São Francisco da Escola de Judo Nuno Delgado


Não faltem!!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Partilha de preocupações dos Pais

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 25 de Setembro de 2012 22:38
Assunto: Partilha de preocupações dos Pais
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
Cc: Agrupamento <vpaealcochete@gmail.com>, Rui Massa <coordenadoreb1sfrancisco@gmail.com>


Exmo. Srº. Sérgio Correia, 
Venho apenas partilhar consigo a preocupação de um conjunto considerável de pais sobre CAF e Prolongamento de horários.

______________________________________________________________________________

Boa Tarde
    Sou mãe de uma aluna do pré escolar, venho por este meio manisfestar a minha preocupação, relativo aos seguintes aspetos, os quais passo a discriminar:
    - Falta de identificação das funcionárias, educadoras/animadoras, nunca sabemos com quem falamos, visto não terem nenhuma placa identificativa;
    - Funcionamento do prolongamento, que atividades são efetuadas ou se estão a ser programadas;
    - Falta de informação das atividades diárias quer da sala, quer do prologamento;
    - Falta de comunicação entre pais/educadoras; pais/animadoras(CAF);
    - Confusão na recolha das crianças durante o periodo da tarde, o qual foi aplicado horários de recolha, o que é bastante complicado cumprir os horários estipulados;
    - Preocupa-me o facto das crianças do pré escolar estarem durante toda a tarde, desde o lanche dentro de uma sala com pouca ou nenhuma circulação de ar, havendo espaço exterior onde podem brincar, pois o tempo ainda o permite;
    - Relativo ás batas e chapéus até ao momento ainda nada foi comunicado.
    
    Aguardo resposta.    
    Atenciosamente
    
    Marlene Fragoso
_________________________________________________________________________________

No dia 25 de Setembro de 2012 17:29, Ana Raimundo escreveu:

    Boa tarde. Não posso deixar de manifestar, à semelhança do que outros pais têm feito, o meu desagrado pelas novas regras do CAF do CESF.
    No meu ponto de vista de mãe, o novo modelo de entrega de crianças traz as seguintes desvantagens:
    1 - A interdição de acesso dos pais ao interior da escola parece-me a medida mais disparatada. No ano passado, era nesse bocadinho em que entrávamos na sala do CAF, que contactávamos com as pessoas que cuidavam dos nossos filhos e que nos apercebíamos de como os nossos filhos se integravam no grupo. Também para eles era melhor, na medida em que mostravam os trabalhos, as brincadeiras, etc. No modelo atual, não há qualquer comunicação com as monitoras. A interdição poderá inclusive fazer refletir se haverá algo a esconder, ou se terão receio de que os pais façam algum reparo ao funcionamento das atividades.
    2 - O facto de, a cada período, ser recolhido um grupo de 5, 10 ou mais crianças, cujos pais já se encontram à porta, poderá levar a alguma ansiedade nas restantes crianças que continuam a aguardar. Se, em vez disso, as crianças saírem ao longo da tarde, isso será encarado com mais naturalidade pelas restantes que vão ficando.
    3 - Se, no limite, os pais chegarem imediatamente após o período de "abertura de portão", arriscam-se a ter que aguardar cerca de 45 minutos, entre o tempo que falta até à reabertura do portão, o tempo em que a funcionária regista todos os nomes e o tempo que demora a ir recolher todas as crianças da lista. Esta situação, uma vez mais, vai contra as recomendações do vereador da câmara, segundo o qual as crianças devem permanecer o menor tempo possível no CAF. 
    Conhecendo os constrangimentos sentidos pelas funcionárias nos horários de maior afluência dos pais, dada a dispersão das crianças pelo interior da escola durante o período do CAF, não seria tão mais fácil e humano permitirem a sua entrada, indicando onde se devem dirigir para irem de encontro aos filhos? Basta que haja uma funcionária da sala  junto à saída que possa abrir o portão e saiba indicar aos pais em qual sala é que a criança se encontra. Penso que não é suposto as crianças passarem por todos os espaços disponíveis ao longo da tarde, podendo ser feita uma escala por grupos, onde cada grupo irá estar num determinado espaço a cada dia da semana... através dessa escala a funcionária rapidamente identificaria o local onde cada criança se encontra.
    Estas são apenas algumas ideias que poderemos sugerir na reunião prometida pela Câmara para esclarecimento sobre o funcionamento do CAF. Espero que os pais não se acomodem, para bem das crianças, e pressionem a Câmara para arranjar uma solução mais eficaz para este problema. Agradeço uma vez mais à APEESF pelo seu empenho e envolvimento na resolução destes e de outros problemas que vão surgindo, naturalmente, com a abertura do CESF a 100%.
   
