domingo, 16 de setembro de 2012

Vestuário - Proposta Criativa


Na sequência de pedidos de alguns Pais e Encarregados de Educação assim como pela constatação das mais valias associadas, a APEESF  propôs a criar um vestuário escolar adaptado ao CESF.

  1. Razões sociais, pois minimiza as diferenças sócio-económicas de cada família reduzindo as comparações das roupas de marca; 
  2. Razões económicas, pois o valor investido num coordenado de uniforme é consideravelmente mais em conta do que toda a roupa gasta no dia-a-dia; 
  3. Razões práticas, deixando de haver a indecisão no que vestir todas as manhãs (problema já não só das raparigas mas também dos rapazes);
  4. Sentimento crescente de identidade, espírito de pertença/de equipa e integração na comunidade escolar em que se insere.
Todos estes aspetos influenciam positivamente o desempenho escolar e os resultados de cada criança.

Obviamente que a farda não é obrigatória, mas resolvemos colocar esta opção por diversas solicitações feitas pelos pais.
Todos estes aspetos influenciam positivamente o desempenho escolar e os resultados de cada criança.
Igualmente alertamos para o facto que a questão do vestuário pode passar apenas pelo uso de uma thirt (3.75€) e um boné (5,70€), decisão a ter por parte dos pais (para clarificar algum ruído desajustado ao tema...). Os itens são unitários...

Uma das escolas públicas em cuja direção assumiu o desafio proposto, foi a EB1 do Pedregal em Câmara de Lobos na Madeira, um dos concelhos mais carenciados do país – foi de louvar a batalha travada inicialmente pela direção, pois nem todos os pais desejavam a implementação dos uniformes e pouco tempo depois da implementação foram os próprios pais os primeiros a reconhecer os fatores positivos da mesma.
Igualmente temos uma bolsa inicial de 5% na proporção das compras para as situação mais carenciadas.
Certos do reconhecimento das mais-valias para as crianças, Pais e Encarregados de Educação, assim como para o pessoal docente e não docente do CESF, a APEESF abraçou este projeto que irá ter, certamente muitas adesões.
Partilhamos ao agrupamento porque segundo apuramos, o vestuário tanto para o pré, como para o pessoal "educativo" tem valores acima dos valores por nós apresentados.

A proposta criativa do vestuário escolar para o CESF está anexo ao presente documento, assim como uma folha com os preços de cada peça.

Na operacionalização deste projeto a empresa desloca uma equipa de 2 pessoas para localmente em dias pré-agendados (1 a 2 dias), receberem os pais nas instalações da escola permitindo-lhes que provem os tamanhos e efetuem a sua encomenda (liquidando 50%do valor).
Consoante a previsão de entrega dada, normalmente entre 3 a 4 semanas, essa equipa volta à escola para entregar as encomendas e receber os restantes 50%.
Mesmo posteriormente e sempre que houver necessidade de adquirirem algum dos artigos, poderão fazê-lo via email, sendo posteriormente entregue na Escola ou em Casa.

A APEESF diligenciará esta relação caso haja alguma dificuldade no contacto com a empresas por parte dos Pais e Encarregados de Educação.

Obviamente que sabemos que nos tempos difíceis que correm, apesar de no nosso entender esta ideia fortalece o conceito de comunidade escolar em São Francisco, existem várias famílias que não terão condições de adquirir os respectivos equipamentos. Tendo esta realidade em atenção resolvemos dar inicio a este projecto pelas seguintes razões:

Quanto mais cedo dermos inicio a este projecto, mais rapidamente poderemos começar a constituir um banco de fardas de forma a transitar de um ano para o outro para os alunos com carências deste nível. É uma forma de envolver a comunidade neste objectivo. Igualmente no inicio deste ciclo, a APEESF poderá tentar resolver algumas situação depois de identificadas ou, tendo em conta uma ideia da APEESF partilhada o ano passado com o Vereador da educação sobre a possibilidade de colocar publicidade na zona frontal de escola (pois encontra-se numa zona de passagem privilegiada) de modo a que os valores conseguidos, pudessem ser investidos em situações de ruptura por parte de algumas necessidades do universo escolar. O próprio esforço de encontrar interessados neste tipo de publicidade estaria a cargo da Associação. Infelizmente na altura o vereador não demonstrou grande abertura para o efeito.
Penso que em comum, poderemos encontrar uma solução para a questão.

Igualmente solicitamos autorização ao Agrupamento, para poder dispor de um dia (sugeri a próxima 3ª ou 4ª feira da próxima semana), no período das 08h30 ás 10h30 , das 15h00 ás 16h00 e das 17h30 'as 19h para a entidade do vestuário poder receber os país e mostrar o vestuário.


"O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FAZEMOS NO PRESENTE."

Agradecendo a atenção dispensada esperamos a Vossa especial colaboração

O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

Sem comentários:

Enviar um comentário