terça-feira, 25 de setembro de 2012

Respostas do Municipio


No dia 20 de Setembro de 2012 13:29, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Exmo. Srº. Sérgio Correia,  

Gostaria da validar o conjunto de questões pendentes relativamente aos espaços referenciados para as actividadesconforme o debatido na reunião anterior.

Apelamos á vossa celeridade, pois já estamos com extremas dificuldades em conseguir articular com os parceiros a disponibilidade dos seus monitores e igualmente divulgar os horários finais aos pais.

Nesse sentido, reforço a necessidade da vossa autorização para podermos usar o polidesportivo entre as 15h30 e as 17h30 para as actividades do Judo.

Uma ou duas salas (consoante o volume de alunos pré-inscritos) para as actividades do CRAM, entra as 15h30 e as 17h30.

Igualmente, pretendo chamar a atenção para uma questão levantada por uma mãe, mas que de facto representa uma enorme preocupação para todos:

 No dia 14 de Setembro de 2012 15:02, Rita 
Boa tarde,

Tendo estado hoje presente na apresentação dos alunos do CESF verifiquei que as janelas não têm qualquer protecção contra o sol em termos de luminosidade e calor, quer as do pré quer as do 1.o Ciclo. Questionado o Coordenador, fui informada que já tinha sido pedido a CM Alcochete a colocação de telas de proteção. A minha proposta vai no sentido de se pedir um orçamento a empresas de colocação de telas, a solução mais eficaz e  económica possível, que a troco de publicidade nas próprias telas, visível para o exterior, podem-se fazer desconto na sua aquisição e montagem. O objetivo seria depois em reunião com os encarregados de educação votar a sua aquisição com o contributo de todos/as. A forma de agilizar isto quer com a CMAlcochete como com o Agrupamento já me ultrapassa. 
--
Rita Oliveira
Ninguém contesta a mais-valia do novo Centro Escolar, mas igualmente a responsabilidade do mesmo passa pela sua manutenção correcta.
O facto de não ter a refrigeração activada (ar condicionado) nem a ventilação (circulação de ar), torna bastante difícil a presença dentro das aulas, com a agravante de que nos pisos superiores do 1º Ciclo a situação é manifestamente mais preocupante. Julgamos mesmo que a qualidade do ar deva estar aos níveis inferiores dos padrões mínimos da qualidade em questão.
Inclusive gostaríamos de poder medir a qualidade do mesmo para podermos falar com conhecimento de causa.

De forma assertiva, gostaríamos de poder validar se o município esta capacitado e atento para este problema e tendo em vista encontrar uma solução que resolva ou atenue o problema, colocamos a nossa capacidade e vontade de participar neste encontrar de solução.
Acredito que entre o universo dos pais da APEESF se encontrem profissionais capazes de participar numa solução técnica para a questão e igualmente na solução financeira para o efeito, obviamente com o vosso aval…
Torna-se urgente intervir nesta questão
 Igualmente, remeto (município e Agrupamento) o reparo de uma mãe num tema que um conjunto considerável de pais tem emitido a sua preocupação:

Caros senhores, venho por este meio expressar a minha preocupação relativamente ao modo como decorre o prolongamento do pré-escolar. Preocupa-me o elevado número de crianças para o espaço onde decorre; o facto de serem pessoas diferentes todos os dias a receber as crianças; na terça-feira acolheram as crianças do 1º ciclo e as do pré-escolar na mesma sala alegando a ausência duma funcionária; fui buscar a minha filha na terça, pelas 17.45 e as crianças estavam todas sentadas numa manta à espera dos pais, questionei a minha filha que me disse estar sentada desde que chegou do lanche. Foi-me dito que não podiam ir para o exterior porque decorriam as AECs. Hoje, 4ª feira, é vedada a entrada aos pais no espaço. Ninguém pede identificações nem sabem a quem são entregues as crianças. A minha filha hoje saiu com outra pessoa e ninguém questionou se a poderia levar. É percetível uma enorme desorganização, o que me deixa muito apreensiva.
 Coloco as seguintes questões:
 - é um espaço seguro?
- como vão resolver a questão do espaço para o número de crianças? Não é possível organizar e realizar atividades para tantas crianças numa sala nem é humano pedir a crianças tão pequenas para que estejam horas sentadas.
- quando vão informar os pais das atividades, rotinas que decorrerão nestes momentos? Quem o fará? Ninguém parece saber ou ter a responsabilidade de o fazer.
- porque nos está vedada a entrada? Identifiquem as pessoas que entram e, já agora, as que estão lá a trabalhar.
- porque não está a ser aproveitado o recreio do pré-escolar enquanto está bom tempo? Coloquem um papel no portão a informar os pais e as pessooas dirigem-se ao outro lado
Só peço que pensem nas crianças, no seu bem estar e segurança.
É necessário mais um espaço e mais pessoas...
Grata pela atenção,

Melhores Cumprimentos,
Paula Pinto Jamal

Apesar de nos parecer que a gestão bipolar ( área da Pré, Prolongamentos de horário, CAF a cargo do município e 1º Ciclo da responsabilidade do Agrupamento), tragam problemas nas zonas de “fronteira de responsabilidade” ( auxiliares, equipamentos, etc)  solicitamos uma atenção extra para que essa articulação não transponha problemas para a qualidade do serviço no âmbito das crianças.

Alertamos para o facto que existirem toldos na infra-estrutura escolar antiga, que sendo transferidos (o local esta abandonado) podem aumentar as zonas de sombra no CESF.


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
:______________________________________________________________________
No dia 24 de Setembro de 2012 13:50, Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt> escreveu:

Exmo. Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco

Na presente data ainda não é possível pronunciarmo-nos sobre a disponibilização do espaço requerido para a realização das sessões de Judo. Temos tido um número elevado de novas inscrições no serviço de Complemento de Horário do pré-escolar e do 1º ciclo, pelo que tal implica a criação de novos grupos, com a consequente readequação das atividades e afetação de espaços. Desta forma, peço-vos que aguardem mais alguns dias para que possamos dar-vos uma resposta definitiva.
Relativamente à questão da disponibilização das duas salas de aula, tal deve ser sujeito à celebração de protocolo entre a autarquia, o CRAM e a vossa associação de pais, no qual sejam definidas, para além de outras questões, a matéria da limpeza dos espaços e o acompanhamento às crianças (nomeadamente nas entradas e saídas das sessões).
No que concerne à questão do calor que se tem verificado nas salas de aula, tal já foi identificado pelo coordenador de estabelecimento e encontram-se os serviços do município empenhados em resolver/atenuar esses efeitos a curto prazo.
Por último, relativamente às questões sobre as atividades da Componente de Apoio à Família, estas já foram identificadas e já foram tomadas medidas para melhorar a qualidade do serviço prestado. Os pais e encarregados de educação têm sido informados das medidas em causa e posso adiantar que muito brevemente serão realizadas reuniões com os mesmos visando esclarecer eventuais dúvidas.


Com os melhores cumprimentos,
Sérgio Correia


MUNICÍPIO  DE  ALCOCHETE  -  Câmara  Municipal  -  Divisão  de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde
Largo de S. João  2894-001 Alcochete - Tel: 21 234 86 00 - Fax: 21 234 86 90 - N.I.P.C.: 506 788 490


No dia 25 de Setembro de 2012 14:09, Associação de Pais <apeesf@gmail.com> escreveu:

Exmo. Srº. Sérgio Correia, 

Julgamos que tinham acautelado devidamente o inicio do ano escolar relativamente ao CAF e Prolongamentos de horário, pois ao decidirem continuar a gestão destas actividades, subentendemos que teriam a organização dos mesmos prontos atempadamente.
Foi nesse sentido que iniciamos a meio do ano lectivo anterior  conversações convosco para poder-mos ter no inicio deste ano escolar as opções prontas atempadamente para as famílias poderem decidir em tempo justo as actividades...

Apelamos ao vosso bom senso para o facto de termos em primeiro lugar os E. Educação no "limbo" quanto a estas escolhas, as entidades parceiras que irão dinamizar as respectivas actividades bloqueadas e com cada vez maior dificuldade em indicar monitores paras as mesmas...
Peço-lhe que agilize as vossas respostas tendo em conta estas premissas...

Quanto á celebração do protocolo, conforme indicamos na ultima reunião conjunta, apenas aguardamos da vossa parte a vontade para operacionalizar o mesmo ( o mais cedo possível para não criarmos impacto negativo na efectivação das actividades).
Já previamente indicamos que como não deveria deixar de ser, nos responsabilizamos pela higiene e acompanhamento das crianças (em articulação com as auxiliares do Agrupamento). Aliás, já o ano passado participamos com todo o gosto em soluções no campo da limpeza, aquando dos problemas surgidos por falta de produtos.
Apelo á vossa celeridade neste processo... 

Agradeço o vosso olhar para a questão do calor excessivo nas salas de aula e gostaria que nos facultassem os valores da leitura dos valores da qualidade do ar nas mesmas.

Quanto aos problemas evocados pelos pais e encarregados de educação (nomeadamente ontem com a chamada da GNR para alguma crispação na porta do CAF) esperamos que as questões sejam ultrapassadas para o bem e tranquilidade das actividades dos miudos


Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio
________________________________________________________________________

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Associação de Pais <apeesf@gmail.com>
Data: 25 de Setembro de 2012 15:48
Assunto: Re: Comunicação ao Município
Para: Sérgio Manuel Correia <smcorreia@cm-alcochete.pt>
Cc: Agrupamento <vpaealcochete@gmail.com>, Rui Massa <coordenadoreb1sfrancisco@gmail.com>

Exmo. Srº. Sérgio Correia, 
Venho apenas partilhar consigo a preocupação desta mãe (um de muitos comentários que nos foram passados), no sentido de apelar ao bom senso do município na articulação desta actividade. 

De: Ana Costa
Data: 25 de Setembro de 2012 13:11
Assunto: Complemento de Apoio a Família Pré-escolar
Para: apeesf@gmail.com
Boa Tarde,

Ontem aconteceu o impensável, quando o meu marido foi buscar o meu filho ao “CAF” dentro do horário estipulado pelos serviços. Recusaram a entrega do meu filho alegando que já passava da hora. O meu marido teve que chamar a GNR para que lhe fosse entregue o filho!
Dois pontos que acho importantes:
1.       Esta situação de horários para o pré-escolar é abominável, estamos a falar de crianças não de uma repartição pública, onde “incomoda” estar sempre a ser interrompido para ir abrir a porta. O próprio vereador Paulo Machado pediu aos pais para limitarem o tempo dos seus filhos no CAF ao estritamente necessário e obviamente que mal tenham disponibilidade para os irem buscar o façam. Existe falta de pessoal? Peçam sugestões, façam uma reunião, ponham cabides no corredor (como em tantas outras escolas!), etc.
2.       Mantendo este sistema de horários de entrega, será que as pessoas responsáveis pelo CAF, acham razoável que por um atraso de 1 minuto (5 que sejam) temos que esperar 30m para termos o nosso filho? Alguns de nós e as próprias crianças têm compromissos (médicos, etc.) e atividades a que temos que atender, já para não falar no direito de estar o máximo de tempo com o meu filho fora do horário do pré-escolar.
 Para finalizar, o que se passou ontem foi muito desagradável, com pessoas a faltarem à verdade e a esquecerem-se que estamos a falar de crianças. Hoje o meu marido pediu o livro de reclamações na Câmara Municipal e desta maneira comunico a vocês o sucedido.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Rita Costa

Em virtude da vossa decisão de dinamizador destas actividades, pedimos que tenham em linha de conta as preocupações dos pais.
A APEESF disponibiliza-se para quaisquer ajuda no encontrar de uma solução assertiva para este tema. 
Disponham.

Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

Sem comentários:

Enviar um comentário