Com os melhores cumprimentos,
    Ana Raimundo Centenico

________________________________________________________________________________

No dia 25 de Setembro de 2012 16:58, Rui Garcia escreveu:


    Exmos. Senhores,
    
    Relativamente ao Serviço de Prolongamento de Horário do Centro Escolar de São Francisco (CESF):

        Solicito uma reformulação de HORÁRIO - PRÉ-ESCOLAR (PH) do PERÍODO DA TARDE.

    Motivos:

        O horário que a CMA estipulou não me é fácil de conciliar com outros horários, além de não compreender qual o seu objectivo (5 minutos a cada meia-hora);
        Pelo que tenho testemunhado, quando vou buscar o meu filho, no período da tarde, a maioria dos pais e encarregados de educação não estão satisfeitos com este horário;
        Já existem reclamações na CMA.

    
    Penso que esta solicitação também se aplica ao HORÁRIO - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA (CAF).    
    Melhores Cumprimentos,
    
    Rui Garcia
    
    P.S.: Informação afixada no portão poente pela CMA:
    
    Serviço de Prolongamento de Horário - PRÉ-ESCOLAR (PH)
    
    > 16h00 às 19h00
       15h55 às 16h00
       16h25 às 16h30
       16h55 às 17h00
       17h25 às 17h30
       17h55 às 18h00
    
    A partir das 18h30 e até às 19h00 os pais podem vir a todo o momento.
______-_________________________________________________________________________

No dia 25 de Setembro de 2012 16:34, carla diogo escreveu:


    Boa tarde,
    
    Venho apenas expor a minha indignação, perante uma situação muito desagradável ocorrida na quinta-feira passada, onde me foi negada a entrega do meu filho á porta do CAF, onde estava presente o Prof Sérgio( não sei bem se é assim o nome do Sr.), que me disse que os pais teriam de acatar os horários exigidos para nos entregarem os nossos filhos e ainda mais, disse-me que se eu tocasse á campainha fora do horário respectivo a entrega do meu filho não seria efectuada, resposta qual me perturbou imenso e despultou uma tremenda discussão á porta da escola. Não se entende estas imposições, até porque sempre me foi pedido que levantasse a criança no horário de prolongamento o mais cedo possivél, afim de evitar que a criança permenecesse na escola mais horas do que já é exigido. Perante isto, não concordando, já fiz chegar por mail á CM de Alcochete que não concordo com estas normas e que não as irei respeitar, pois causa um tremendo incomodo a nível de horário e até porque teria de fazer o dobro da deslocação á escola, com isso causando gastos de combustivél e tempo perdido. Além do mais expliquei também que tenho outro emprego e que o horário não me permite tanta espera e o Sr. respondeu-me que sendo assim haveria sempre a possibilidade do meu filho ficar sentado na sala á minha espera e não participar das actividades do CAF,  afim de evitar qu as mesmas não sejam interrompidas por uma funcionária a  ir buscar o meu filho para me ser entregue.
    È de lamentar as coisas que tive de ouvir incluindo que eu era a unica queixosa e na realidade não é isso que se verifica. Apenas queria deixar aqui o meu desagrado com toda esta situação que espero que não se prolongue por muito mais tempo.
    
    Cumprimentos
    
    Carla Diogo
________________________________________________________________________________

De: Ana Costa
Data: 25 de Setembro de 2012 13:11
Assunto: Complemento de Apoio a Família Pré-escolar
Para: apeesf@gmail.com


Boa Tarde,

Ontem aconteceu o impensável, quando o meu marido foi buscar o meu filho ao “CAF” dentro do horário estipulado pelos serviços. Recusaram a entrega do meu filho alegando que já passava da hora. O meu marido teve que chamar a GNR para que lhe fosse entregue o filho!

Dois pontos que acho importantes:

1.       Esta situação de horários para o pré-escolar é abominável, estamos a falar de crianças não de uma repartição pública, onde “incomoda” estar sempre a ser interrompido para ir abrir a porta. O próprio vereador Paulo Machado pediu aos pais para limitarem o tempo dos seus filhos no CAF ao estritamente necessário e obviamente que mal tenham disponibilidade para os irem buscar o façam. Existe falta de pessoal? Peçam sugestões, façam uma reunião, ponham cabides no corredor (como em tantas outras escolas!), etc.

2.       Mantendo este sistema de horários de entrega, será que as pessoas responsáveis pelo CAF, acham razoável que por um atraso de 1 minuto (5 que sejam) temos que esperar 30m para termos o nosso filho? Alguns de nós e as próprias crianças têm compromissos (médicos, etc.) e atividades a que temos que atender, já para não falar no direito de estar o máximo de tempo com o meu filho fora do horário do pré-escolar.

 Para finalizar, o que se passou ontem foi muito desagradável, com pessoas a faltarem à verdade e a esquecerem-se que estamos a falar de crianças. Hoje o meu marido pediu o livro de reclamações na Câmara Municipal e desta maneira comunico a vocês o sucedido.

