segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vestuário


Na sequência de pedidos de alguns Pais e Encarregados de Educação assim como pela constatação das mais valias associadas, a APEESF estabeleceu contacto com a empresa EUROFARDAS que se propôs a criar um vestuário escolar adaptado ao CESF.

A Eurofardas tem sensibilizado desde o ano passado a direção de algumas escolas públicas para as vantagens na adoção de um uniforme, por mais simples que seja, com os seguintes motivos corroborados pela APEESF:

  1. Razões sociais, pois minimiza as diferenças sócio-económicas de cada família reduzindo as comparações das roupas de marca; 
  2. Razões económicas, pois o valor investido num coordenado de uniforme é consideravelmente mais em conta do que toda a roupa gasta no dia-a-dia; 
  3. Razões práticas, deixando de haver a indecisão no que vestir todas as manhãs (problema já não só das raparigas mas também dos rapazes);
  4. Sentimento crescente de identidade, espírito de pertença/de equipa e integração na comunidade escolar em que se insere.

Todos estes aspetos influenciam positivamente o desempenho escolar e os resultados de cada criança.

Uma das escolas públicas em cuja direção assumiu o desafio proposto, foi a EB1 do Pedregal em Câmara de Lobos na Madeira, um dos concelhos mais carenciados do país – foi de louvar a batalha travada inicialmente pela direção, pois nem todos os pais desejavam a implementação dos uniformes e pouco tempo depois da implementação foram os próprios pais os primeiros a reconhecer os fatores positivos da mesma.
Nesta altura a Eurofardas já fornece vestuário escolar para cerca de 5 escolas públicas e, à semelhança do centro escolar de S. Francisco, muitas outras escolas estão a arrancar este ano letivo com este projeto.

Certos do reconhecimento das mais-valias para as crianças, Pais e Encarregados de Educação, assim como para o pessoal docente e não docente do CESF, a APEESF abraçou este projeto que irá ter, certamente muitas adesões.

A proposta criativa do vestuário escolar para o CESF está anexo ao presente documento, assim como uma folha com os preços de cada peça.

Na operacionalização deste projeto a empresa desloca uma equipa de 2 pessoas para localmente em dias pré-agendados (1 a 2 dias), receberem os pais nas instalações da escola permitindo-lhes que provem os tamanhos e efetuem a sua encomenda (liquidando 50%do valor).
Consoante a previsão de entrega dada, normalmente entre 3 a 4 semanas, essa equipa volta à escola para entregar as encomendas e receber os restantes 50%.
Mesmo posteriormente e sempre que houver necessidade de adquirirem algum dos artigos, poderão fazê-lo via email, sendo posteriormente entregue na Escola ou em Casa.

A APEESF diligenciará esta relação caso haja alguma dificuldade no contacto com a EUROFARDAS por parte dos Pais e Encarregados de Educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário