De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 25 de Setembro de 2012 22:38
Assunto: Partilha de preocupações dos Pais
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
Cc: Agrupamento <vpaealcochete@gmail.com>, Rui Massa <coordenadoreb1sfrancisco@gmail.com>
Exmo. Srº. Sérgio Correia,
Venho apenas partilhar consigo a preocupação de um conjunto considerável de pais sobre CAF e Prolongamento de horários.______________________________________________________________________________
Boa Tarde
Sou mãe de uma aluna do pré escolar, venho por este
meio manisfestar a minha preocupação, relativo aos seguintes aspetos, os
quais passo a discriminar:
- Falta de identificação das funcionárias, educadoras/animadoras, nunca sabemos com quem falamos, visto não terem nenhuma placa identificativa;
- Funcionamento do prolongamento, que atividades são efetuadas ou se estão a ser programadas;
- Falta de informação das atividades diárias quer da sala, quer do prologamento;
- Falta de comunicação entre pais/educadoras; pais/animadoras(CAF);
- Confusão na recolha das crianças durante o periodo da tarde, o qual foi aplicado horários de recolha, o que é bastante complicado cumprir os horários estipulados;
- Preocupa-me o facto das crianças do pré escolar estarem durante toda a tarde, desde o lanche dentro de uma sala com pouca ou nenhuma circulação de ar, havendo espaço exterior onde podem brincar, pois o tempo ainda o permite;
- Relativo ás batas e chapéus até ao momento ainda nada foi comunicado.
Aguardo resposta.
Atenciosamente
Marlene Fragoso
______________________________ ___________________________________________________
No dia 25 de Setembro de 2012 17:29, Ana Raimundo escreveu:
Boa tarde. Não posso deixar de manifestar, à semelhança do que outros pais têm feito, o meu desagrado pelas novas regras do CAF do CESF.
No meu ponto de vista de mãe, o novo modelo de entrega de crianças traz as seguintes desvantagens:
1 - A interdição de acesso dos pais ao interior da escola parece-me a medida mais disparatada. No ano passado, era nesse bocadinho em que entrávamos na sala do CAF, que contactávamos com as pessoas que cuidavam dos nossos filhos e que nos apercebíamos de como os nossos filhos se integravam no grupo. Também para eles era melhor, na medida em que mostravam os trabalhos, as brincadeiras, etc. No modelo atual, não há qualquer comunicação com as monitoras. A interdição poderá inclusive fazer refletir se haverá algo a esconder, ou se terão receio de que os pais façam algum reparo ao funcionamento das atividades.
2 - O facto de, a cada período, ser recolhido um grupo de 5, 10 ou mais crianças, cujos pais já se encontram à porta, poderá levar a alguma ansiedade nas restantes crianças que continuam a aguardar. Se, em vez disso, as crianças saírem ao longo da tarde, isso será encarado com mais naturalidade pelas restantes que vão ficando.
3 - Se, no limite, os pais chegarem imediatamente após o período de "abertura de portão", arriscam-se a ter que aguardar cerca de 45 minutos, entre o tempo que falta até à reabertura do portão, o tempo em que a funcionária regista todos os nomes e o tempo que demora a ir recolher todas as crianças da lista. Esta situação, uma vez mais, vai contra as recomendações do vereador da câmara, segundo o qual as crianças devem permanecer o menor tempo possível no CAF.
Conhecendo os constrangimentos sentidos pelas funcionárias nos horários de maior afluência dos pais, dada a dispersão das crianças pelo interior da escola durante o período do CAF, não seria tão mais fácil e humano permitirem a sua entrada, indicando onde se devem dirigir para irem de encontro aos filhos? Basta que haja uma funcionária da sala junto à saída que possa abrir o portão e saiba indicar aos pais em qual sala é que a criança se encontra. Penso que não é suposto as crianças passarem por todos os espaços disponíveis ao longo da tarde, podendo ser feita uma escala por grupos, onde cada grupo irá estar num determinado espaço a cada dia da semana... através dessa escala a funcionária rapidamente identificaria o local onde cada criança se encontra.
Estas são apenas algumas ideias que poderemos sugerir na reunião prometida pela Câmara para esclarecimento sobre o funcionamento do CAF. Espero que os pais não se acomodem, para bem das crianças, e pressionem a Câmara para arranjar uma solução mais eficaz para este problema. Agradeço uma vez mais à APEESF pelo seu empenho e envolvimento na resolução destes e de outros problemas que vão surgindo, naturalmente, com a abertura do CESF a 100%.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Raimundo Centenico
___________________________________________ ______________________________ _______
No dia 25 de Setembro de 2012 16:58, Rui Garcia escreveu:
Exmos. Senhores,
Relativamente ao Serviço de Prolongamento de Horário do Centro Escolar de São Francisco (CESF):
Solicito uma reformulação de HORÁRIO - PRÉ-ESCOLAR (PH) do PERÍODO DA TARDE.
Motivos:
O horário que a CMA estipulou não me é fácil de conciliar com outros horários, além de não compreender qual o seu objectivo (5 minutos a cada meia-hora);
Pelo que tenho testemunhado, quando vou buscar o meu filho, no período da tarde, a maioria dos pais e encarregados de educação não estão satisfeitos com este horário;
Já existem reclamações na CMA.
Penso que esta solicitação também se aplica ao HORÁRIO - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA (CAF).
Melhores Cumprimentos,
Rui Garcia
P.S.: Informação afixada no portão poente pela CMA:
Serviço de Prolongamento de Horário - PRÉ-ESCOLAR (PH)
> 16h00 às 19h00
15h55 às 16h00
16h25 às 16h30
16h55 às 17h00
17h25 às 17h30
17h55 às 18h00
A partir das 18h30 e até às 19h00 os pais podem vir a todo o momento.
______-________ ______________________________ ______________________________ _____
No dia 25 de Setembro de 2012 16:34, carla diogo escreveu:
Boa tarde,
Venho apenas expor a minha indignação, perante uma situação muito desagradável ocorrida na quinta-feira passada, onde me foi negada a entrega do meu filho á porta do CAF, onde estava presente o Prof Sérgio( não sei bem se é assim o nome do Sr.), que me disse que os pais teriam de acatar os horários exigidos para nos entregarem os nossos filhos e ainda mais, disse-me que se eu tocasse á campainha fora do horário respectivo a entrega do meu filho não seria efectuada, resposta qual me perturbou imenso e despultou uma tremenda discussão á porta da escola. Não se entende estas imposições, até porque sempre me foi pedido que levantasse a criança no horário de prolongamento o mais cedo possivél, afim de evitar que a criança permenecesse na escola mais horas do que já é exigido. Perante isto, não concordando, já fiz chegar por mail á CM de Alcochete que não concordo com estas normas e que não as irei respeitar, pois causa um tremendo incomodo a nível de horário e até porque teria de fazer o dobro da deslocação á escola, com isso causando gastos de combustivél e tempo perdido. Além do mais expliquei também que tenho outro emprego e que o horário não me permite tanta espera e o Sr. respondeu-me que sendo assim haveria sempre a possibilidade do meu filho ficar sentado na sala á minha espera e não participar das actividades do CAF, afim de evitar qu as mesmas não sejam interrompidas por uma funcionária a ir buscar o meu filho para me ser entregue.
È de lamentar as coisas que tive de ouvir incluindo que eu era a unica queixosa e na realidade não é isso que se verifica. Apenas queria deixar aqui o meu desagrado com toda esta situação que espero que não se prolongue por muito mais tempo.
Cumprimentos
Carla Diogo
___________________________________________ ______________________________ _______
De: Ana Costa
Data: 25 de Setembro de 2012 13:11
Assunto: Complemento de Apoio a Família Pré-escolar
Para: apeesf@gmail.com
Boa Tarde,
Ontem aconteceu o impensável, quando o meu marido foi buscar o meu filho ao “CAF” dentro do horário estipulado pelos serviços. Recusaram a entrega do meu filho alegando que já passava da hora. O meu marido teve que chamar a GNR para que lhe fosse entregue o filho!
Dois pontos que acho importantes:
1. Esta situação de horários para o pré-escolar é abominável, estamos a falar de crianças não de uma repartição pública, onde “incomoda” estar sempre a ser interrompido para ir abrir a porta. O próprio vereador Paulo Machado pediu aos pais para limitarem o tempo dos seus filhos no CAF ao estritamente necessário e obviamente que mal tenham disponibilidade para os irem buscar o façam. Existe falta de pessoal? Peçam sugestões, façam uma reunião, ponham cabides no corredor (como em tantas outras escolas!), etc.
2. Mantendo este sistema de horários de entrega, será que as pessoas responsáveis pelo CAF, acham razoável que por um atraso de 1 minuto (5 que sejam) temos que esperar 30m para termos o nosso filho? Alguns de nós e as próprias crianças têm compromissos (médicos, etc.) e atividades a que temos que atender, já para não falar no direito de estar o máximo de tempo com o meu filho fora do horário do pré-escolar.
Para finalizar, o que se passou ontem foi muito desagradável, com pessoas a faltarem à verdade e a esquecerem-se que estamos a falar de crianças. Hoje o meu marido pediu o livro de reclamações na Câmara Municipal e desta maneira comunico a vocês o sucedido.
- Falta de identificação das funcionárias, educadoras/animadoras, nunca sabemos com quem falamos, visto não terem nenhuma placa identificativa;
- Funcionamento do prolongamento, que atividades são efetuadas ou se estão a ser programadas;
- Falta de informação das atividades diárias quer da sala, quer do prologamento;
- Falta de comunicação entre pais/educadoras; pais/animadoras(CAF);
- Confusão na recolha das crianças durante o periodo da tarde, o qual foi aplicado horários de recolha, o que é bastante complicado cumprir os horários estipulados;
- Preocupa-me o facto das crianças do pré escolar estarem durante toda a tarde, desde o lanche dentro de uma sala com pouca ou nenhuma circulação de ar, havendo espaço exterior onde podem brincar, pois o tempo ainda o permite;
- Relativo ás batas e chapéus até ao momento ainda nada foi comunicado.
Aguardo resposta.
Atenciosamente
Marlene Fragoso
______________________________
No dia 25 de Setembro de 2012 17:29, Ana Raimundo escreveu:
Boa tarde. Não posso deixar de manifestar, à semelhança do que outros pais têm feito, o meu desagrado pelas novas regras do CAF do CESF.
No meu ponto de vista de mãe, o novo modelo de entrega de crianças traz as seguintes desvantagens:
1 - A interdição de acesso dos pais ao interior da escola parece-me a medida mais disparatada. No ano passado, era nesse bocadinho em que entrávamos na sala do CAF, que contactávamos com as pessoas que cuidavam dos nossos filhos e que nos apercebíamos de como os nossos filhos se integravam no grupo. Também para eles era melhor, na medida em que mostravam os trabalhos, as brincadeiras, etc. No modelo atual, não há qualquer comunicação com as monitoras. A interdição poderá inclusive fazer refletir se haverá algo a esconder, ou se terão receio de que os pais façam algum reparo ao funcionamento das atividades.
2 - O facto de, a cada período, ser recolhido um grupo de 5, 10 ou mais crianças, cujos pais já se encontram à porta, poderá levar a alguma ansiedade nas restantes crianças que continuam a aguardar. Se, em vez disso, as crianças saírem ao longo da tarde, isso será encarado com mais naturalidade pelas restantes que vão ficando.
3 - Se, no limite, os pais chegarem imediatamente após o período de "abertura de portão", arriscam-se a ter que aguardar cerca de 45 minutos, entre o tempo que falta até à reabertura do portão, o tempo em que a funcionária regista todos os nomes e o tempo que demora a ir recolher todas as crianças da lista. Esta situação, uma vez mais, vai contra as recomendações do vereador da câmara, segundo o qual as crianças devem permanecer o menor tempo possível no CAF.
Conhecendo os constrangimentos sentidos pelas funcionárias nos horários de maior afluência dos pais, dada a dispersão das crianças pelo interior da escola durante o período do CAF, não seria tão mais fácil e humano permitirem a sua entrada, indicando onde se devem dirigir para irem de encontro aos filhos? Basta que haja uma funcionária da sala junto à saída que possa abrir o portão e saiba indicar aos pais em qual sala é que a criança se encontra. Penso que não é suposto as crianças passarem por todos os espaços disponíveis ao longo da tarde, podendo ser feita uma escala por grupos, onde cada grupo irá estar num determinado espaço a cada dia da semana... através dessa escala a funcionária rapidamente identificaria o local onde cada criança se encontra.
Estas são apenas algumas ideias que poderemos sugerir na reunião prometida pela Câmara para esclarecimento sobre o funcionamento do CAF. Espero que os pais não se acomodem, para bem das crianças, e pressionem a Câmara para arranjar uma solução mais eficaz para este problema. Agradeço uma vez mais à APEESF pelo seu empenho e envolvimento na resolução destes e de outros problemas que vão surgindo, naturalmente, com a abertura do CESF a 100%.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Raimundo Centenico
___________________________________________
No dia 25 de Setembro de 2012 16:58, Rui Garcia escreveu:
Exmos. Senhores,
Relativamente ao Serviço de Prolongamento de Horário do Centro Escolar de São Francisco (CESF):
Solicito uma reformulação de HORÁRIO - PRÉ-ESCOLAR (PH) do PERÍODO DA TARDE.
Motivos:
O horário que a CMA estipulou não me é fácil de conciliar com outros horários, além de não compreender qual o seu objectivo (5 minutos a cada meia-hora);
Pelo que tenho testemunhado, quando vou buscar o meu filho, no período da tarde, a maioria dos pais e encarregados de educação não estão satisfeitos com este horário;
Já existem reclamações na CMA.
Penso que esta solicitação também se aplica ao HORÁRIO - COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA (CAF).
Melhores Cumprimentos,
Rui Garcia
P.S.: Informação afixada no portão poente pela CMA:
Serviço de Prolongamento de Horário - PRÉ-ESCOLAR (PH)
> 16h00 às 19h00
15h55 às 16h00
16h25 às 16h30
16h55 às 17h00
17h25 às 17h30
17h55 às 18h00
A partir das 18h30 e até às 19h00 os pais podem vir a todo o momento.
______-________
No dia 25 de Setembro de 2012 16:34, carla diogo escreveu:
Boa tarde,
Venho apenas expor a minha indignação, perante uma situação muito desagradável ocorrida na quinta-feira passada, onde me foi negada a entrega do meu filho á porta do CAF, onde estava presente o Prof Sérgio( não sei bem se é assim o nome do Sr.), que me disse que os pais teriam de acatar os horários exigidos para nos entregarem os nossos filhos e ainda mais, disse-me que se eu tocasse á campainha fora do horário respectivo a entrega do meu filho não seria efectuada, resposta qual me perturbou imenso e despultou uma tremenda discussão á porta da escola. Não se entende estas imposições, até porque sempre me foi pedido que levantasse a criança no horário de prolongamento o mais cedo possivél, afim de evitar que a criança permenecesse na escola mais horas do que já é exigido. Perante isto, não concordando, já fiz chegar por mail á CM de Alcochete que não concordo com estas normas e que não as irei respeitar, pois causa um tremendo incomodo a nível de horário e até porque teria de fazer o dobro da deslocação á escola, com isso causando gastos de combustivél e tempo perdido. Além do mais expliquei também que tenho outro emprego e que o horário não me permite tanta espera e o Sr. respondeu-me que sendo assim haveria sempre a possibilidade do meu filho ficar sentado na sala á minha espera e não participar das actividades do CAF, afim de evitar qu as mesmas não sejam interrompidas por uma funcionária a ir buscar o meu filho para me ser entregue.
È de lamentar as coisas que tive de ouvir incluindo que eu era a unica queixosa e na realidade não é isso que se verifica. Apenas queria deixar aqui o meu desagrado com toda esta situação que espero que não se prolongue por muito mais tempo.