 Para finalizar, o que se passou ontem foi muito desagradável, com pessoas a faltarem à verdade e a esquecerem-se que estamos a falar de crianças. Hoje o meu marido pediu o livro de reclamações na Câmara Municipal e desta maneira comunico a vocês o sucedido.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Rita Costa
________________________________________________________________________________

No dia 25 de Setembro de 2012 16:58, Cátia Almeida escreveu:


    Boa tarde,
    
     Venho desta forma, na qualidade de mãe e encarregada de educação, mostrar a minha solidariedade com o apelo desta mãe, pois partilho da mesma opinião. Tanto para mim como para o pai, é sempre uma preocupação para chegarmos dentro do tal horário,
    
    Com os melhores Cumprimentos,
   Cátia Sofia Almeida


_________________________________________________________________________________

No dia 26 de Setembro de 2012 11:44, Carmen Oliveira escreveu:

 Boa dia. Também sou mãe de um menino que frequenta o pré-escolar e o CAF e
partilho das mesmas preocupações destes pais.  Venho também mostrar o meu
desagrado em relação ao funcionamento do CAF, principalmente quando vou
buscar o meu filho e nem sequer posso entrar dentro das instalações o que
me deixa um bocado apreensiva. Uma vez que isto não acontece não tenho
oportunidade de conhecer as pessoas que estao parte do dia com o meu filho,
logo não existe qualquer relação entre monitoras e família, nem sei as
actividades que fazem durante aquele período. É o segundo ano que o meu
filho frequenta o pré-escolar, e por isso tenho alguns pontos de referência
e convem salientar que nunca houve qualquer tipo de problema o ano letivo
passado, pelo contrário sempre fui muito bem recebida e era
naquele bocadinho de tempo que tinha conhecimento do que as crianças
faziam, elas próprias nos mostravam os trabalhos e a sala com orgulho. Não
percebo, também, porque se havia falta de pessoal retiraram a monitora
Tânia que já conhecia o funcionamento do CAF
, as crianças e os pais.
Também não concordo com o sistema de horários de entrega das crianças, uma
vez que nem sempre é possível ir buscá-las no horário estipulado, pois
podem haver compromissos noutros locais a serem cumpridos ou até mesmo uma
urgência. Peço para que pensem numa alternativa mais eficaz, que vá de
encontro às solicitações dos pais para que o ano letivo corra sem mais
problemas.

 Com os melhores cumprimentos.
Carmen Oliveira
______________________________________________________________________________


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

Respostas do Municipio


No dia 20 de Setembro de 2012 13:29, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Exmo. Srº. Sérgio Correia,  

Gostaria da validar o conjunto de questões pendentes relativamente aos espaços referenciados para as actividadesconforme o debatido na reunião anterior.

Apelamos á vossa celeridade, pois já estamos com extremas dificuldades em conseguir articular com os parceiros a disponibilidade dos seus monitores e igualmente divulgar os horários finais aos pais.

Nesse sentido, reforço a necessidade da vossa autorização para podermos usar o polidesportivo entre as 15h30 e as 17h30 para as actividades do Judo.

Uma ou duas salas (consoante o volume de alunos pré-inscritos) para as actividades do CRAM, entra as 15h30 e as 17h30.

Igualmente, pretendo chamar a atenção para uma questão levantada por uma mãe, mas que de facto representa uma enorme preocupação para todos:

 No dia 14 de Setembro de 2012 15:02, Rita 
Boa tarde,

Tendo estado hoje presente na apresentação dos alunos do CESF verifiquei que as janelas não têm qualquer protecção contra o sol em termos de luminosidade e calor, quer as do pré quer as do 1.o Ciclo. Questionado o Coordenador, fui informada que já tinha sido pedido a CM Alcochete a colocação de telas de proteção. A minha proposta vai no sentido de se pedir um orçamento a empresas de colocação de telas, a solução mais eficaz e  económica possível, que a troco de publicidade nas próprias telas, visível para o exterior, podem-se fazer desconto na sua aquisição e montagem. O objetivo seria depois em reunião com os encarregados de educação votar a sua aquisição com o contributo de todos/as. A forma de agilizar isto quer com a CMAlcochete como com o Agrupamento já me ultrapassa. 
--
Rita Oliveira
Ninguém contesta a mais-valia do novo Centro Escolar, mas igualmente a responsabilidade do mesmo passa pela sua manutenção correcta.
O facto de não ter a refrigeração activada (ar condicionado) nem a ventilação (circulação de ar), torna bastante difícil a presença dentro das aulas, com a agravante de que nos pisos superiores do 1º Ciclo a situação é manifestamente mais preocupante. Julgamos mesmo que a qualidade do ar deva estar aos níveis inferiores dos padrões mínimos da qualidade em questão.
Inclusive gostaríamos de poder medir a qualidade do mesmo para podermos falar com conhecimento de causa.

De forma assertiva, gostaríamos de poder validar se o município esta capacitado e atento para este problema e tendo em vista encontrar uma solução que resolva ou atenue o problema, colocamos a nossa capacidade e vontade de participar neste encontrar de solução.
Acredito que entre o universo dos pais da APEESF se encontrem profissionais capazes de participar numa solução técnica para a questão e igualmente na solução financeira para o efeito, obviamente com o vosso aval…
Torna-se urgente intervir nesta questão
 Igualmente, remeto (município e Agrupamento) o reparo de uma mãe num tema que um conjunto considerável de pais tem emitido a sua preocupação:

Caros senhores, venho por este meio expressar a minha preocupação relativamente ao modo como decorre o prolongamento do pré-escolar. Preocupa-me o elevado número de crianças para o espaço onde decorre; o facto de serem pessoas diferentes todos os dias a receber as crianças; na terça-feira acolheram as crianças do 1º ciclo e as do pré-escolar na mesma sala alegando a ausência duma funcionária; fui buscar a minha filha na terça, pelas 17.45 e as crianças estavam todas sentadas numa manta à espera dos pais, questionei a minha filha que me disse estar sentada desde que chegou do lanche. Foi-me dito que não podiam ir para o exterior porque decorriam as AECs. Hoje, 4ª feira, é vedada a entrada aos pais no espaço. Ninguém pede identificações nem sabem a quem são entregues as crianças. A minha filha hoje saiu com outra pessoa e ninguém questionou se a poderia levar. É percetível uma enorme desorganização, o que me deixa muito apreensiva.
 Coloco as seguintes questões:
 - é um espaço seguro?
- como vão resolver a questão do espaço para o número de crianças? Não é possível organizar e realizar atividades para tantas crianças numa sala nem é humano pedir a crianças tão pequenas para que estejam horas sentadas.
- quando vão informar os pais das atividades, rotinas que decorrerão nestes momentos? Quem o fará? Ninguém parece saber ou ter a responsabilidade de o fazer.
- porque nos está vedada a entrada? Identifiquem as pessoas que entram e, já agora, as que estão lá a trabalhar.
- porque não está a ser aproveitado o recreio do pré-escolar enquanto está bom tempo? Coloquem um papel no portão a informar os pais e as pessooas dirigem-se ao outro lado
Só peço que pensem nas crianças, no seu bem estar e segurança.
É necessário mais um espaço e mais pessoas...
Grata pela atenção,

Melhores Cumprimentos,
Paula Pinto Jamal

Apesar de nos parecer que a gestão bipolar ( área da Pré, Prolongamentos de horário, CAF a cargo do município e 1º Ciclo da responsabilidade do Agrupamento), tragam problemas nas zonas de “fronteira de responsabilidade” ( auxiliares, equipamentos, etc)  solicitamos uma atenção extra para que essa articulação não transponha problemas para a qualidade do serviço no âmbito das crianças.

Alertamos para o facto que existirem toldos na infra-estrutura escolar antiga, que sendo transferidos (o local esta abandonado) podem aumentar as zonas de sombra no CESF.


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
:______________________________________________________________________
No dia 24 de Setembro de 2012 13:50, Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt> escreveu:

Exmo. Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco

Na presente data ainda não é possível pronunciarmo-nos sobre a disponibilização do espaço requerido para a realização das sessões de Judo. Temos tido um número elevado de novas inscrições no serviço de Complemento de Horário do pré-escolar e do 1º ciclo, pelo que tal implica a criação de novos grupos, com a consequente readequação das atividades e afetação de espaços. Desta forma, peço-vos que aguardem mais alguns dias para que possamos dar-vos uma resposta definitiva.
Relativamente à questão da disponibilização das duas salas de aula, tal deve ser sujeito à celebração de protocolo entre a autarquia, o CRAM e a vossa associação de pais, no qual sejam definidas, para além de outras questões, a matéria da limpeza dos espaços e o acompanhamento às crianças (nomeadamente nas entradas e saídas das sessões).
No que concerne à questão do calor que se tem verificado nas salas de aula, tal já foi identificado pelo coordenador de estabelecimento e encontram-se os serviços do município empenhados em resolver/atenuar esses efeitos a curto prazo.
Por último, relativamente às questões sobre as atividades da Componente de Apoio à Família, estas já foram identificadas e já foram tomadas medidas para melhorar a qualidade do serviço prestado. Os pais e encarregados de educação têm sido informados das medidas em causa e posso adiantar que muito brevemente serão realizadas reuniões com os mesmos visando esclarecer eventuais dúvidas.


