quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Comunicação ao Município

No dia 20 de Setembro de 2012 13:29, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Exmo. Srº. Sérgio Correia,  

Gostaria da validar o conjunto de questões pendentes relativamente aos espaços referenciados para as actividadesconforme o debatido na reunião anterior.

Apelamos á vossa celeridade, pois já estamos com extremas dificuldades em conseguir articular com os parceiros a disponibilidade dos seus monitores e igualmente divulgar os horários finais aos pais.

Nesse sentido, reforço a necessidade da vossa autorização para podermos usar o polidesportivo entre as 15h30 e as 17h30 para as actividades do Judo.

Uma ou duas salas (consoante o volume de alunos pré-inscritos) para as actividades do CRAM, entra as 15h30 e as 17h30.

Igualmente, pretendo chamar a atenção para uma questão levantada por uma mãe, mas que de facto representa uma enorme preocupação para todos:

 No dia 14 de Setembro de 2012 15:02, Rita
Boa tarde,

Tendo estado hoje presente na apresentação dos alunos do CESF verifiquei que as janelas não têm qualquer protecção contra o sol em termos de luminosidade e calor, quer as do pré quer as do 1.o Ciclo. Questionado o Coordenador, fui informada que já tinha sido pedido a CM Alcochete a colocação de telas de proteção. A minha proposta vai no sentido de se pedir um orçamento a empresas de colocação de telas, a solução mais eficaz e  económica possível, que a troco de publicidade nas próprias telas, visível para o exterior, podem-se fazer desconto na sua aquisição e montagem. O objetivo seria depois em reunião com os encarregados de educação votar a sua aquisição com o contributo de todos/as. A forma de agilizar isto quer com a CMAlcochete como com o Agrupamento já me ultrapassa. 
--
Rita Oliveira


Ninguém contesta a mais-valia do novo Centro Escolar, mas igualmente a responsabilidade do mesmo passa pela sua manutenção correcta.
O facto de não ter a refrigeração activada (ar condicionado) nem a ventilação (circulação de ar), torna bastante difícil a presença dentro das aulas, com a agravante de que nos pisos superiores do 1º Ciclo a situação é manifestamente mais preocupante. Julgamos mesmo que a qualidade do ar deva estar aos níveis inferiores dos padrões mínimos da qualidade em questão.
Inclusive gostaríamos de poder medir a qualidade do mesmo para podermos falar com conhecimento de causa.

De forma assertiva, gostaríamos de poder validar se o município esta capacitado e atento para este problema e tendo em vista encontrar uma solução que resolva ou atenue o problema, colocamos a nossa capacidade e vontade de participar neste encontrar de solução.
Acredito que entre o universo dos pais da APEESF se encontrem profissionais capazes de participar numa solução técnica para a questão e igualmente na solução financeira para o efeito, obviamente com o vosso aval…
Torna-se urgente intervir nesta questão
 Igualmente, remeto (município e Agrupamento) o reparo de uma mãe num tema que um conjunto considerável de pais tem emitido a sua preocupação:

Caros senhores, venho por este meio expressar a minha preocupação relativamente ao modo como decorre o prolongamento do pré-escolar. Preocupa-me o elevado número de crianças para o espaço onde decorre; o facto de serem pessoas diferentes todos os dias a receber as crianças; na terça-feira acolheram as crianças do 1º ciclo e as do pré-escolar na mesma sala alegando a ausência duma funcionária; fui buscar a minha filha na terça, pelas 17.45 e as crianças estavam todas sentadas numa manta à espera dos pais, questionei a minha filha que me disse estar sentada desde que chegou do lanche. Foi-me dito que não podiam ir para o exterior porque decorriam as AECs. Hoje, 4ª feira, é vedada a entrada aos pais no espaço. Ninguém pede identificações nem sabem a quem são entregues as crianças. A minha filha hoje saiu com outra pessoa e ninguém questionou se a poderia levar. É percetível uma enorme desorganização, o que me deixa muito apreensiva.
 Coloco as seguintes questões:
 - é um espaço seguro?
- como vão resolver a questão do espaço para o número de crianças? Não é possível organizar e realizar atividades para tantas crianças numa sala nem é humano pedir a crianças tão pequenas para que estejam horas sentadas.
- quando vão informar os pais das atividades, rotinas que decorrerão nestes momentos? Quem o fará? Ninguém parece saber ou ter a responsabilidade de o fazer.
- porque nos está vedada a entrada? Identifiquem as pessoas que entram e, já agora, as que estão lá a trabalhar.
- porque não está a ser aproveitado o recreio do pré-escolar enquanto está bom tempo? Coloquem um papel no portão a informar os pais e as pessooas dirigem-se ao outro lado
Só peço que pensem nas crianças, no seu bem estar e segurança.
É necessário mais um espaço e mais pessoas...
Grata pela atenção,

Melhores Cumprimentos,
Paula Pinto Jamal

Apesar de nos parecer que a gestão bipolar ( área da Pré, Prolongamentos de horário, CAF a cargo do município e 1º Ciclo da responsabilidade do Agrupamento), tragam problemas nas zonas de “fronteira de responsabilidade” ( auxiliares, equipamentos, etc)  solicitamos uma atenção extra para que essa articulação não transponha problemas para a qualidade do serviço no âmbito das crianças.

Alertamos para o facto que existirem toldos na infra-estrutura escolar antiga, que sendo transferidos (o local esta abandonado) podem aumentar as zonas de sombra no CESF.


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Este vosso mail chegou na altura certa.

    Hoje mesmo, enviei uma carta/pedido à professora da minha filha, a Profª Maria da Luz, que está a leccionar o 1º J5 (sala no 1º andar) para tentarmos arranjar uma solução provisória para a questão da falta de protecção contra o sol, mais precisamente forrar as janelas com papel para, pelo menos, as crianças não apanharem sol directo.

    A minha filha está sentada precisamente junto à janela e tem estado a assistir às aulas de boné! No mínimo é caricato, para não dizer surreal. Já para não falar no aspecto nocivo para a saúde dela!

    Espero que a Câmara seja célere a reunir com a APEESF e que mostre vontade em soluccionar todas estas questões.

    Obrigada pelo vosso emprenho.

    Melhores cumprimentos

    Angela Azevedo

    ResponderEliminar