sábado, 8 de setembro de 2012

Projecto para a crianças do Centro Escolar de São Francisco



A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Jardim de Infância e Escola do 1º Ciclo de São Francisco, Alcochete – A.P.E.E.S.F.- existe oficialmente desde 27 de Fevereiro de 1997 (data em que foram publicados os seus Estatutos em Diário da República III série-).

Pretendemos ser uma Associação atenta aos problemas, activa e actuante no que for necessário, actuando junto dos Órgãos de Gestão da Escola e instituições com responsabilidades no tema, tendo sempre como objectivo principal, tornar a vida quotidiana dos nossos Educandos, no espaço escolar, mais fácil e agradável.

É nosso firme propósito contribuir para que os Pais e Encarregados de Educação de São Francisco participem mais activamente na vida da Escola. A participação não é só um direito, mas acima de tudo um dever cívico a que os Pais não devem renunciar. Dever e direito esse que é de todos e não apenas de alguns. Cabe-nos também a nós, Pais e Encarregados de Educação, tomar as iniciativas que forem consideradas convenientes, no sentido de tornar a nossa Escola cada vez mais atraente, onde os nossos filhos se sintam felizes, adquiram os conhecimentos indispensáveis ao seu desenvolvimento integral e obtenham os níveis de formação académica a que se propõem.

Queremos fazer parte dos pais que estão atentos e se preocupam em acompanhar os seus Filhos, no seu percurso escolar.

Estamos enfrentando uma combinação de mudanças paradigmáticas que podem ser mais poderosas do que qualquer coisa que o mundo tenha visto antes.
 As possibilidades, tanto para a ruptura como para a vida criativa são enormes” 
Carl  Rogers

 No momento actual, no mundo em que vivemos, estamos observando uma série de mudanças em todos os campos da sociedade, o que nos leva, também, a mudanças paradigmáticas, responsáveis por uma nova abordagem na classificação e interpretação dos factos.

As rupturas nas situações já estabelecidas, vão sendo inevitáveis, muito embora, sejam, em alguns casos, desconfortáveis e dolorosas. Inaugura-se, um novo tempo, com novas possibilidades, novas propostas. 

 A educação faz parte deste tecido social, e sua participação no contexto da Sociedade é de grande relevância, não só pela formação dos indivíduos que actuam nesta sociedade, mas, e principalmente, pelo potencial criativo que ao homem está destinado no seu próprio processo de desenvolvimento.  

Como a educação mantém estreita relação com a sociedade, para a formação desse projecto, há que se repensar numa educação que atenda ao novo momento em que vivemos.
Na nossa sociedade, em qualquer segmento, em quase todas as Instituições ouvimos falar de “crise”, advindas da situação que estamos a viver, em virtude de novos valores e princípios que vão sendo estabelecidos.

Poderíamos entender a crise como um período de transição, em todas as áreas, na busca de novos modelos paradigmáticos. Durante esta transição ou após  “as crises” cumpre-se, quase como um ritual,  reinventar tudo: a razão, o Estado, a ciência, a técnica, a política, a arte e a educação

Com o objectivo de dar resposta á necessidade de um apoio aos país no período que decorem após as actividades lectivas e ainda a ocupação de tempos livres

Tendo em conta a família que trabalha em horário completo, que enfrenta todos os dias as longas filas de trânsito até chegar a casa, que por mais que queira não consegue chegar a tempo e horas de ir buscar os filhos à escola, nem de acompanhá-los da forma que deseja e idealizou.
Este tipo de família, crescente na nossa sociedade, confronta-se com inúmeros problemas, verdadeiras crises para a estabilidade familiar. 
Quem irá buscar as crianças à escola? Quem as ajudará nos trabalhos de casa e a estudar para os testes? Quem assistirá às reuniões com os professores? Quem ficará com as crianças nos longos meses das férias escolares?
Perguntas difíceis com respostas complexas. 
Não é fácil encontrar soluções, sobretudo eficazes, à medida de cada família e do seu poder económico. Gerir o tempo profissional e o tempo dedicado à família é um equilíbrio frágil e perigoso na sociedade actual. E quando os pratos desta “balança” não estão equilibrados, os pais sentem um desconforto e uma mágoa, culpabilizando-se por não assistirem de perto ao crescimento dos seus filhos.
Neste cenário de dúvidas e inquietações da família a Escola ganha um papel decisivo. Organizou-se de forma a responder eficazmente às necessidades. 
Identificou-se no passado “a importância de continuar a adaptar os tempos de permanência dos alunos na escola às necessidades das famílias e simultaneamente de garantir que os tempos de permanência na escola são pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens associadas à aquisição das competências básicas”. 
Há um alargamento do horário escolar das crianças do 1º Ciclo (até às 17.30) preenchido pelas actividades de enriquecimento curricular, tais como actividades de apoio ao estudo; ensino do Inglês e de outras línguas estrangeiras, actividade física e desportiva; ensino da música e de outras expressões artísticas.
Mas ainda temos as horas que antecedem e precedem este horário escolar e as interrupções lectivas. O que fazer?

O abandono escolar, o insucesso na aprendizagem, os problemas comportamentais e sociais serão seguramente algumas das consequências, demasiado pesadas para a nossa sociedade. Deste ponto surge a necessidade de estruturar um projecto que vá de encontro as estas premissas.

A APEESF efectuou uma parceria com a a ABC KID’s com o objectivo de criar actividades que promovam o desenvolvimento e sucesso educativo de cada criança.
Em articulação operacional  entre a APEESF , o Centro Escolar e a sua coordenação e recursos e a ABC KID’s , iremos criar um ambiente físico e psicológico  calmo, agradável para uma educação de qualidade.
Manter um estreito relacionamento com a família, a escola e a comunidade, numa perspectiva de parceria, partilha de responsabilidades e aproveitamento de todos os recursos do meio, procurando acima de tudo a interdisciplinaridade no processo do projecto educativo.

A sala Abc Kids, através do estudo acompanhado proporciona ao seu filho a possibilidade de efetuar as tarefas escolares, ao mesmo tempo que é motivado, através de várias atividades diárias, a desenvolver as suas capacidades físicas, psicológicas e sociais .Sempre com a ajuda de  profissionais especializado, encontrará neste espaço um ambiente acolhedor e seguro, que o ajudará acrescer!!!!

08H – RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS
09H – ENTREGA DAS CRIANÇAS NO CENTRO ESCOLAR
17H – RECOLHA DAS CRIANÇAS NO CENTRO ESCOLAR
19h30 – ENTREGA  DAS CRIANÇAS  AOS  E. EDUCAÇÃO

ESTA PARCERIA VISA  ARTICULAR  OS RECURSOS DO CENTRO ESCOLAR  DE SÃO FRANCISCO, DAS ACTIVIDADES EXTRA CURRICULARES ( AEC’s ) E DO CENTRO ABC  KID’s.
PROCURAMOS  ENCONTRAR  UM MODELO QUE CONSIGA OFERECER  UM MANIFESTO  ENRIQUECIMENTO  ÁS CRIANÇAS NO PERIODO  ESCOLAR, E DE FORMA INTELIGENTE  E COM PLENA SEGURANÇA  ARTICULAR  A LOGISTICA  NECESSÁRIA  PARA ESTE FIM.
O OBJECTIVO FINAL FOI CONSEGUIR  UM VALOR   FINANCEIRO  PARA ESTE  SERVIÇO ( Associados APEESF ) QUE VÁ DE ENCONTRO  Á SITUAÇÃO  COMPLICADA  DAS  FAMILIAS. 

"O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FAZEMOS NO PRESENTE."






O Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio 




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