Com os melhores cumprimentos,
Sérgio Correia


MUNICÍPIO  DE  ALCOCHETE  -  Câmara  Municipal  -  Divisão  de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde
Largo de S. João  2894-001 Alcochete - Tel: 21 234 86 00 - Fax: 21 234 86 90 - N.I.P.C.: 506 788 490


No dia 25 de Setembro de 2012 14:09, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Exmo. Srº. Sérgio Correia, 

Julgamos que tinham acautelado devidamente o inicio do ano escolar relativamente ao CAF e Prolongamentos de horário, pois ao decidirem continuar a gestão destas actividades, subentendemos que teriam a organização dos mesmos prontos atempadamente.
Foi nesse sentido que iniciamos a meio do ano lectivo anterior  conversações convosco para poder-mos ter no inicio deste ano escolar as opções prontas atempadamente para as famílias poderem decidir em tempo justo as actividades...

Apelamos ao vosso bom senso para o facto de termos em primeiro lugar os E. Educação no "limbo" quanto a estas escolhas, as entidades parceiras que irão dinamizar as respectivas actividades bloqueadas e com cada vez maior dificuldade em indicar monitores paras as mesmas...
Peço-lhe que agilize as vossas respostas tendo em conta estas premissas...

Quanto á celebração do protocolo, conforme indicamos na ultima reunião conjunta, apenas aguardamos da vossa parte a vontade para operacionalizar o mesmo ( o mais cedo possível para não criarmos impacto negativo na efectivação das actividades).
Já previamente indicamos que como não deveria deixar de ser, nos responsabilizamos pela higiene e acompanhamento das crianças (em articulação com as auxiliares do Agrupamento). Aliás, já o ano passado participamos com todo o gosto em soluções no campo da limpeza, aquando dos problemas surgidos por falta de produtos.
Apelo á vossa celeridade neste processo... 

Agradeço o vosso olhar para a questão do calor excessivo nas salas de aula e gostaria que nos facultassem os valores da leitura dos valores da qualidade do ar nas mesmas.

Quanto aos problemas evocados pelos pais e encarregados de educação (nomeadamente ontem com a chamada da GNR para alguma crispação na porta do CAF) esperamos que as questões sejam ultrapassadas para o bem e tranquilidade das actividades dos miudos


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
________________________________________________________________________

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 25 de Setembro de 2012 15:48
Assunto: Re: Comunicação ao Município
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
Cc: Agrupamento <vpaealcochete@gmail.com>, Rui Massa <coordenadoreb1sfrancisco@gmail.com>

Exmo. Srº. Sérgio Correia, 
Venho apenas partilhar consigo a preocupação desta mãe (um de muitos comentários que nos foram passados), no sentido de apelar ao bom senso do município na articulação desta actividade. 

De: Ana Costa
Data: 25 de Setembro de 2012 13:11
Assunto: Complemento de Apoio a Família Pré-escolar
Para: apeesf@gmail.com
Boa Tarde,

Ontem aconteceu o impensável, quando o meu marido foi buscar o meu filho ao “CAF” dentro do horário estipulado pelos serviços. Recusaram a entrega do meu filho alegando que já passava da hora. O meu marido teve que chamar a GNR para que lhe fosse entregue o filho!
Dois pontos que acho importantes:
1.       Esta situação de horários para o pré-escolar é abominável, estamos a falar de crianças não de uma repartição pública, onde “incomoda” estar sempre a ser interrompido para ir abrir a porta. O próprio vereador Paulo Machado pediu aos pais para limitarem o tempo dos seus filhos no CAF ao estritamente necessário e obviamente que mal tenham disponibilidade para os irem buscar o façam. Existe falta de pessoal? Peçam sugestões, façam uma reunião, ponham cabides no corredor (como em tantas outras escolas!), etc.
2.       Mantendo este sistema de horários de entrega, será que as pessoas responsáveis pelo CAF, acham razoável que por um atraso de 1 minuto (5 que sejam) temos que esperar 30m para termos o nosso filho? Alguns de nós e as próprias crianças têm compromissos (médicos, etc.) e atividades a que temos que atender, já para não falar no direito de estar o máximo de tempo com o meu filho fora do horário do pré-escolar.
 Para finalizar, o que se passou ontem foi muito desagradável, com pessoas a faltarem à verdade e a esquecerem-se que estamos a falar de crianças. Hoje o meu marido pediu o livro de reclamações na Câmara Municipal e desta maneira comunico a vocês o sucedido.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Rita Costa

Em virtude da vossa decisão de dinamizador destas actividades, pedimos que tenham em linha de conta as preocupações dos pais.
A APEESF disponibiliza-se para quaisquer ajuda no encontrar de uma solução assertiva para este tema. 
Disponham.

Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Apresentação do Vestuário - 25/09

Boa tarde;
Reunimos hoje com o Agrupamento sobre o tema do vestuário.
Da reunião validou-se que a opção apresentada é uma mais-valia (preço/qualidade) para o Pré e auxiliares.
Será adoptado pelo Agrupamento progressivamente para o Pré do concelho de Alcochete.

Quanto a São Francisco, em virtude da fase adiantada do processo iremos avançar já com o Pré e de forma facultativa para o 1º Ciclo.

Na próxima 3ª feira (25/09) a entidade estará presente na escola para apresentar o vestuário e atender os encarregados de educação ( entre as 08h30 e as 19h ).



Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Apresentação á Comunidade de São Francisco da Escola de Judo Nuno Delgado

No dia 20 de Setembro de 2012 14:08, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:
Exmo. Srº. Sérgio Correia,  

Gostaria de requerer autorização para uma demonstração (aula publica) da escola de Judo Nuno Delgado no próximo dia 27.

O espaço seria o campo desportivo frente á escola pelas 18h30.
Igualmente, gostaria de solicitar o encerramento da via frente á escola no período das 17h30 e as 19h30 por uma questão de segurança.
Aproveito desde já para lhe endereçar o convite, a sí e ao vereador Paulo Machado para assistirem á demonstração.

Apresentação 


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

_________________________________________________________________________________

No dia 24 de Setembro de 2012 12:53, Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt> escreveu:
Exmo. Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco


Relativamente à autorização que solicita para a demonstração de Judo, o espaço em causa, de acordo com a informação já transmitida, não é propriedade da autarquia, pelo que não compete à Câmara Municipal de Alcochete autorizar a realização de qualquer atividade naquele espaço.
Sobre o encerramento do transito na estrada que separa o espaço desportivo em questão do Centro Escolar de São Francisco, às 17h30m ainda há um considerável fluxo de encarregados de educação que se dirigem ao estabelecimento para recolher os seus educandos, pelo que é contraproducente o encerramento daquela via à hora indicada.


Com os melhores cumprimentos,
Sérgio Correia
_________________________________________________________________________________

o dia 24 de Setembro de 2012 13:30, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:
Boa tarde;
A solicitação do espaço deve-se ao facto de que numa reunião conjunta no ano lectivo anterior, o município ter dado autorização para a utilização do campo para a actividade desportiva da disciplina de E.F. das AEC's...

Quanto á questão do transito, lamentamos, pois importam razões de segurança o motivo do apelo.
Obrigado pela colaboração...

O Presidente da A.P.E.E.S.F.

Orlando Verissimo Lopes Rubio 

Comunicação ao Município

No dia 20 de Setembro de 2012 13:29, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Exmo. Srº. Sérgio Correia,  

Gostaria da validar o conjunto de questões pendentes relativamente aos espaços referenciados para as actividadesconforme o debatido na reunião anterior.

Apelamos á vossa celeridade, pois já estamos com extremas dificuldades em conseguir articular com os parceiros a disponibilidade dos seus monitores e igualmente divulgar os horários finais aos pais.

Nesse sentido, reforço a necessidade da vossa autorização para podermos usar o polidesportivo entre as 15h30 e as 17h30 para as actividades do Judo.

Uma ou duas salas (consoante o volume de alunos pré-inscritos) para as actividades do CRAM, entra as 15h30 e as 17h30.

Igualmente, pretendo chamar a atenção para uma questão levantada por uma mãe, mas que de facto representa uma enorme preocupação para todos:

 No dia 14 de Setembro de 2012 15:02, Rita
Boa tarde,

Tendo estado hoje presente na apresentação dos alunos do CESF verifiquei que as janelas não têm qualquer protecção contra o sol em termos de luminosidade e calor, quer as do pré quer as do 1.o Ciclo. Questionado o Coordenador, fui informada que já tinha sido pedido a CM Alcochete a colocação de telas de proteção. A minha proposta vai no sentido de se pedir um orçamento a empresas de colocação de telas, a solução mais eficaz e  económica possível, que a troco de publicidade nas próprias telas, visível para o exterior, podem-se fazer desconto na sua aquisição e montagem. O objetivo seria depois em reunião com os encarregados de educação votar a sua aquisição com o contributo de todos/as. A forma de agilizar isto quer com a CMAlcochete como com o Agrupamento já me ultrapassa. 
--
Rita Oliveira


Ninguém contesta a mais-valia do novo Centro Escolar, mas igualmente a responsabilidade do mesmo passa pela sua manutenção correcta.
O facto de não ter a refrigeração activada (ar condicionado) nem a ventilação (circulação de ar), torna bastante difícil a presença dentro das aulas, com a agravante de que nos pisos superiores do 1º Ciclo a situação é manifestamente mais preocupante. Julgamos mesmo que a qualidade do ar deva estar aos níveis inferiores dos padrões mínimos da qualidade em questão.
Inclusive gostaríamos de poder medir a qualidade do mesmo para podermos falar com conhecimento de causa.

De forma assertiva, gostaríamos de poder validar se o município esta capacitado e atento para este problema e tendo em vista encontrar uma solução que resolva ou atenue o problema, colocamos a nossa capacidade e vontade de participar neste encontrar de solução.
Acredito que entre o universo dos pais da APEESF se encontrem profissionais capazes de participar numa solução técnica para a questão e igualmente na solução financeira para o efeito, obviamente com o vosso aval…
Torna-se urgente intervir nesta questão
 Igualmente, remeto (município e Agrupamento) o reparo de uma mãe num tema que um conjunto considerável de pais tem emitido a sua preocupação:

Caros senhores, venho por este meio expressar a minha preocupação relativamente ao modo como decorre o prolongamento do pré-escolar. Preocupa-me o elevado número de crianças para o espaço onde decorre; o facto de serem pessoas diferentes todos os dias a receber as crianças; na terça-feira acolheram as crianças do 1º ciclo e as do pré-escolar na mesma sala alegando a ausência duma funcionária; fui buscar a minha filha na terça, pelas 17.45 e as crianças estavam todas sentadas numa manta à espera dos pais, questionei a minha filha que me disse estar sentada desde que chegou do lanche. Foi-me dito que não podiam ir para o exterior porque decorriam as AECs. Hoje, 4ª feira, é vedada a entrada aos pais no espaço. Ninguém pede identificações nem sabem a quem são entregues as crianças. A minha filha hoje saiu com outra pessoa e ninguém questionou se a poderia levar. É percetível uma enorme desorganização, o que me deixa muito apreensiva.
 Coloco as seguintes questões:
 - é um espaço seguro?
- como vão resolver a questão do espaço para o número de crianças? Não é possível organizar e realizar atividades para tantas crianças numa sala nem é humano pedir a crianças tão pequenas para que estejam horas sentadas.
- quando vão informar os pais das atividades, rotinas que decorrerão nestes momentos? Quem o fará? Ninguém parece saber ou ter a responsabilidade de o fazer.
- porque nos está vedada a entrada? Identifiquem as pessoas que entram e, já agora, as que estão lá a trabalhar.
- porque não está a ser aproveitado o recreio do pré-escolar enquanto está bom tempo? Coloquem um papel no portão a informar os pais e as pessooas dirigem-se ao outro lado
Só peço que pensem nas crianças, no seu bem estar e segurança.
É necessário mais um espaço e mais pessoas...
Grata pela atenção,

Melhores Cumprimentos,
Paula Pinto Jamal

Apesar de nos parecer que a gestão bipolar ( área da Pré, Prolongamentos de horário, CAF a cargo do município e 1º Ciclo da responsabilidade do Agrupamento), tragam problemas nas zonas de “fronteira de responsabilidade” ( auxiliares, equipamentos, etc)  solicitamos uma atenção extra para que essa articulação não transponha problemas para a qualidade do serviço no âmbito das crianças.

Alertamos para o facto que existirem toldos na infra-estrutura escolar antiga, que sendo transferidos (o local esta abandonado) podem aumentar as zonas de sombra no CESF.


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Convite da Fundação Sporting

A Fundação Sporting convidou os alunos do C.E.S.F. ao abrigo da nossa parceria, para assistirem aos jogos de futebol no ESTÁDIO JOSÉ DE ALVALADE, dia 20 de setembro e dia 24 de setembro às 20horas.

Cada criança deve ser acompanhada por um adulto (pai, mãe,…)

Os interessados devem informar a APEESF até às 15horas de 20set2012 para o jogo desse dia e para o jogo do dia 24 devem informar até às 15horas do próprio dia.

Atenção estamos limitados a 40 bilhetes para cada jogo. Será por ordem de resposta para o mail da APEESF (apeesf@gmail.com )

Contacto para qualquer esclarecimento: 96 858 00 60



O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aquisição de canetas para Quadro Branco de Sala de Aula

De modo a que as aulas possam decorrer em normalidade, a APEESF adquiriu 8 packs de canetas para os quadros do 1º Ciclo.

IMPORTANTE Errata de NIB: 0018000323919996020 15

Boa tarde;
Lamentavelmente o NIB enviado estava errado (erro de copy paste).
Envio o correcto.


Relativamente á associação na APEESF ou renovação anual da mesma, informamos que podem entregar as fichas e a respectiva quota (10€) á auxiliar Elsa (porta de entrada do 1º Ciclo, ou junto das educadoras e professoras.
Caso queiram pagar por transferência bancária ( NIB: 0018 0003 23919996020 15 ) - Santander ; enviem a confirmação para o nosso email e respectiva ficha.