Cumprimentos
Carla Diogo
___________________________________________
De: Ana Costa
Data: 25 de Setembro de 2012 13:11
Assunto: Complemento de Apoio a Família Pré-escolar
Para: apeesf@gmail.com
Boa Tarde,
Ontem aconteceu o impensável, quando o meu marido foi buscar o meu filho ao “CAF” dentro do horário estipulado pelos serviços. Recusaram a entrega do meu filho alegando que já passava da hora. O meu marido teve que chamar a GNR para que lhe fosse entregue o filho!
Dois pontos que acho importantes:
1. Esta situação de horários para o pré-escolar é abominável, estamos a falar de crianças não de uma repartição pública, onde “incomoda” estar sempre a ser interrompido para ir abrir a porta. O próprio vereador Paulo Machado pediu aos pais para limitarem o tempo dos seus filhos no CAF ao estritamente necessário e obviamente que mal tenham disponibilidade para os irem buscar o façam. Existe falta de pessoal? Peçam sugestões, façam uma reunião, ponham cabides no corredor (como em tantas outras escolas!), etc.
2. Mantendo este sistema de horários de entrega, será que as pessoas responsáveis pelo CAF, acham razoável que por um atraso de 1 minuto (5 que sejam) temos que esperar 30m para termos o nosso filho? Alguns de nós e as próprias crianças têm compromissos (médicos, etc.) e atividades a que temos que atender, já para não falar no direito de estar o máximo de tempo com o meu filho fora do horário do pré-escolar.
Para finalizar, o que se passou ontem foi muito desagradável, com pessoas a faltarem à verdade e a esquecerem-se que estamos a falar de crianças. Hoje o meu marido pediu o livro de reclamações na Câmara Municipal e desta maneira comunico a vocês o sucedido.
Para finalizar, o que se passou ontem foi muito desagradável, com pessoas a faltarem à verdade e a esquecerem-se que estamos a falar de crianças. Hoje o meu marido pediu o livro de reclamações na Câmara Municipal e desta maneira comunico a vocês o sucedido.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Rita Costa
_____________________________________________
No dia 25 de Setembro de 2012 16:58, Cátia Almeida escreveu:
Boa tarde,
Venho desta forma, na qualidade de mãe e encarregada de educação, mostrar a minha solidariedade com o apelo desta mãe, pois partilho da mesma opinião. Tanto para mim como para o pai, é sempre uma preocupação para chegarmos dentro do tal horário,
Com os melhores Cumprimentos,
Cátia Sofia Almeida
_______________
No dia 26 de Setembro de 2012 11:44, Carmen Oliveira escreveu:
Boa dia. Também sou mãe de um menino que frequenta o pré-escolar e o CAF e
partilho das mesmas preocupações destes pais. Venho também mostrar o meu
desagrado em relação ao funcionamento do CAF, principalmente quando vou
buscar o meu filho e nem sequer posso entrar dentro das instalações o que
me deixa um bocado apreensiva. Uma vez que isto não acontece não tenho
oportunidade de conhecer as pessoas que estao parte do dia com o meu filho,
logo não existe qualquer relação entre monitoras e família, nem sei as
actividades que fazem durante aquele período. É o segundo ano que o meu
filho frequenta o pré-escolar, e por isso tenho alguns pontos de referência
e convem salientar que nunca houve qualquer tipo de problema o ano letivo
passado, pelo contrário sempre fui muito bem recebida e era
naquele bocadinho de tempo que tinha conhecimento do que as crianças
faziam, elas próprias nos mostravam os trabalhos e a sala com orgulho. Não
percebo, também, porque se havia falta de pessoal retiraram a monitora
Tânia que já conhecia o funcionamento do CAF , as crianças e os pais.
Também não concordo com o sistema de horários de entrega das crianças, uma
vez que nem sempre é possível ir buscá-las no horário estipulado, pois
podem haver compromissos noutros locais a serem cumpridos ou até mesmo uma
urgência. Peço para que pensem numa alternativa mais eficaz, que vá de
encontro às solicitações dos pais para que o ano letivo corra sem mais
problemas.
______________________________________________________________________________Com os melhores cumprimentos.
Carmen Oliveira
Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração
O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
Sem comentários:
Enviar um comentário