Obrigado

Orlando Rubio

Horários AEC's São Francisco

Horário - Clicar

Enriquecimento Curricular do 1º ciclo

domingo, 16 de setembro de 2012

Vestuário - Proposta Criativa


Na sequência de pedidos de alguns Pais e Encarregados de Educação assim como pela constatação das mais valias associadas, a APEESF  propôs a criar um vestuário escolar adaptado ao CESF.

  1. Razões sociais, pois minimiza as diferenças sócio-económicas de cada família reduzindo as comparações das roupas de marca; 
  2. Razões económicas, pois o valor investido num coordenado de uniforme é consideravelmente mais em conta do que toda a roupa gasta no dia-a-dia; 
  3. Razões práticas, deixando de haver a indecisão no que vestir todas as manhãs (problema já não só das raparigas mas também dos rapazes);
  4. Sentimento crescente de identidade, espírito de pertença/de equipa e integração na comunidade escolar em que se insere.
Todos estes aspetos influenciam positivamente o desempenho escolar e os resultados de cada criança.

Obviamente que a farda não é obrigatória, mas resolvemos colocar esta opção por diversas solicitações feitas pelos pais.
Todos estes aspetos influenciam positivamente o desempenho escolar e os resultados de cada criança.
Igualmente alertamos para o facto que a questão do vestuário pode passar apenas pelo uso de uma thirt (3.75€) e um boné (5,70€), decisão a ter por parte dos pais (para clarificar algum ruído desajustado ao tema...). Os itens são unitários...

Uma das escolas públicas em cuja direção assumiu o desafio proposto, foi a EB1 do Pedregal em Câmara de Lobos na Madeira, um dos concelhos mais carenciados do país – foi de louvar a batalha travada inicialmente pela direção, pois nem todos os pais desejavam a implementação dos uniformes e pouco tempo depois da implementação foram os próprios pais os primeiros a reconhecer os fatores positivos da mesma.
Igualmente temos uma bolsa inicial de 5% na proporção das compras para as situação mais carenciadas.
Certos do reconhecimento das mais-valias para as crianças, Pais e Encarregados de Educação, assim como para o pessoal docente e não docente do CESF, a APEESF abraçou este projeto que irá ter, certamente muitas adesões.
Partilhamos ao agrupamento porque segundo apuramos, o vestuário tanto para o pré, como para o pessoal "educativo" tem valores acima dos valores por nós apresentados.

A proposta criativa do vestuário escolar para o CESF está anexo ao presente documento, assim como uma folha com os preços de cada peça.

Na operacionalização deste projeto a empresa desloca uma equipa de 2 pessoas para localmente em dias pré-agendados (1 a 2 dias), receberem os pais nas instalações da escola permitindo-lhes que provem os tamanhos e efetuem a sua encomenda (liquidando 50%do valor).
Consoante a previsão de entrega dada, normalmente entre 3 a 4 semanas, essa equipa volta à escola para entregar as encomendas e receber os restantes 50%.
Mesmo posteriormente e sempre que houver necessidade de adquirirem algum dos artigos, poderão fazê-lo via email, sendo posteriormente entregue na Escola ou em Casa.

A APEESF diligenciará esta relação caso haja alguma dificuldade no contacto com a empresas por parte dos Pais e Encarregados de Educação.

Obviamente que sabemos que nos tempos difíceis que correm, apesar de no nosso entender esta ideia fortalece o conceito de comunidade escolar em São Francisco, existem várias famílias que não terão condições de adquirir os respectivos equipamentos. Tendo esta realidade em atenção resolvemos dar inicio a este projecto pelas seguintes razões:

Quanto mais cedo dermos inicio a este projecto, mais rapidamente poderemos começar a constituir um banco de fardas de forma a transitar de um ano para o outro para os alunos com carências deste nível. É uma forma de envolver a comunidade neste objectivo. Igualmente no inicio deste ciclo, a APEESF poderá tentar resolver algumas situação depois de identificadas ou, tendo em conta uma ideia da APEESF partilhada o ano passado com o Vereador da educação sobre a possibilidade de colocar publicidade na zona frontal de escola (pois encontra-se numa zona de passagem privilegiada) de modo a que os valores conseguidos, pudessem ser investidos em situações de ruptura por parte de algumas necessidades do universo escolar. O próprio esforço de encontrar interessados neste tipo de publicidade estaria a cargo da Associação. Infelizmente na altura o vereador não demonstrou grande abertura para o efeito.
Penso que em comum, poderemos encontrar uma solução para a questão.

Igualmente solicitamos autorização ao Agrupamento, para poder dispor de um dia (sugeri a próxima 3ª ou 4ª feira da próxima semana), no período das 08h30 ás 10h30 , das 15h00 ás 16h00 e das 17h30 'as 19h para a entidade do vestuário poder receber os país e mostrar o vestuário.


"O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FAZEMOS NO PRESENTE."

Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio